Playbook - Jogada #2

Demorei para conseguir tirar um tempinho para continuar a série de análises no nosso playbook na última temporada, mas finalmente saiu.

Assim como a primeira jogada, essa aqui também é um pick and roll, só que dessa vez num modo mais convencional, com o bloqueio sendo feito em um atleta que está carregando a bola.

Essa jogada é muito repetida nas partidas do Rox, então não foi complicado de achar. Peguei uma feita num jogo aleatório contra o (sempre) desfalcado Minnesota Timberwolves.



Na primeira imagem vemos a forma preferida de espaçamento do Rockets. James Harden e Omer Asik isolados de um lado da quadra e os três arremessadores do outro. Quando o pivô turco vem executar o bloqueio na bola, Chandler Parsons,  Jeremy Lin e Donatas Motiejunas ficam bem abertos esperando um passe.

2.1

Reparem na próxima imagem que na hora do bloqueio, Greg Stiemsma já vem de encontro ao ball handler para que James não tenha espaço nenhum para um arremesso. Uma leitura diferente daquela de Carlos Boozer, na última jogada que eu analisei aqui. Fazendo isso, porém, a defesa precisa ficar um pouco mais fechada do que o normal, pois Harden tem um primeiro passo muito rápido em direção à cesta e o pivô de Minnesota é muito lento para evitar isso.

Mas o fato de Motiejunas estar ali e não arremessadores mais eficientes como Morris ou Patterson parece deixar o Wolves mais confortável em fechar infiltrações mesmo. O trio de arremessadores com Lin, Parsons e D-Mo não é tão intimidante quanto aquele do início da temporada.

2.2

Mas James ainda precisa fazer uma leitura rápida e confiar nos companheiros. Ele vê que Asik e ele estão muito bem marcados, mas os arremessadores não. Então ele aciona Jeremy Lin livre na zona morta.

2.3

Mas a parte mais genial da jogada vem a seguir. Sabendo que um passe que corta toda a quadra permite que a defesa se recupere na jogada e conteste um eventual arremesso, D-Mo faz um bloqueio espetacular em Ricky Rubio, encarregado da marcação em Lin. Isso confunde a defesa do Timberwolves e Lin tem todo o tempo do mundo para fazer o arremesso.

2.4

Sabemos que Jeremy não é um arremessador fora de série, mas mesmo ele tem um aproveitamento muito bom quando está livre na zona morta. A propósito, arremessos de três da zona morta são bem mais eficientes, de uma forma geral, do que os feitos da parte mais frontal.

Para quem quer ver a jogada na íntegra, aqui está:







Enfim, mais uma execução excelente que não mostra só como temos um ataque bem treinado, mas também jogadores que podem fazer essa leitura das defesas adversárias muito rapidamente. Os instintos ofensivos do nosso plantel é admirável.

Infelizmente o mesmo ainda não pode se dizer da defesa, a qual será assunto para o próximo post dessa série.

Comentários