Os "direitos internacionais" do Rockets





Muitos times têm escolhido jogadores internacionais no Draft que não vão imediatamente para os Estados Unidos, mas as franquias ficam com os direitos de assinar (chamados de “direitos internacionais”) com os atletas assim que as duas partes quiserem fazê-lo. 

Há muitos motivos que fazem as equipes escolher esses jogadores e também há várias explicações que nos fazem entender porque os atletas ficam mais alguns anos na Europa (ou em outro mercado) e alguns nem chegam a jogar na NBA mesmo tendo sido “draftados”. 

Esses jogadores, normalmente, são considerados “crus” ou fracos fisicamente para jogar na NBA e as franquias escolhem deixá-los jogando no basquete europeu para melhorar dentro de quadra e não parar de se desenvolver no banco de reservas. 

Outros jogadores são estrelas em seus clubes e seleções e têm contratos longos e multas rescisórias altas e, portanto, os times da NBA esperam que esses acordos cheguem ao fim para levá-los aos EUA.

Os “direitos internacionais” também podem ser envolvidos em trocas dentro das equipes da NBA. Assim como as futuras escolhas dos Drafts ou quaisquer outros jogadores. Apenas a equipe que detém esses direitos pode assinar com o jogador na NBA. 

Hoje, o Rockets detém os “direitos internacionais” de seis jogadores ao redor do mundo. Chegou a hora de você conhecer quem pode ou não jogar com a camisa da equipe de Houston nos próximos anos.



Kyle Hill – PG/SG – 1,90m – 34 anos – EUA - #44 no Draft de 2001.



Hill é um dos pouco norte-americanos que decidiram ir à Europa logo após ser draftado. O jogador foi atuar em 2001 pelo ASVEL da França mesmo tendo sido escolhido pelo Dallas Mavericks. 

Em agosto de 2001, os direitos de Hill foram trocados para o Rockets em uma transação envolvendo também o New York Knicks e que trouxe a Houston também Glen Rice. 

Hoje, Hill está com 34 anos e dificilmente assinará pelo Rockets. O jogador está atualmente no Ourense da Espanha depois de atuar outros 12 times na Europa de 2001 para cá.

Nos quatro anos que passou na Eastern Illinois, Hill foi um bom armador e muitos dos especialistas afirmam que ele poderia ter sido um bom backup em times médios da NBA.


Alex Hervelle – SF/PF – 2,05m – 30 anos – Bélgica - #52 no Draft de 2005



Quando foi escolhido na 52ª posição do Draft de 2005 pelo Denver Nuggets, Hervelle foi o primeiro belga a ser escolhido por alguma franquia da NBA. O ala-pivô estava em seu segundo ano no Real Madrid equipe onde ficou até 2010. 

Hoje, aos 30 anos, é titular do Bilbao Basket onde teve média de oito pontos por partida na última temporada. Esta temporada é a última do contrato de Hervelle com o time espanhol, mas dificilmente o Rockets vai assinar com o jogador.

O desenvolvimento do belga como jogador na Espanha não foi o esperado pelo Nuggets e o Rockets adquiriu seus direitos apenas para se ver livre de James White e o perfil do jogador não agrada a equipe de Daryl Morey.


Brad Newley – SF/SG – 1,99m – 28 anos – Austrália -  #54 do Draft de 2007



Newley é o único jogador desta lista que foi escolhido pelo Rockets no Draft. Em 2007, o australiano chegou a jogar na Summer League de Las Vegas com a equipe de Houston, mas o jogador e equipe decidiram que ser melhor para ambos que ele fosse para a Europa.

Newley rodou pelo basquete grego, turco, lituano para enfim chegar à Espanha onde atua pelo Gran Canaria desde 2012. Na Liga Espanhola, o ala teve média de 9.7 pontos e 3.6 rebotes. 

O ala era um dos jogadores considerados como mais promissores de fora dos EUA em 2007. Tinha sido campeão mundial sub-19 em 2003 ao lado de Andrew Bogut e também era considerada a maior estrela do campeonato australiano.

