Passando a tocha

A estréia é sempre muito aguardada e valorizada. Quem nunca ficou com aquela sensação de frio na barriga antes da primeira vez? Quem nunca quis entrar com o pé direito antes de entrar em campo?

Pois bem, quando fui convidado pra ser redator do blog fiquei com essa sensação e na expectativa do primeiro post. Pensei bastante sobre a pauta que poderia utilizar e não me vinha nada na cabeça. Na iminência do Dwight Howard vir pra H-Town e se juntar aos Rockets me veio uma ideia bem interessante sobre uma pauta e com a concretização da negociação eu tinha o meu post de estréia.



No entusiasmo pela transação, comentei com o pessoal do Grupo do Rockets no Facebook sobre o post. Iria fazer um paralelo dos pivôs dominantes que envergaram a tradicional camisa do Rockets e que poderá ter em Dwight Howard um futuro membro desta lista e o jogador tem todas as chances para isso, só depende dele . Neste rol temos nomes como Elvin Hayes, Moses Malone, Ralph Sampson, Hakeem Olajuwon e Yao Ming. Tradição é tradição e poucos times podem se gabar de ter tido tantos pivôs dominantes.

Qual foi minha surpresa quando vi que tiveram essa sacada antes de mim. Pois é, o site Espn.com.br publicou uma matéria com essa mesma ideia do meu post de estréia. Pensem naquela garota linda do colégio que você tava caidinho, após meses de cortejo ela finalmente aceita sair contigo. No dia tão esperado você se arruma, dá um tapa no visual, passa o perfume e quando pega a chave do carro pra sair fica sabendo que terá que ficar em casa cuidando do irmão caçula porque sua mãe foi visitar a tia Odete lá no interior. Aí você tenta remarcar com a gatinha, ela fica magoada e te dá um chápeu com o Arnaldinho. Frustrante, não?! Meu Arnaldinho foi o Antônio Strini, autor da matéria. Lembrar o nome pra colocar o nome no Voodoo.

Indiferentemente, se você já leu ou não a matéria no ESPN, vai aqui o post com as devidas ressalvas de que não se trata de plágio, embora como os dados são fatos, possa se assemelhar um pouco com a matéria do Antônio Strini.

A ordem que irei utilizar é cronológica e não uma ordem de melhores ou preferência. E começamos muito bem.

Rocketsbigman_original

Elvin Hayes


elvin-hayes-300a.jpg
Nome completo: Ernest Elvin Hayes
Data de Nascimento:11/17/45 em Rayville, Louisiana
High School: Eula D. Britton (Rayville)
College: Houston
Altura 6-9
Peso: 234 lbs
Apelido: The Big E
Menção Honrosa: eleito para Naismith Memorial Basketball Hall of Fame (1990), campeão da NBA (1978); All-NBA First Team (1975, '77, '79); All-NBA Second Team (1973, '74, '76); Second Team All-Defensive (1974, '75); Team All-Rookie (1969), 12 vezes All-Star (1969-1980), um dos 50 maiores jogadores da história da NBA (96).

A franquia Rockets ingressou na NBA em 1967-68 com o nome de San Diego Rockets e como era de se esperar ficou com a pior campanha. Na temporada seguinte conseguiu o direito da primeira escolha no draft de 68 e selecionou Elvin Hayes.

Elvin Hayes era pivô e vinha da Universidade de Houston (Universidade da qual vieram mais dois Hall of Famers que vestiram o uniforme do Rockets, Clyde Drexler e Hakeem Olajuwon). Permaneceu por quatro temporadas (1964-65 a 1967-68), liderando o time em pontos. Na última temporada (1967-68), num embate com a Universidade da Califórnia de Lew Alcindor (futuramente conhecido como Kareem Abdul-Jabbar) terminou o jogo com 39 pontos e 15 rebotes limitando Abdul-Jabbar a 15 pontos e 12 rebotes; o jogo terminou em vitória do Houston Cougars por 71-69 quebrando a invencibilidade de 47 jogos da UCLA. Este jogo, mais tarde, ficou conhecido como ''Jogo de Basquete do Século". Ainda nesta temporada Elvin Hayes teve médias de 36.8 PPJ e 18.9 RPJ e foi eleito jogador do ano pela NCAA. Durante os seus anos de faculdade, um jornalista esportivo do Houston Post cunhou um apelido que iria lhe acompanhar por toda a carreira: Big E.

O impacto da escolha de Elvin Hayes foi imediato com o rookie tendo médias 28.4 PPJ (líder da NBA) e 17.1 RPJ liderando a equipe e levando-a para os playoffs onde perdeu na primeira rodada, que naquele ano era a semi-final, para o Atlanta Hawks. Embora com médias excelentes e participando do All Star Game em seu ano de novato, Hayes não foi eleito como novato do ano.

Elvin Hayes ficou mais três temporadas com os Rockets e sempre com médias acima dos 25 PPJ e 14RPJ, liderando a NBA em rebotes em 1969-70 inclusive, sendo escolhido como All Star em todas as ocasiões.

Dono de uma personalidade e temperamento fortes, Big E muitas vezes batia de frente com companheiros de equipe e técnicos, fruto de uma infância no sul segregacionista e racista dos EUA. Em entrevista ao Times Herald Big E disse: "Meu pai sempre me ensinou a ser forte e ter dignidade, para não ter que se curvar e os outros passarem por você"

No ano de 1971 a franquia se mudou para Houston e Elvin Hayes retornou à cidade da sua faculdade. Com a mudança de cidade também veio um novo técnico, o lendário Tex Winter criador da estratégia dos ''Triângulos Ofensivos", utilizado por Phil Jackson nos tempos de Chicago Bulls e Los Angeles Lakers. Big E não se adaptou à tática e mesmo tendo médias de 25.2 PPJ e 14.6 RPJ na temporada, os Rockets não foram para os playoffs pela terceira vez seguida. Antes do início da temporada 1972-73 o jogador foi trocado para o Baltimore Bullets, mais tarde Capital Bullets e por fim Washington Bullets, onde conquistou o título da NBA em 1978.

Retornou a Houston em 1981 já no fim de carreira, tendo oportunidade de jogar junto com dois dos pivôs que terão seus posts, o último ano de Moses Malone no Rockets e o ano de novato de Ralph Sampson.

Se aposentou em 1984 como um Rockets, sendo 12 All Star. É o 4º jogador em número de pontos e o 2º em número de rebotes da franquia.  Foi introduzido no Hall da Fama em 1990.

Termina aqui um pouco da história de Elvin Hayes. O próxima Big Man da lista é Moses Malone

Comentários

Postar um comentário