Camisas Aposentadas: #24 Moses Malone

Quando Moses Malone chegou ao Houston Rockets em 1976 ele tinha apenas 21 anos. Depois de jogar pela ABA antes da união com a NBA que foi chamada de Merger. A história de Malone é engraçada.

images

Com a junção, sua ex-equipe o Spirits of Saint Louis não entrou na NBA e por isso ele teve que entrar no draft. O Portland Trail Blazers o escolheu como a quinta escolha do draft de expansão, mas ele não chegou a jogar e foi trocado para o Bufalo Braves onde atuou apenas dois jogos e logo foi mandado para o Rockets por duas escolhas de primeira rodada.

Com Malone o Rockets conseguiu o seu primeiro título de divisão em 1977 com um recorde 49-33 (Nove vitórias a mais que o ano anterior, sem Moses). Mas o Rockets parou na final da Conferência Leste contra o Philadelphia 76ers de Julius Erving.

No ano seguinte, Malone sofreu uma fratura por stress no pé direito e perdeu 23 jogos e o Rockets voltou a ser um time perdedor. Mesmo assim, Moses foi escolhido para o seu primeiro All-Star Game naquele ano.

houstonrockets_moses_malone_157

No fim da temporada, ele resolveu trocar o seu número da camisa. Passou do #21 para o #24. E isso parece ter mudado toda sua carreira.

Em 1979, Moses Malone foi escolhido como MVP da temporada regular com médias de 24,9 pontos por jogo e incríveis 17,6 rebotes. Mesmo assim seu Rockets ficou nas semifinais de Conferência contra o Atlanta Hawks.

Nos anos seguintes, o Houston Rockets seguiu sendo liderado pelo pivô Moses Malone. Na temporada 80-81 ele ajudou o time a chegar a sua primeira final de NBA, mas perderam para o Boston Celtics em seis jogos.

Em 1982, Malone conseguiu o seu segundo prêmio de MVP da temporada com médias de 31,3 pontos e 14,5 rebotes por partida. E o Rockets novamente perdeu nas semifinais para o Seattle Supersonics.

No fim da temporada, o Rockets estava buscando reestruturar seu elenco e fez uma sign and trade com o Malone e o mandou para o Philadelphia 76ers onde o jogador conquistaria o seu único título em 1983.

Em seis temporadas com o Rockets, Malone conseguiu dois MVPs, cinco All-Star, 4 All-NBA Team e um All-NBA Defensive Second Team. É até hoje o quinto maior pontuador da franquia, terceiro em rebotes e terceiro em blocks. Atuou em 509 partidas (incluindo playoffs) com médias de 22,9 pontos e 14,27 rebotes por jogo.

Sua camisa #24 está pendurada no topo do Toyota Center em Houston.

Comentários