De Harden sobre Covington: "Esse garoto é um sniper!"





O Rockets costuma encontram talentos escondidos no Draft com escolhas de segunda rodada e jogadores que não foram draftados. Estes já geraram jogadores muito bons e que contribuem para a rotação da equipe e até se tornaram titulares como Chandler Parsons e um dos talentos recrutados pela equipe de Houston esse ano é o ala Robert Covington.

O jogador recebeu muitos elogios de James Harden depois de uma sessão de treinamento que fizeram juntos e nesta entrevista para Jason Friedman, Covington conta um pouco mais sobre ele. 

Conheça um pouco mais de uma das apostas do Rockets para o futuro. 


 

A maioria dos novatos da NBA tem uma certa dose de mistério ligado ao seu nome, mas os undrafted são particularmente envoltos em incerteza. Assim, você poderia nos fornecer uma introdução do Robert Covington como pessoa e jogador? 

Eu sou um jovem muito humilde. Eu sempre tive que trabalhar para conseguir tudo o que eu tenha. Um monte de pessoas em toda a minha vida não acreditava em mim, mas eu tenho um grande sistema de apoio - a minha mãe, meu pai, meu treinador na AAU, Kevin Dockery - Eu só tenho um grande sistema de apoio de pessoas que realmente me motivou e levou o melhor de mim.

Eles me ajudaram muito quando eu fiz a transição do ensino médio para a faculdade porque eu não estava sendo recrutado quando terminei a escola. Eu só tinha duas ofertas de bolsas de estudo sendo Tennessee State uma delas . Isso colocou um peso enorme em meus ombros - não ter as mesmas oportunidades que os outros caras que eu conhecia - e eu senti que muita gente não tinha fé em mim como jogador de basquete. E esta transição para a NBA tem sido quase a mesma coisa. Havia um monte de coisas acontecendo no processo de Draft que fizeram com que as pessoas duvidassem. Mas eu apenas tentei usar isso como minha motivação para provar que as pessoas estavam erradas. Tem sido uma grande coisa para mim, porque eu já fiz isso em toda a minha vida.

Tive a humildade de perceber que tudo o que eu tinha feito, tudo que eu tive que passar, foi tudo para me ajudar a me preparar para estar na posição que estou agora. É uma grande coisa. Eu sou abençoado porque eu conheço um monte de pessoas que querem estar nesta posição. Isso me faz muito humilde e eu vou fazer o que for preciso para ficar.


Então, passando pelo Draft, eu tenho certeza que o fato de você não jogar em uma universidade de nome pesou contra você. Quais foram as outras pessoas que expressaram dúvidas sobre sua capacidade de jogar ao nível da NBA? 

Muita gente não sabia qual era a minha posição natural. E quanto a mim vindo de uma universidade menor, isso não significa que eu não tenho talento e não posso competir com os melhores. Estou ansioso para provar isso para as pessoas.


Qual a sua posição natural?

Small Forward, com certeza. Na faculdade eu joguei de Power Forward, porque eu era um dos mairoes caras do time e a minha versatilidade me permitiu fazer isso. Joguei como SF também o que fez com que as pessoas pensassem que eu era um tweener (algúem que jogar em duas posições, mas não é bom em nenhuma delas). Mas eu sou um SF que jogou como PF na faculdade, porque era isso que a minha equipe precisava de mim para nos ajudar a vencer.


Esta é uma equipa com aspirações de campeonato e um elenco cheio de caras veteranos esperando para ter a chance de ajudar o clube a atingir os seus objetivos elevados. Como você vê o fato de que vai lutar por uma vaga no elenco contra caras que possuem uma quantidade significativa de experiência de NBA? 

Para os Rockets ter me dado esta oportunidade, isso só mostra que eles acreditam em mim e vêem um grande potencial em mim só pelas pequenas coisas que já fiz. Eles podem me moldar para ser o jogador que eles querem que eu seja. Mesmo apenas ao longo da Summer League, eu cresci bastante e percebi muito sobre a transação da faculdade para a NBA. 

