Porque contratar Dwight Howard?

Será se essa cena vai acontecer na próxima temporada ou será mais uma montagem tosca?

Desde a offseason passada o Rockets vem se esforçando para contar com um dos principais jogadores da NBA na atualidade, trata-se de Dwight Howard. Mas a questão é: Por quê essa obsessão em tê-lo?



Tudo começou no dia 11 de Julho de 2012, quando Kyle Lowry foi mandado pra Toronto em troca de Gary Forbes e uma futura escolha de 1ª rodada e Marcus Camby enviado ao Knicks em troca de alguns jogadores que servem no máximo para compor elenco e duas escolhas de segunda rodada. Daí surgiu a grande perseguição com um único objetivo: Trazer o Superman pra Houston.

Mas não bastava se encher de picks e jogadores meia-boca para oferecer ao Orlando Magic (time de D12 na época), também era necessário ter um time que fizesse Dwight querer vir pra cá e continuar, pois ele seria Free Agent ao fim da temporada seguinte (agora), e seria disputado a tapa por todas aquelas equipes que estivessem em condição de absorver seu contrato de altas cifras. No dia 17 de Julho, o Rockets anunciou a contratação do fenômeno Jeremy Lin, que teve uma aparição meteórica no New York Knicks, atraindo para si os olhos da NBA e também do mundo, três dias depois, em uma troca tripla com Boston Celtics e Portland Trail Blazers, Courtney Lee e seu salário de aproximadamente $21 milhões por 4 temporadas foram embora de Houston.

Entretanto, ainda era necessário que tivéssemos um elenco melhor, o Rockets estava carente de uma estrela desde a aposentadoria precoce do jogador asiático de maior sucesso na NBA, o gigante Yao Ming, e estava disposto a mudar isso, reformando-se por completo durante a offseason, Ömer Asik chegou ao time com um contrato de $25 milhões por 3 temporadas, algo que era dito por muitos como loucura, mas deu certo, Asik evoluiu estrondosamente na temporada de 2012-13, passando de um role player no Chicago Bulls para uma peça importante no elenco do Houston Rockets. Até aí estava normal, processo de Rebuild acontecendo, com o intuito de ter um pacote atraente para oferecer pelo melhor pivô do mundo na atualidade.

Até que, pouquíssimos dias antes da temporada começar, uma troca bombástica aconteceu, o Oklahoma City Thunder teve de optar por renovar o contrato com um de seus pilares, Serge Ibaka, um dos melhores bloqueadores da liga, ou James Harden, melhor sexto homem em 2011-12. O Ala-Pivô foi o escolhido para ter seu contrato renovado, e, como não haveria como oferecer um contrato de cifras altas (que Harden merecia), o time de Oklahoma City resolveu trocá-lo, antes que ele saísse ao fim da temporada em troca de nada. Como não haviam conseguido Dwight Howard, o Rockets enviou um belo pacote para o campeão do Oeste, o rookie Jeremy Lamb, o Ala-armador Kevin Martin, duas picks de primeira rodada e 1 de segunda e em troca recebeu a estrela que faltava no time, o Ala-Armador James Harden, e ainda recebeu mais alguns jogadores, digamos... inúteis. Seria esta a segunda versão de uma dupla composta por um asiático e um negro? Isso cativaria os torcedores? Faria lembrar os tempos de T-Mac e Yao Ming? Talvez...

harden e lin

Mas quem pensa que o time do Texas desistiu de ter o pivô Dwight Howard (que acabou indo pra Los Angeles em uma troca que envolveu o Lakers, o Denver Nuggets, o Orlando Magic e o Philadelphia 76ers), estava redondamente enganado, com a Trade Deadline se aproximando, e o super esquadrão do Lakers, composto por Steve Nash, Kobe Bryant, Metta World Peace, Pau Gasol e Dwight Howard, que era fortíssimo candidato ao título, não embalar, mas pelo contrário, afundar cada vez mais, a chama da esperança reapareceu no coração do Rockets, que negociou com o Kings Cole Aldrich, Patrick Patterson e uma quantia em dinheiro, em troca de Francisco Garcia, Thomas Robinson e Tyler Honeycutt, no mesmo dia, Marcus Morris foi trocado com o Phoenix Suns em troca de uma escolha de segunda rodada no draft de 2013.

Agora, nesta offseason, os rumores crescem cada dia mais a medida que vamos nos aproximando do Draft (nesta quinta-feira 27/06) e Free Agency, e com a dispensa de alguns jogadores, o Houston Rockets vai atrás novamente de Dwight Howard, que estaria conversando com um jogador da equipe (Leia-se Chandler Parsons) sobre a possibilidade de vir jogar no alvi-rubro mais querido da NBA.

Mas depois dessa introdução um tanto quanto longa (parabenizo-te se ainda está lendo!), vamos entender porque Dwight Howard é tão cobiçado nos Rockets.

Primeiramente, ele é hoje, o melhor pivô da liga, muito forte, tem grande impacto tanto na tábua defensiva, como na tábua ofensiva, consegue tomar conta de um garrafão jogando sozinho, veja o Orlando Magic quando ele jogava lá, praticamente sozinho perto da cesta, era o foco de todas as defesas, quando não conseguia resolver (lembrem-se, cavar falta não, pois D12 é um excelente cobrador de lances livres, né?), voltava a bola no perímetro, em que os demais jogadores estavam abertos, prontos para matar uma bola de três, e ele teria a possibilidade de reencontrar isso no Rockets, jogando ao lado de Jeremy Lin, James Harden, Chandler Parsons, Donatas Motiejunas, Terrence Jones entre outros. Então vocês me perguntam, e o Ömer Asik?

NBA: Houston Rockets-Media Day

Respondo-vos, Asik é um bom pivô e demonstrou isso esta temporada que se encerrou na semana passada, porém, usá-lo como ala-pivô ao lado de Howard não seria uma boa ideia, pois eles precisariam dividir a área pintada, onde o ideal para atuar com ele em quadra seria tendo bastante espaço, com um PF com um chute de média e longa distância no mínimo razoáveis, qualidades que não enxergo em Asik, que poderia ser usado como backup de Howard, entrando para realizar o trabalho sujo no garrafão enquanto o Super Homem descansa, ou ser negociado, lembrem-se, ele ganhará mais de $14 milhões em 2014-15, e tudo isso para um jogador que passaria a ter o status de reserva é algo que eu não recomendaria a equipe nenhuma.

Não se esqueçam de Thomas Robinson, o rookie selecionado pelo Sacramento Kings na quinta posição no Draft de 2012 não é essa coca-cola toda não, mas tem seu valor, um jogador que faça 5 pontos e 5 rebotes de média em pouco mais de quinze minutos em quadra, tendo 22 anos e sendo calouro, pode evoluir ainda (e bastante!).

O Rockets com D12 é um time candidato ao título?

Acredito que seja! Se D12 praticamente sozinho conseguiu alçar voos altos com o Orlando Magic, porque não conseguiria no Rockets tendo uma equipe bem melhor trabalhando com ele?

Comentários