"Eu quero ser o capitão defensivo do Rockets", deseja Beverley





A série de entrevistas dos representantes do Houston Rockets para o site oficial da franquia segue de vento e popa. Hoje vamos ver a entrevista do armador Patrick Beverley que terminou a última temporada como titular da equipe na série contra o OKC Thunder.

Confira a entrevista completa dada ao jornalista Jason Friedman.


 


Você já tirou algum tempo de folga neste verão? Eu sinto que eu tenho visto você dentro de um ginásio ou uma sala de musculação todos os dias desde que a última temporada chegou ao fim. Em algum momento você tem que descansar e recarregar, certo?

Eu sei. A comissão técnica, na verdade, me disseram que eu preciso tirar uma folga. Então acho que eu tive um total de 20 dias de folga neste verão - um dia aqui outro ali, eu simplesmente não fiz nada. Mas nos outros eu trabalhei. Eu estava na Carolina do Norte no início deste verão. Estive lá duas vezes por isso. Fui para Orlando com os novatos para liga de verão. A maior parte do verão que passei aqui em Houston trabalhando.

Tenho levantado muito peso na sala de musculação tentando ficar mais forte e estar pronto para uma temporada de 82 jogos. Estou ficando afiado.

Eu ouço de todos os atletas ao longo da entrevista: “Sim, eu ganhei 10 quilos de músculos na offseason”, mas, na verdade, você parece realmente maior do que estava no fim da última temporada.

Sim, eu acho que é o caso. Você sabe que, comigo vindo da Europa no ano passado, bem no meio da temporada da NBA contra caras que estavam trabalhando em seus corpos durante todo o verão, eu senti como se estivesse em desvantagem, às vezes. Na Europa é mais um jogo de finesse, então eu realmente não precisava do peso extra. Estive malhando cinco vezes por semana no verão, então ganhei cerca de seis ou sete quilos de peso bom.

Essa foi a minha maior coisa: eu jogo contra um monte de grandes armadores e eu não quero entrar em jogos nesta temporada onde eles me superam em 20 quilos. Então, eu tentei fazer isso na academia neste verão.

Você pode sentir a diferença quando você está jogando pick-up games?

Sim, eu me sinto mais forte. Eu sou capaz de chegar ao buraco e levar algum contato. A maior parte é apenas ser capaz de lidar com o contato. Quando você está no meio dessa longa temporada, dizem que cerca de 50 jogos, tendo essa potência extra em seu corpo definitivamente ajuda.

O que você usa para se manter motivado durante a maratone de sessões de treinamento? Quando você veio para a Liga era, obviamente, lutar e fazer um nome para si. Agora que você começou a fazer isso, o que impulsiona você?

Minha história é sobre provações, não importa o nível em que estou. Eu, minha família e meus amigos já conversamos sobre como eu nem deveria estar aqui. Portanto, agora que estou eu quero ficar para sempre, eu quero fazer meu nome e tentar ajudar o Rockets a ganhar alguns jogos de basquete - que é o maior objetivo.


Quando você chegou aqui em Dezembro passado, havia muito desconhecimento e incertezas em torno de você, qual seria o seu papel e quanto duraria. Agora que já se estabeleceu, você se sente mais confortável em relação ao seu papel nesta equipe?

Eu ainda acho que tenho que lutar por tudo. Uma coisa que eu nunca quis fazer no basquete é ficar confortável. É claro que eu estou confortável com as jogadas, a minha leitura na quadra e os meus companheiros de equipe, mas ficar complacente nunca é uma coisa boa, porque uma vez que você fique complacente alguém está sempre atrás de você trabalhando muito mais para obter a sua posição.

Sempre é tempo de aperfeiçoar para mim. É por isso que eu tenho trabalhado tão duro e é por isso que eu tenho trabalhado com tantos grandes jogadores neste verão como Stephen Curry na Carolina do Norte e em Los Angeles com James (Harden) e Dwight (Howard). Mas onde quer que eu vá, é tudo sobre trabalho para mim. Como minha mãe sempre diz: você recebe o que você coloca dentro.

Quando os fãs verem você no training camp e pré-temporada, o que você acha que eles vão ver de diferente da última vez que viram você na quadra?

Eu acho que eles vão me ver mais no modo de ataque. Quando você vem para uma nova equipe, especialmente no meio da temporada, você não quer vir e querer dominar a bola. Portanto, este ano você vai ver me atacar mais e ficar agressivo ao longo do jogo. Todo o resto vai se encaixar. Eu entendo que o ataque não vai ser executado através de mim, então eu vou ter que fazer todas as pequenas coisas para marcar pontos aqui e ali.

