Camisas Aposentadas: #45 Rudy Tomjanovic

Rudy_Tomjanovich

Se Hakeem Olajuwon é, até hoje, a grande estrela da história do Houston Rockets, apenas um outro nome pode ser equiparado a ele na história da franquia e este nome é Rudy Tomjanovich.



Tom não será lembrado como um jogador que levou seu time a grande conquistas, apesar de ter jogador uma Final de NBA em sua última tempora, mas sua fidelidade ao Rockets deve ser lembrada por todos em Houston. Foram 11 anos como jogador, dois como “olheiro”, oito como assistente e 12 como técnico principal. Ao todo foram 33 anos dedicados ao Houston Rockets e como bônus, Rudy era o treinador do time nos dois títulos da franquia.

Rudy T 2

Rudy foi a segunda escolha do Draft de 1970 assumindo a camisa #45 na última temporada do Rockets em San Diego. Foi um bom ala-pivô durante 11 anos se tornando o terceiro maior pontuador da história da franquia, atrás apenas de Olajuwon e Calvin Murphy.

Durante sua carreira foi escolhido por cinco vezes para o All-Star Game (1974-77 e 1979). Suas médias também foram boas encerrando a carreira com 17,4 pontos e 8,1 rebotes em seus 768 jogos com a camisa #45.

Rudy T

Uma das coisas por que Tomjanovich será lembrado foi quando levou um soco do Laker, Kermitt Washington, em 1977. O golpe o levou a sofrer múltiplas fraturas na face e ficar de fora das quadras por mais de cinco meses. O episódio até virou um livro de John Feinstein.

images

Depois da derrota para o Boston Celtics nas Finais de 1981, Rudy resolveu abandonar sua carreira como jogador. E logo depois convidado pelo Rockets para ser scout da equipe e em 1983 virou assistente técnico.

No começo de 1992 ele foi nomeado técnico interino após a demissão de Don Chaney. O que seria um cargo provisório passou a permanente depois da boa campanha na temporada que levou a equipe aos playoffs.

NBA CHAMPIONSHIPS

Rudy T. que era o que tinha escrito em sua camisa durante seus tempos de jogador foi o grande comandante da equipe nos dois títulos do Rockets em 1994 e 1995. Ao criar um esquema de jogo que favorecesse o estilo de Olajuwon e rechear a equipe com bons arremessadores foi crucial para o primeiro título da franquia.

Em 1995, ele soube mudar o estilo quando a equipe adicionou Clyde Drexler ao time. Com um infiltrador comandando o ataque, Rudy soube fazer com que Olajuwon aproveitasse isso e somasse ainda mais atributos a sua equipe.

Uma frase sua ficou famosa dentro do basquete quando a equipe conquistou o título em 1995. “Nunca subestime o coração de campeão” foi o que ele disse, pois o time do Rockets caiu bastante de produção na temporada regular e todos passaram a desacreditar da equipe que deu a volta por cima e conquistou seu segundo campeonato consecutivo.

Rudy T 3

Rudy ainda treinou a equipe em mais oito temporadas, conseguindo fazer mais uma final de Conferência em 1997, mas foi derrotado pelo Utah Jazz. E  nas suas últimas quatro temporadas não conseguiu levar a equipe aos playoffs.

Ao final da temporada 2002/03 ele deixou a equipe após ser diagnosticado com um câncer de bexiga. Rudy ainda voltou a ser treinador por 49 jogos pelo Los Angeles Lakers, mas pediu demissão por exaustão física e mental e abandonou sua carreira.

Foram 990 partidas no banco do Rockets alcançando 554 vitórias e dois títulos pelo Houston Rockets.

Sua camisa #45 está no alto do Toyota Center para todo mundo ver o homem que dedicou toda uma vida ao Houston Rockets.

Comentários