Mas depois da experiência na Summer League de 2007, o Rockets ficou bastante decepcionado com o desempenho de Newley e apesar de sempre acompanhar o jogador dificilmente o time assinará com ele.


Sergio Llul – PG/SG – 1,92m – 25 anos – Espanha - #34 do Draft de 2009



O Rockets gastou cerca de U$ 2,25M para comprar os direitos de Llul logo após o Denver Nuggets escolhê-lo no Draft de 2009 sendo a maior quantia paga por uma escolha de segunda rodada na história da NBA. 

O armador tem sido importante em várias conquistas com a Espanha como os europeus de 2009 e 2011 e também foi medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres. Além de ser titular do Real Madrid desde 2009.

Quando o Rockets comprou os direitos do espanhol, a expectativa era que ele viesse se juntar a equipe no fim da temporada 2013/14, mas em novembro de 2012 o armador renovou por mais quatro anos com o Real Madrid. Portanto, o jogador estaria livre apenas em 2018 quando teria 31 anos. O fator preponderante para a renovação de Llul seria que o jogador quer chegar à NBA apenas para ser titular.

Daryl Morey gosta bastante do jogador e pode ser que o GM convença o espanhol a rescindir seu contrato na Espanha caso venha a ser uma peça importante na corrida do Rockets em busca do título. O desempenho de Jeremy Lin nos próximos anos pode influenciar bastante no futuro de Llul, caso fracasse, Morey não medirá esforços para atrair o armador espanhol. 


Kostas Papanikolaou – SF – 2,06m – 23 anos – Grécia - #48 no Draft de 2012



Na luta por assinar com Dwight Howard, o Rockets se viu obrigado a trocar Thomas Robinson de qualquer jeito e conseguiu convencer o Portland Trail Blazers a dar os “direitos internacionais” de dois de seus jogadores. O grego Papanikolaou e o montenegrino Marko Todorovic.

O grego foi escolhido pelo New York Knicks na 48ª posição do Draft de 2012, mas logo depois seus direitos foram trocados para o Blazers na transação que levou Raymond Felton para o Madison Square Garden.

O jogador foi um dos destaques do bicampeonato do Olympiacos na Euroleague (maior campeonato europeu de clubes) e depois da temporada 2012/13 assinou contrato de três anos com o Barcelona. Na última temporada pelo time grego, Kostas teve médias de 9 pontos e 5 rebotes por jogo sendo escolhido como a revelação da Euroliga. 

O time espanhol pagou 1,5M de euros para tirar o jogador da Grécia e pagará a Kostas o montante de 5,5M de euros. Mas o contrato do grego tem uma cláusula que o libera para a NBA por 1M em 2014 e 750m em 2015.  

Papanikolaou é considerado um jogador ainda em desenvolvimento e o Rockets pode se dar ao luxo de esperá-lo. Ou então pode usar os “direitos” do jogador em alguma troca no futuro. Rumores circularam que o Milwaukee Bucks e o New Orleans Pelicans estavam interessados no jogador, antes de assinar com o Barcelona.


Marko Todorovic – PF/C – 2,10m – 21 anos – Montenegro - #45 no Draft de 2013



Os direitos de Todorovic também foram incluídos na troca que levou Robinson a Portland. O montenegrino foi escolhido pelo Blazers na 45ª posição do último Draft.

Todorovic é um ala-pivô que atua no Barcelona, a exemplo de Kostas. Mas ao contrário do grego ainda tem seus minutos limitados na Espanha. 

Ainda é muito cedo para falar do futuro do montenegrino, mas é possível que o Rockets tente assinar com o jogador no próximo verão quando seu contrato com o Barcelona termina. 

O jogador ainda tem 21 anos e um longo futuro pela frente e Morey não vai arriscá-lo em um time que briga pelo título da NBA nos próximos anos.

Comentários