Analisando o Elenco - Point Guards

Jeremy Lin conseguirá segurar a pressão de ser o "cara" do Rockets?

Chegou praticamente o fim das negociações, há poucos remanescentes na Free Agency e parece que os times começaram a se ajeitar e se preparar para a próxima temporada.

O Rockets saiu dessa Free Agency com Reggie Willians, Omri Casspi, Dwight Howard, Robert Covington, Jordan Henriquez, B.J Young, Aaron Brooks e Marcus Camby.



Point guard

O time, no momento, tem 4 armadores no elenco, que são eles Jeremy Lin, Patrick Beverley, Isaiah Canaan e Brooks, o Rockets vai ter que fechar o time com 15 jogadores poucos dias antes da temporada começar, logo terá que dispensar ou trocar um desses jogadores, Beverley é quase certo que fique no time, já que tem um custo/beneficio muito alto já que recebe muito pouco para um jogador mediano.

Já os outros três são incógnitas, já que o Rockets pode querer melhorar o time cada vez mais e Canaan ou Lin poderia ser envolvidos em uma troca com outros times para uma possível atualização na posição 4 e Morey ainda pode surpreender fazendo uma troca como a de Harden na temporada passada.

Tudo depende de como o time irá reagir no Training Camps, Beverley cresceu bastante nos playoffs e a mesma imprensa que inventou a "Linsanity" onde não havia nada além de um bom jogador que deu certo em 25 jogos, continua colocando Lin em rumores de trocas como se o armador não tivesse valor algum para equipe.


Lin ainda é o melhor PG para o Rockets e o melhor disponível na NBA, ele não é um Chris Paul nem um Tony Parker, mas ditou o ritmo ofensivo do Rockets e teve um grande aproveitamento nas assistências que geram pontos em volta do aro o que maioria das vezes é uma assistência mais difícil do que você dar uma para um arremesso de três, por exemplo.

Lin nunca esteve duas temporadas seguidas com o mesmo time e passando por uma pré temporada inteira ao lado da equipe, talvez ele consiga melhorar seu relacionamento dentro de quadra com Harden e consiga ter a bola em mais momentos, ainda mais com Howard comandando o Pick and Roll e atraindo a marcação para si. Lin tem tudo para fazer uma temporada boa com a equipe do Rockets, será a terceira ou quarta opção ofensiva e não terá um estardalhaço já que será somente mais um jogador, diferente da temporada passada.


Beverley foi a surpresa da temporada passada. Vindo da Rússia, ninguém dava muito pelo armador, mas quando Morey negociou Toney Douglas para o Kings, ele passou a ser o backup de Lin e mostrou que poderia fazer essa função perfeitamente. Sua energia parecia ser contagiante mesmo não tendo muitos minutos sempre entrava muito bem nas partidas e muitas vezes jogava os minutos finais dos jogos do Rockets por causa de sua marcação forte e superior a de Lin.

Beverley ficou famoso para NBA quando acidentalmente tentou roubar a bola de Russell Westbrook e acabou tirando o jogador dos playoffs, o que levou á facilitar a vida do Grizzilies que venceu a equipe de Oklahoma por 4-1 na série.


Caanan é uma escolha de segundo round que pode vir a surpreender vindo do banco e ajudando o time mesmo tendo poucos minutos, Na temporada passada, o Rockets não tinha nenhum pontuador que comandava a segunda unidade além de Delfino, Quando Lin e Harden descansavam juntos, era nítido que o rendimento da equipe caia bastante já que nenhum jogador que mantivesse o ritmo acelerado da equipe, e por isso Canaan se bem usado deverá ser um jogador importante  na temporada 2013-2014.

A principio, o jogador deve ser relegado ao Rio Grande Valley Vipers na D-League e aproveitado em poucos jogos e poucos minutos no Rockets. É mais ou menos o que a equipe fez com os novatos na temporada passada.


Brooks caiu bastante de rendimento nos últimos anos, já que o jogador chegou a ser o MIP (Jogador que mais evoluiu) em 2010 e foi mais um achado por Daryl Morey, que conseguiu um jogador pra jogar poucos minutos e que teria seu contrato expirando no fim da temporada, o que abriria ainda mais espaço no CAP para Howard.

Brooks chegou a ser importante na temporada 2008/09 quando o Rockets foi eliminado no segundo round dos playoffs para o Lakers, mas sua permanência na equipe para esta temporada é improvável.

Comentários