O que você faria se fosse Dwight Howard?

Será se essa cena vai acontecer na próxima temporada ou será mais uma montagem tosca?


Todo mundo quer morar em Los Angeles, principalmente um esportista que é extremamente conhecido na sua modalidade. A cidade tem um gigantesco mercado que transforma instantaneamente ídolos em heróis nacionais, um clima perfeito e também é fácil de encontrar estrelas dos cinemas nos lugares badalados. Por alguém sairia de lá?

O pivô Dwight Howard está pensando seriamente em sair do Los Angeles Lakers e aportar no Texas para jogar pelo Houston Rockets com a estrela ascendente James Harden. Os mais tradicionais especialistas em NBA dizem que essa possibilidade é absurda, já que seria mais fácil ser campeão em LA do que em qualquer outro lugar que possa receber o seu salário. Será?

O elenco do Lakers está envelhecido e apesar de ter ficado na frente do Rockets nessa temporada não sabe como estará na próxima. Kobe Bryant e sua lesão no tendão calcâneo ficarão de fora de toda a preparação além de, possivelmente, do começo da temporada e mesmo a sua volta parece estar recheada de dúvidas.

Pau Gasol está precisando de um tempo de recuperação e passará por um tratamento revolucionário para curar seus problemas de joelhos. Com isso, ele deve perder alguns meses de treinamento que poderão fazer toda a diferença. Além deles, Steve Nash terá 40 anos e até o Metta World Peace sente o peso dos anos em suas costas.

Por outro lado, o Rockets foi o time mais jovem da NBA com uma média de 23,7 anos. E em Houston ele teria vários bons jogadores compondo seu elenco de apoio. Jeremy Lin, Omer Asik e Chandler Parsons poderiam complementar a dupla de estrelas, Harden e Howard. Com a presença defensiva e marcante do pivô, o Rockets poderia obter a peça que faltava para que o time brigue por títulos nos próximos anos.

O sistema de jogo do Rockets também encaixa bem com o pivô. Ao receber a bola no garrafão, Howard sempre atrai marcação dupla, o que deixaria alguém livre no perímetro para arremessar de três, ponto forte do time de Houston.

A opinião pública pesa um pouco na decisão de Howard que teme ser visto como um inimigo de Los Angeles caso decida sair da cidade. Além disso, o dinheiro será uma parte importante da escolha do pivô.

Caso fique no Lakers, ele poderia assinar um contrato de U$ 117,9M por cinco anos. No Rockets, o máximo que poderia receber seria U$87,8M por quatro anos. A diferença de 30 milhões de dólares parece ser muito decisiva para Howard. Ocorre que os sistemas de impostos da Califórnia e do Texas são diferentes o que reduziria a perda para “apenas” U$ 25,3M por um ano de contrato, um déficit significativo.

Ocorre que no fim desses quatro anos com o Rockets, Dwight Howard teria apenas 31 anos e ainda estaria no auge de suas forças, portanto, plenamente capaz de assinar um novo contrato máximo que cubra totalmente essa diferença. Dinheiro não será tudo para o pivô.


Após brigar por muitos anos em Orlando tentando montar um bom elenco para conquistar um título, Howard agora deve pensar muito bem e escolher a equipe que lhe dará mais condições de ser campeão.

Caso passe cinco anos em Los Angeles e não seja campeão, os 117 milhões de seu contrato serão cobrados como tal e novamente, a opinião pública ficará contra o pivô. O que não deverá ocorrer em Houston.

Por razões comerciais, Howard sofrerá o ódio de todos os californianos amantes do Lakers caso resolva mudar para Houston, mas se formos pensar apenas nas razões ligadas ao basquete não devemos nos espantar se Dwight vestir a camiseta vermelha do Rockets na próxima temporada.

Comentários