O "Big Three" de Houston

Muito antes da união entre Kevin Garnett, Ray Allen e Paul Pierce em Boston e de  Chris Bosh, Dwayne Wade e Lebron James em Miami já se falava em um Big Three formado por uma equipe na NBA.

Em 1996, o Houston Rockets juntou três superastros para tentar recuperar o título perdido na temporada anterior para o Chicago Bulls. Foi quando Charles Barkley se juntou aos já “anelados” Clyde Drexler e Hakeem Olajuwon e era a grande chance do controverso craque conquistar o seu sonhado campeonato, mas não foi bem assim.


O "big three" Drexler, Olajuwon e Barkley


Depois de vencer o título da NBA por duas vezes seguidas, o Houston Rockets acreditou que mantendo seu elenco para a temporada seguinte conseguiria repetir o sucesso, mas não foi suficiente. O time alcançou a quinta posição na Conferência Oeste com um retrospecto de 48-34. Apesar de vencer um esfacelado Los Angeles Lakers na primeira rodada dos playoffs o time de Drexler, Kenny Smith, Robert Horry e Olajuwon foi varrido pelo Seattle Supersonics de Shaw Kemp e Gary Payton na fase seguinte.

Parecia ser o fim da era Drexler em Houston, o jogador estava com 34 anos e já vinha tendo problemas físicos e uma redução drástica em suas estatísticas. Foi então que o GM do Rockets resolveu que era hora de trazer uma nova estrela para o time e trocou Smith, Horry, Sam Cassel e Mark Bryant por nada mais nada menos que Charles Barkley, power forward do Phoenix Suns. Era o inicio do super trio em Houston.

O Houston Rockets esperava que a fome de título de Barkley pudesse ser o ingrediente que faltava a já vitoriosa equipe que parecia agora acomodada com os títulos recém-conquistados. A idade dos ídolos preocupava os torcedores já que Drexler tinha 34 enquanto Olajuwon e Barkley tinham 33. O futuro era agora e rápido.

Houston uniu três jogadores que, somados, tinham até então: 2 MVP, 30 All-Star Game, 26 All-NBA Team, 2 DPOY, 8 Defensive Team, mas também 100 anos.

Logo na estreia de Barkley com camisa #4 do Rockets as esperanças foram gigantescas pois o ala-pivô fez 20 pontos e pegou incríveis 33 rebotes na vitória sobre o Philadelphia 76ers. Drexler teve 22 pontos e 10 assistências e Olajuwon teve 24 pontos.

Na primeira temporada juntos, os números foram excelentes como sempre. Olajuwon cravou 23,2 pontos, 9,2 rebotes e 2,2 blocks; Barkley adicionou seus 19,2 pontos e 13,5 rebotes enquanto Drexler fez seus 18 pontos, 6 rebotes e 5,7 assistências (melhor marca do time).

O time formado por Matt Maloney, Drexler, Mario Elie, Barkley e Olajuwon conseguiu 57-25 e a terceira posição do Oeste. O Rockets conseguiu o objetivo que era vencer o Supersonics na Semifinal da Conferência, mas na Final o time encontrou outro adversário muito forte, o Utah Jazz de Karl Malone e John Stockton e foi derrotado em seis jogos.

Na temporada seguinte, as lesões resolveram enterrar o time do Rockets. Ainda sim o time se classificou em oitavo com 41-41. E enfrentaria o seu algoz Utah Jazz. Mas sem contar com Barkley nos dois últimos jogos o time sucumbiu em cinco jogos. Era o fim da carreira de Drexler que abandonou o basquete no fim daquela temporada.

Com o locaute a temporada 1999 seria reduzida a apenas 50 jogos. E o Rockets não quis ficar sem um Big Three e conseguiu um desgastado Scottie Pippen que vinha de um tricampeonato com o Chicago Bulls. Com 33 anos, Pippen queria demonstrar que poderia vencer sem Michael Jordan.


Barkley, Olajuwon e Pippen. O "Big Three" 2.0


Mas a passagem de Pippen em Houston pode ser considerada um fracasso apesar das médias e dos prêmios. Barkley pegou 12,2 rebotes e foi o segundo no quesito na liga, Olajuwon foi nomeado para o All-NBA Third Team enquanto Pippen foi para o All-Defense 1st Team. O time foi derrotado pelo Los Angeles Lakers nos playoffs com um show de Shaquille O’Neal sobre Olajuwon.

Seria o fim do Big Three 2.0 no Rockets, ao fim da temporada Pippen foi trocado para o Portland Trail Blazers. Com isso, o time teve que ser reformulado e ficou fora dos playoffs em 2000. Após esse fracasso foi a vez de Charles Barkley se aposentar. E antes do inicio da temporada 2001-02, Hakeem Olajuwon foi trocado para o Toronto Raptors terminando uma era em Houston.

Os dois Big Three de Houston foram formados por jogadores velhos que não precisam mostrar muita coisa para serem considerados lendas no esporte. Já tinham passado de seu auge e tentavam apenas objetivos pessoais, mas a união deles movimentou bastante a NBA.

Comentários