Eu sei que você já jogou com praticamente todos no plantel em vários pontos do verão – alguns caras você, obviamente, viu mais do que outros - mas quem se destacou e te impressionou mais?

Eu diria que Reggie Williams. Greg Smith está em forma incrível e uma fera, e eu estive jogando com Terrence Jones durante todo o verão, mas o cara que eu joguei que mais me surpreendeu é Reggie. As pessoas realmente não vêem o que ele faz fora de quadra. Ele é um trabalhador que pega pesado. Passamos algum tempo juntos em Chicago e funcionou muito bem. Estou animado por tê-lo no time.

O que mais te impressionou nele?

Ele é apenas um pontuador. Ele não foi capaz de mostrar isso nos últimos dois anos em Charlotte, mas as pessoas tem uma idéia de como ele pode pontuar quando ele estava no Golden State. Eu vejo como ele trabalha duro e ele realmente foi um destaque para mim.

Será que o verão ajudou a colocar um pouco de tempo e distância entre você ser o inimigo público número 1 em Oklahoma City?

Não, honestamente, eu acho que está apenas começando. Tenho certeza de que vou sentir o calor assim que sair do túnel cada vez que eu jogar lá. Então eu acho que está apenas começando.


Por tantas razões, parece que Rockets-Thunder tem o potencial de ser a próxima rivalidade da NBA. Da perspectiva dos fãs, esse tipo de rivalidade é impressionante. Como você vê isso a partir da perspectiva de jogador?

Todo mundo sabe que a tensão está lá. Você tem que manter o foco nas tarefas em suas mãos e que é ganhar jogos de basquete. Eu acho que nós estamos fazendo um melhor trabalho nos entendendo como time e como uma unidade que busca o que precisa para ganhar os jogos. Acho que temos uma idéia muito melhor durante os playoffs. Mas isso é basquete. Isso é divertido. É para ser. É uma rivalidade divertida entre duas equipes muito boas e, como jogador, esse é o ambiente que você vive.

E eu acho que também ajuda que nada do que experimentamos na NBA nunca vai comparar com a rivalidade que você encontrou durante os jogos na Europa.

(risos) Sim, não em tudo. São dois jogos diferentes. A Europa tem de longe as multidões mais hostis que eu já joguei.

Eu acho que todo mundo sabe que esta equipa vai pontuar. Assim, para os Rockets se tornar um verdadeiro candidato ao título a maior área de melhoria, provavelmente, fica no lado defensivo do jogo. Vocês têm dois dos melhores bigs defensivos da NBA agora, então do ponto de vista de um jogador de perímetro, o que você está focando para ser capaz de ajudar os bigs e, por extensão, ajudar esta equipe a tornar-se uma unidade defensiva top-10?

Eu conversei com o treinador Sampson muito neste verão e eu disse a ele que eu quero tentar me transformar no capitão defensivo este ano. Eu entendo quando estou lá que começa comigo na bola. Eu não vou tentar fingir que irei controlar toda a defesa – claro que não – já que temos Dwight Howard que é fenomenal, Omer que é fenomenal, Marcus Camby que é mais velho, mas ainda é um grande jogador defensivo, Ronnie Brewer que é outro grande jogador defensivo e Francisco que mostrou um vislumbre do que pode fazer no último playoff marcando Kevin Durant.

Mas eu tenho que pegar o meu papel que é ser aquele cara defensivo que pressiona o jogador que tem a bola ao máximo e isso é ser armador. Esse é meu foco. Estou levando o título de capitão defensivo muito a sério e esse é o meu foco principal para o training camp.

Eu vou trabalhar tão duro quanto eu possa. Todo mundo sabe disso. Para mim é tudo sobre ganhar jogos. Já joguei em grandes equipes. Eu estava com o Heat no training camp¸ eu joguei em alguns grandes times europeus e sei o que é preciso para vencer. Não basta ter cinco caras ou cinco estrelas para se ter uma equipe. Vai desde os principais jogadores – James e Dwight – e percorre todo caminho até o último jogador ou o último cara da filmagem ou o último gandula, seja lá quem for. É uma unidade coletiva. 

Eu sei o tipo de mentalidade que um time de basquete bom precisa ter: se você está começando ou não, você tem que ter certeza que você é uma grande parte desta equipe seja com sua defesa ou como a energia vinda do banco ou qualquer que seja o caso. Seja o que for que minha equipe precise de mim, eu vou estar lá para eles. É para isso que todo este trabalho serve.

Comentários