"Posso ser a válvula de escape do Rockets", afirma Canaan





É tradição que no verão sem muitas notícias, o Rockets por meio do seu site oficial faça algumas entrevistas interessantes com vários jogadores. Depois de ter falado com Jeremy Lin, o jornalista Jason Friedman conversou o novato Isaiah Canaan

Canaan foi selecionado pelo Rockets no último Draft na 34ª posição e devido a uma lesão no tornozelo não pôde disputar a Summer League com a equipe de Houston, mas segue confiante para disputar a temporada.

Veja abaixo a entrevista completa.



Eu acredito que você seja uma espécie de homem misterioso por aqui. De alguma forma ou de outra, eu já vi quase todos os jogadores do elenco atuando neste verão – exceto você, devido à lesão no tornozelo antes da Summer League. Então, como está seu tornozelo agora e como está sendo a transição para NBA até agora?

Tem sido divertido. Como você disse, eu me machuquei cedo e tinha que praticamente subir uma montanha para estar 100%. Agradeço a Deus por me ajudar a voltar a ser quem eu sou, então a coisa mais importante agora é voltar a me sentir confortável fazendo todas as coisas que eu fazia antes da lesão. Mas o tornozelo está bom e eu estou feliz por estar de volta à quadra. Tenho conseguido dar boas corridas em todas semanas e estou realmente ansioso pelo training camp.

Quais foram as suas primeiras experiências indo contra jogadores com calibre da NBA?

Está indo bem. Havia coisas que a principio eu não estava acostumado, mas agora eu me ajustei a isso. É incrível a diferença que faz a experiência na prática. Mas no fim do dia é tudo basquete. Eu tento aprender com todos os caras veteranos e, ao mesmo tempo, eu gosto de competir, então eu vou lá e testo eles tanto quanto eles me testam. 

Quais foram as coisas que você não estava acostumado?

Realmente, só o espaçamento e como os caras rápidos fecham, e quão físico pode ficar, às vezes. Eu sou um armador mais forte que isso realmente não me afeta muito – eu acho divertido. Mas o espaçamento e a velicidade do “fechamento” é muito diferente da faculdade.

Você mencionou apreciando a fisicalidade, o que traz à tona um dos pontos que eu queria fazer: Você não tem a complexão física do estereótipo de jogador da NBA, você parece mais com um running back ou um defensive back. Você jogou futebol americano crescendo em Mississippi?

Eu joguei até a décima série e daquele ponto em diante eu fiquei só com o basquete. Mas eu treino duro e trabalhar duro no meu corpo porque eu sei que, por ser um armador menor, você tem que ser capaz de tomar as batidas que vierem para o seu lado. Então eu construí meu corpo na faculdade para ser capaz de suportar os baques porque eu estava realmente olhando para frente. Eu trabalhei duro nessa área e tenho grandes treinadores para me ajudar a mantê-lo.

Qual dos seus companheiros de equipe que você jogou mais nos treinamentos neste verão?

Eu estive ao redor de caras como Pat [Beverley], Greg Smith, Terrence Jones, James [Harden] mais do que ninguém. Este é um bom grupo de rapazes a seguir; eles estiveram aqui, eles sabem o que esperar e James, claro, é um All-Star e um dos líderes da equipe - você pode aprender muito com ele.

Eu falei com Dwight [Howard] um pouco. Vi Chandler [Parsons] em LA, e estou ansioso para ter toda a equipe aqui, e todos juntos, então, possamos continuar a construir essa química.

Você já teve a oportunidade de jogar ao lado de James?

Oh yeah, nós jogamos juntos quando estávamos lá em LA. Eu sou uma válvula de escape para ele; quando ele se mete em encrenca, ele sabe que eu posso fazer os arremessos então ele gosta de passar para mim. Vamos tentar construir algo em cima disso ao longo da temporada. Mesmo com Dwight, quando dobram nele – ou em qualquer outra pessoa – eu posso ser uma válvula de escape, porque eu arremesso muito bem. Isso é o que o Rockets ama: eles amam bons arremessadores e eu sinto que me encaixo bem, por que isso é definitivamente um dos meus pontos fortes.