O Rockets me deu a chance de realmente mostrar o que eu posso fazer. Eles vêem pontos posivitos em mim. Eu trouxe um pouco disso durante a Summer League e eles me disseram: “Isso é o que estávamos procurando". Eu peguei as coisas muito bem e esta equipa técnica tem demonstrado fé em mim desde o primeiro dia. Para ter essa fé, que me motiva a trabalhar ainda mais.


Quais são algumas das coisas que você pegou rapidamente que chamou a atenção da comissão técnica?

Minha defesa. A maneira que eu marco na minha posição e luto atráves das screens. As pessoas disseram que eu não seria forte ou resistente o suficiente, mas esses treinadores têm me ajudado a superar tudo isso. Eles são tão apaixonados pelo que fazem, viram o lado positivo em mim, e eles estão fazendo tudo que podem para trazer isso a tona.


Lembro-me de ver você jogar pick-up ball há algumas semanas. Encontrou-se no time de James Harden bem cedo e pegou fogo de longe, acertando uma boa de três após outra sem esforço e mostrando uma mecânica perfeita em seu arremesso. Em um ponto, James se aproximou e estava tipo: “Cara, esse garoto é um sniper!”. O quanto significa para você receber este tipo de elogio de um cara do calibre dele?


Eu quero dizer que, para mim, é apenas uma grande motivação. Ele viu o que os treinadores viram em mim. Essa foi a primeira vez que eu entrei em quadra com aqueles caras e isso foi tão significativo para ele naquele dia que ele veio e disse pra mim: “Você tem um grande potencial. Você consegue de luzes apagadas, e esse é o estilo que precisamos, porque nós queremos shooters”. Tudo que o James faz na quadra, ele atrai tanta atenção para si que isso me permite a acertar mais arremessos, ele chama os defensores para ele e eles deixam eu e os outros caras livres. 

Então, para mim ter esse elogio dele, é uma bênção porque nem todo mundo tem essa oportunidade. Para mim, estar na posição que estou, jogando com um grande All-Star como James Harden, Dwight Howard, Chandler Parsons e esse tipo de gente, vai ter um grande efeito e permita que eu cresça mais como homem para que eu possa aprender com eles.


Será que ele sente que te levou para debaixo da asa depois dessa?

Sim, porque ele acreditou em mim. Mesmo depois no vestiário, ele foi basicamente me dando louvor e dizendo: "Fique na quadra, continue fazendo o que você está fazendo, porque tem uma razão pela qual você está aqui. Apenas aperfeiçoe seu ofício, supere quaisquer obstáculos que surgirem em seu caminho e você vai ficar bem. Assim que começar a andar, tudo vai melhorar para você”. 


Receber elogio assim de um All-Star seria enorme para qualquer novato. Mas eu tenho que imaginar que é ainda mais significativo quando você é um cara que não foi draftado e que está fazendo tudo que pode para provar que merece estar na Liga. Isto mudou sua perspectiva um pouco?

Definitivamente fez. Mesmo que eu não permita que o fato de eu não ter sido draftado me afete, ouvir isso de um jogador como James me mostra que estou no caminho certo e que eu mereço. Nem todo mundo tem o mesmo caminho para a NBA. Nem todo mundo tem o mesmo tipo de apoio que eu tenho. Então, para mim, estar na posição que estou, estar com estes caras e este staff, eu não posso fazer nada a não ser agradecer e continuar a trabalhar duro, porque quando você para de fazer isso é quando você perde o foco e todas as suas bençãos e então começa a ser excluído.

Estando em torno desses caras, ver o que eles fazem e como eles trabalham duro, só me mostra a abordagem que eu tenho que tomar como profissional. Como eu disse, nem todo mundo vai ficar ser draftado. Todos tomam uma rota diferente. Mas, enquanto você trabalha duro e faz todos os sacrifícios, você vai ter a chance de ser bem sucedido. A prova é tudo isso ao meu redor. O Rockets deu a todos esses caras uma oportunidade e eles estão fazendo acontecer. Agora que a oportunidade foi dada para mim e eu vou fazer tudo que posso para fazer acontecer, também.

Comentários