O adeus de Tracy McGrady






Nesta segunda-feira (26), Tracy McGrady anunciou sua aposentadoria do basquete. O jogador esteve no elenco do San Antonio Spurs que perdeu a Final da NBA para o Heat na última temporada, mas quase não saia do banco. A lembrança dos tempos de estrela no Houston Rockets tinha ficado bem para trás.



Depois que o Rockets escolheu Yao Ming no Draft de 2002, a expectativa era que o chinês poderia ao lado de Steve Francis e Cutino Mobley vir a ser a peça que faltava para a equipe voltar a ser vencedora. 

Mas Francis teve uma série de problemas com o técnico Jeff Van Gundy e o Rockets resolveu trocá-lo em 2004. O Orlando Magic se interessou pelo jogador e ofereceu sua estrela. E então no dia 29 de junho de 2004, o Rockets mandou Francis, Mobley e o pivô reserva Kelvin Cato para o Magic em troca de Tracy McGrady, ReeceGaines, Juwan Howard e Tyronn Lue.

Os três últimos não tiveram muito sucesso em Houston, apesar de que Howard chegou a ser titular em duas temporadas, mas McGrady se tornou um dos jogadores mais espetaculares que já vestiram a camisa do Rockets. 

Em sua primeira temporada, McGrady jogou como SF em um time que tinha Bob Sura, David Wesley, Howard e Ming. Ele logo assumiu o papel de principal pontuador da equipe e com a equipe usando da pontuação do chinês no garrafão e do bom espaçamento de quadra de Howard terminou com 51-31 na quinta posição do Oeste.



McGrady teve média de 25.7 pontos na temporada regular e 30.7 na primeira rodada dos playoffs, mas o Rockets foi eliminado pelo Dallas Mavericks em sete jogos. Mesmo assim, a dupla com Yao Ming era considerada uma das mais perigosas da NBA.

Mas a temporada viu uma das maiores atuações de Tracy McGrady quando ele fez 13 pontos no últimos 35 segundos de uma partida contra o Spurs e deu a vitória para o Rockets.



No ano seguinte, McGrady sofreu com uma lesão nas costas que o fez perder 35 jogos. Ming também teve problemas e ficou fora de 25. E mesmo com médias de 24.4 e 22.3 pontos a dupla não foi capaz de levar o Rockets aos playoffs. 

Em 2007, as dores nas costas limitaram o jogo de McGrady e fizeram com que Ming fosse considerado o principal jogador da equipe, mas depois que o chinês sofreu uma lesão na perna T-Mac voltou ao seu auge e ajudou a equipe a atingir a pós-temporada. Ao lado de Rafer Alston, Shane Battier e Chuck Hayes a dupla não foi capaz de vencer o Utah Jazz e foram eliminados em sete jogos novamente na primeira rodada. 

Em 2008, a adição de Luis Scola junto com a consolidação de Battier criou um time melhor ao redor de Ming e McGrady, chegando a uma sensacional série de 22 vitórias consecutivas (sendo 10 sem o chinês). Mas a lesão do pivô o tirou dos playoffs e mesmo com a boa participação de Dikembe Mutombo o time perdeu novamente para o Jazz na primeira rodada. 

McGrady começou a carregar um grande estigma de grande pontuador, mas que não conseguia fazer com que sua equipe vencesse ao menos uma série de playoff. 



Depois da eliminação contra o Jazz, McGrady teve que passar por uma cirurgia no joelho e no tornozelo esquerdo e depois de atuar apenas 35 partidas o jogador ficou fora do resto da temporada.

Em 2009, finalmente o Rockets passou do Portland Trail Blazers na primeira rodada, mas McGrady estava lesionado e não jogou. O time contava com Aaron Brooks, Ron Artest, Battier, Scola e Ming. Mas a lesão do chinês na série contra o Lakers fez com que o time de Houston perdesse em sete jogos.

Depois de esperar que T-Mac se recuperasse da lesão o treinador do Rockets, Rick Adelman, fez um plano para que o jogador voltasse aos poucos ao time e só teria minutos quando estivesse 100%. Insatisfeito, McGrady pediu para ser trocado.

No dia 18 de fevereiro terminou a história de Tracy McGrady com o Rockets. O jogador foi para o New York Knicks em uma troca que envolveu também o Sacramento Kings e trouxe a Houston o ala-armador Kevin Martin e o pivô Jordan Hill.

A passagem de McGrady pelo Rockets foi muito boa, mas sempre deixou um gostinho amargo na boca dos torcedores da equipe que acreditavam fielmente que o time conseguiria um título com a dupla com Ming. O desempenho nos playoffs e as lesões fizeram com que os objetivos não fossem alcançados, mas fica a lembrança dos bons momentos de T-Mac em Houston. 

Com o Rockets, McGrady foi selecionado para três All-Star Games, uma vez para o segundo time All-NBA e duas para o terceiro time All-NBA. Terminando com média de 22.7 pontos, 5.5 rebotes e 5.6 assistências.

Abaixo segue um video de melhores momentos de McGrady no Rockets:




Comentários