Você se vê mais como um combo guard ou um armador puro? Será que essa distinção ainda importa para você?

Eu sinto que eu posso fazer o que me pedem para fazer. Eu fui abençoado com a capacidade de fazer cestas tão bem como eu faço, mas ao mesmo tempo eu cresci sendo um armador. Na faculdade eu tive que ser mais agressivo, eu tinha que ser mais um armador pontuador para a gente ganhar e eu só quero vencer. Isso é o que os treinadores me pediram para fazer e é isso que eu fiz.

A este nível, eu sei que não vou ser a primeira opção para fazer a cesta então, agora eu posso voltar a ser mais um armador puro. Se as defesas se afastarem de mim, então como eu disse eu sou abençoado por ser capaz de marcar, e estou confiante que eu vou ser capaz de tomar o que a defesa me dá. Mas no final do dia é tudo sobre fazer o que os treinadores me pedem para fazer para podermos ganhar  - é isso que eu vou tentar fazer.

O pick-and-roll é obviamente a peça “pão-e-manteiga” neste campeonato - quais são seus segredos, o que você está lendo quando você  o executa?

Eu estou lendo o big man. E, em seguida, uma vez que eu passe por ele que eu estou lendo a “segunda onda” da defesa. Eu ouvi isso do meu “home boy”, Chris Paul. Ele me disse para nunca me preocupar com o homem que está na sua frente, porque você sempre deve pensar que pode passar por ele. Então, eu estou sempre lendo o Big Man e a próxima onda de defesa para ver que pessoa do meu time vai ficar livre.

Eu me lembro de você falando de Chris Paul e o que ele significou para você, na sua coletiva de imprensa de apresentação. Eu não posso imaginar que haja um melhor armador na Liga para se ter como mentor. Como é que ele ajudou a prepará-lo para este campeonato e que você espera agora que está aqui?

Só para ficar um passo à frente. Ele me ensinou o ritmo do jogo: como mudar o meu ritmo, como ler um monte de coisas antes que elas aconteçam. E mais do que qualquer coisa que ele me ensinou a competir, quanto mais você competir, mais fácil será. Ele também me disse na NBA certas coisas serão mais fáceis devido ao fato de que há um melhor espaçamento o que me ajuda a fazer algumas coisas que faço bem.

Ele está sempre me dizendo para tentar pensar o jogo, assim eu estou sempre um passo à frente de todos os outros. Como armador, você tem que liderar uma equipe, e é isso que ele é tão bom. Eu aprendi muito com ele nessa área.

Eu sei que ele também consome uma tonelada de vídeos e  aprendeu algumas das estatísticas avançadas do jogo - ele passou isso para você também?

Eu tenho que aprender parte disso. Ele sabe como ter acesso a tudo isso. Isso é uma coisa que eu vou ter de aprender e aprender a fazer todas essas perguntas sobre como ser capaz de usar essa tecnologia. Estou sempre ansioso para aprender, então eu tenho certeza que vou estar a tentar obter o máximo de vídeos e conhecimento, tanto quanto eu posso.

Bem, eu prometo que o Rockets vai ajudar você a avançar rapidamente nesta área. Se você está interessado em vídeos e números que eles vão lhe fornecer qualquer coisa que você possa imaginar.

Última coisa: Como sua vida mudou desde a noite do Draft?

Ela mudou muito. Muitas pessoas sabem mais sobre mim agora. Pessoas em Houston, surpreendentemente, me reconhecem quando me vêem. Tem sido um turbilhão porque eu teho viajado por toda a parte fazendo todos os deveres que um rookie deve fazer antes mesmo de começar a temporada.

Ao mesmo tempo, tem sido divertido. Foi tudo o que eu tinha sonhado. Eu estou apenas tentando se divertir. Acabei de comprar uma casa aqui em Houston e estou ansioso para me mudar e deixar tudo pronto. Eu amo isso. Você só precisa achar e escolher seu lugar e tentar ficar fora do tráfego. 

Falou como um verdadeiro armador. Obrigado, Isaías.

Comentários