Quem será o franchise player do Rockets? Howard ou Harden?


Na NBA, todos times tem um jogador que é o rosto da franquia, que é aquele jogador que aparece em toda publicidade e tudo que envolve a equipe fora da quadra e dentro dela também. E quem será a cara do Rockets nos próximos anos?



O Rockets após a Era Yao e T-Mac acabar, veio procurando um Franchise Player para reconstruir o time em volta com o objetivo de conquistar o campeonato, o Rockets fez uma troca num trade de 3 equipes que envolviam o Lakers e o Hornets (Ainda em New Orleans), a Troca aconteceria com o ala-pivô Pau Gasol seria o novo jogador do Rockets, enquanto o Hornets ganharia os também alas-pivôs Lamar Odom, dos Lakers, e Luís Scola, e os armadores Kevin Martin e Goran Dragic, que pertenciam ao time texano. A escolha de primeira rodada do Houston iria para New Orleans. Porém o David Stern negou o trade já que a NBA tinha o comando do Hornets.


Depois dessa troca fracassada, o Rockets conseguiu fazer uma troca para trazer James Harden e na última Free Agency trouxe Dwight Howard. Agora o Rockets tem dois jogadores que podem assumir essa função de rosto do time e ambos são muito bons. Apesar de que não haja uma comunicação explícita todo time tem um jogador maior que será responsabilizado mais que todos, que será o mais aplaudido nas vitórias e o mais vaiado nas derrotas.


Tem vários critérios a serem seguidos que são: história na equipe; personalidade e o que fez dentro de quadra.



James Harden



Harden veio a Houston na temporada passada em uma troca que abalou a NBA, o atual melhor sexto homem da liga, resolveu trocar o Oklahoma City Thunder pelo Rockets, após não ser ''escolhido'' pela franquia que preferiu dar um contrato máximo para Serge Ibaka e não para ele.


Com medo de perder o seu jogador que estava insatisfeito e entraria em seu último ano de contrato sem receber nada, o GM do Thunder resolveu acertar a troca com o Rockets.  Harden chegou abalando a todos com uma boa estréia mostrando a que veio e mudou o rumo de uma equipe de loteria pra uma equipe que iria ganhar 2 jogos do Thunder nos playoffs.


Harden não teve problemas nenhum com a equipe, e nada de brigas expostas na imprensa, diferente de um time amarelo de Los Angeles, o Harden sempre pareceu ser o líder da equipe que sempre foi unida e parece já parece ter uma alma de foguete. Até porque seus companheiros não tinham um perfil que poderia confrontá-lo.



Dwight Howard



Howard, o novo pivô do Rockets é um candidato a ser o jogador da franquia, porém a personalidade dele é um caso a ser estudado. Considerado um garoto mimado que sempre que algo não o agrada joga tudo na imprensa e expõe "segredos" na mídia e é falado como um jogador que racha a equipe e não gosta de ser o segundo jogador, aconteceu isso no Lakers, onde ele queria ser o maior jogador do time sendo que tinha um jogador com muito mais história que ele, e um dos maiores jogadores da história que é o Kobe Bryant.


Howard não conseguiu aturar Kobe como a estrela maior, e foi uma das razões que fez o jogador sair de Los Angeles e assinar com o Rockets.


Howard veio para o Rockets com a promessa do treinador Kevin McHale que o time seria feito envolta dele, e que o sistema se adequaria ao jogador e maximizaria seu poder no ataque, assim o jogador não teria que reclamar de nada, como fez com Mike D'Antoni, treinador do Lakers.


Porém o Rockets não garantiu que Howard seria a estrela maior e isso pode acabar se tornando ruim, ele provavelmente não aceitará ser o segundo jogador, e pode acabar fazendo pirraças novamente o que pode desunir e atrapalhar a equipe que quer ganhar um título da NBA.


Howard também poderá recuperar a sua alegria em jogar e voltar a ser o jogador importante que levou um Orlando Magic ao título da Conferência Leste sendo a estrela da companhia. Ele já mostrou que tem condições de liderar uma equipe a uma Final de NBA coisa que Harden não fez.


CONCLUSÃO


Mas é possível que Howard venha a ser o grande nome do Rockets já que o Harden tem uma personalidade menos propícia a confusões e que aceitou ser reserva no Thunder mesmo tendo muito mais qualidade que o titular Sefolosha.


Ou ainda existe uma terceira possibilidade que seria a convivência pacífica entre Howard e Harden com os dois jogadores dividindo a responsabilidade na equipe. Mais ou menos como faziam Yao Ming e Tracy McGrady. Não dava para dizer quem era o dono da equipe.


Ming era a "cara" da equipe nos mercados asiáticos, mas dentro de quadra e nos EUA todos sabiam que T-Mac que comandava o time com o chinês tendo um papel importante sem ser o segundo homem da franquia.


Vamos aguardar para ver os próximos capítulos da temporada para ver quem será a "cara" do Houston Rockets.

Comentários