O que o Rockets pode aprender com a derrota?

Patrick+Beverley+Houston+Rockets+v+Oklahoma+a1SBubRgtYVl


A derrota do Rockets para o Thunder no primeiro jogo era esperada, como é esperada a eliminação após quatro ou cinco jogos na série. Mas a diferença de pontos entre as duas equipes foi demais.


Antes das duas equipes rechearem a quadra de reservas, o Thunder vencia por 33 pontos após uma linda bola de três do veterano Derek Fisher. Depois no garbage time, os reservas do Rockets descontaram a diferença para 29.


Após a partida o discurso foi que o Rockets teria aprendido a lição. A equipe é muito jovem e inexperiente em playoffs. E todo aquele blá blá blá tradicional dos jogadores e comissão técnica após uma derrota.


Mas o que podemos tirar como lição do primeiro jogo?


A primeira coisa a ser percebida foi a importância de Patrick Beverley no jogo da equipe. Ele atuou ao lado de Jeremy Lin e liderou a equipe em uma corrida de 13-2 que fez com que a equipe empatasse o jogo ainda no segundo quarto.


Ele deu mais movimentação defensiva ao time buscando sempre interceptações e apertando os armadores do Thunder sempre que podia. Além de colaborar na armação da equipe já que Lin estava sentindo o peso do jogo.


Outra coisa a ser notada foi que Greg Smith não tem condições de ser o ala-pivô titular da equipe. Por vários momentos durante o jogo ele pareceu perdido e não conseguiu nem marcar o garrafão do Thunder (Ibaka e Perkins) nem ser uma opção ofensiva. Ainda terminou com um retrospecto de -34 pontos.


Se McHale insistir nessa formação com Smith e Asik contra Ibaka e Perkins, o Rockets não vai conseguir roubar nenhuma partida do Thunder.


Escalações alternativas devem ser usadas buscando surpreender o Thunder. Uma boa escolha poderia ser utilizar Beverley junto do Lin empurrando Harden para a posição 3 e Parsons como PF.


A escalação de Parsons como PF poderia forçar a abertura do garrafão adversário fazendo com que Ibaka marque longe da cesta onde sua defesa fica mais vulnerável. Ou então o Thunder teria que jogar o small ball também com a entrada de Martin ou Fisher no lugar de um dos pivôs.


O problema principal desse tipo de jogo é aprender a defender sem Asik em quadra. Smith já comprovou não ser bom o bastante nem para ser o PF titular nem para ser o reserva do turco.


No jogo 1, quando Asik sentou para descansar no segundo quarto, o Rockets perdeu o jogo quando Ibaka resolveu e teve liberdade para dominar o jogo tanto no ataque quanto na defesa.


Comentários