Camisas Aposentadas: #34 Hakeem Olajuwon

O maior jogador da história do Houston Rockets vestia a camisa #34 e fez praticamente toda sua carreira na cidade e se chama Hakeem Olajuwon. “The Dream” como era conhecido foi o MVP da Final nos dois títulos da NBA conquistados pelo Rockets em 94 e 95.

thedream2

O jogador nascido em Lagos na Nigéria veio para Houston em 1980 para jogar basquete na Universidade de Houston.  Pelo Cougars, conseguiu dois vice-campeonatos na NCAA. Suas grandes atuações fizeram ele ser a primeira escolha do Draft de 1984 a frente de Michael Jordan, Charles Barkley e John Stockton.

O impacto de Olajuwon no Rockets foi imediato, o time passou de 29-53 em 1984 para 48-34 no ano seguinte. Conseguindo 19 vitórias a mais de uma temporada para outra. Junto com Ralph Sampson formou a dupla chamada “Torres Gêmeas”.

Com 23 anos em sua segunda temporada na NBA, Hakeem ajudou a equipe a chegar à Final pela segunda vez na história. Uma derrota em seis jogos para o poderoso Boston Celtics adiou o tão sonhado anel.

Até 1994, Olajuwon já era consagrado, mas então fez a sua grande temporada naquele ano. Foi o primeiro jogador a vencer o prêmio de MVP da temporada regular, Defensor do Ano e ainda vencer o MVP das Finais. O Rockets fez uma campanha arrasadora e venceu o New York Knicks em sete jogos. Vingando a derrota na NCAA de 1984 sobre Patrick Ewing.

No ano seguinte, o Rockets trouxe Clyde Drexler para ajudar o time a vencer o seu segundo título. O ex-companheiro de Cougars de Olajuwon foi a peça que faltava para o time engrenar novamente e mesmo se classificando em sexto, Houston venceu todos adversários até varrer o Orlando Magic na Final.

Depois dos dois títulos, o Rockets montou time recheados de estrelas para dar mais um título para Hakeem, mas não conseguiu. Vestiram a camisa de Houston os membros do Dream Team, Charles Barkley e Scott Pippen, mas sem trazer efeito.

Em 2001, após 17 temporadas com o Houston Rockets, Hakeem Olajuwon foi trocado para o Toronto Raptors onde encerrou sua carreira. Hoje, Olajuwon tem a sua camisa #34 pendurada no Toyota Center além de vários prêmios guardados em sua casa.

PRÊMIOS:

2 - Campeão (94 e 95)

2 - MVP das Finais (94 e 95)

1 - MVP (94)

12 – All Star (1985-90, 92-97)

2 – Defensor do Ano (93 e 94)

3 – Líder em Blocks (90, 91 e 93)

12 – All-NBA Team ( 6 First / 3 Second / 3 Third)

Comentários