O novo "cientista" de força do Rockets





O apelido de “nerd” pode ser aplicado para o Houston Rockets em toda a sua organização dentro do basquete. Já que o seu General Manager, Daryl Morey, e até o seu principal armador, Jeremy Lin, são considerados assim. O primeiro por sua paixão por números e o segundo por ter saído de Harvard. 

O novo preparador físico da equipe, Joe Rogowski, também pode ser considerado um “nerd” ao aplicar todo o tipo de ciência na preparação dos jogadores. Na verdade, por mais que ele se considere um “treinador de força” seu real cargo no Rockets é diretor de ciência e pesquisa.


 

Rogowski tem 35 anos e foi preparador físico (ou assistente) de diversas equipes em diversos esportes como por exemplo o Buffalo Bills na NFL, o Chicago Fire da MLS e também da equipe de taekwondo dos Estados Unidos até chegar ao Orlando Magic em 2006.

Durante sete anos ele trabalhou na equipe da Flórida se tornando até próximo de Dwight Howard sendo responsável pelo programa que fez o pivô ganhar massa muscular e passar a ser dominante na NBA.  Muitos até creditam sua contratação por sua amizade com o Superman.

“Nós tivemos bastante sucesso juntos em Orlando. Nós fomos até as Finais da NBA. Nós não vencemos. Estamos no mesmo ponto nisso. Trabalhar com o, provavelmente, melhor atleta da NBA é uma coisa boa”, afirmou Rogowski. 

E o grande responsável pela ida dele para Houston não foi Dwight Howard e nenhum outro atleta e sim a sua esposa que nasceu na cidade e costuma treinar por lá. (Diana Lopez é atleta de taekwondo e conheceu Rogowski quando ele trabalha na equipe técnica da seleção americana).

A filosofia do novo Rocket é explicar ao máximo seus objetivos e o porque das coisas para os atletas, Rogowski não quer que os jogadores façam seus treinos apenas porque foram determinados pela equipe técnica, ele quer que eles entendam o que significa cada exercício.

Com um mestrado em fisiologia, Rogowski também é professor e pretende utilizar seus conhecimentos científicos e sua experiência dentro da sala de aula para ensinar seu método de trabalho aos atletas do Rockets.

Ele chegou para aperfeiçoar o programa que vem sendo implantado nos últimos três anos pelo diretor de força e condicionamento, Darryl Eto, e também pelo diretor de reabilitação, Jason Biles, além da participação do preparador físico da equipe, Keith Jones. 

“Estamos nos aprofundando mais na ciência e pesquisa do treinamento. Olhamos para a fisiologia do treinamento, neurologicamente porque estamos fazendo as coisas, o que leva a entender mais como o corpo reage a certos estímulos”, explicou Rogowski. 

A recuperação do atleta, segundo Rogowski, passará a ser mais especifica a cada um e mais especifica ainda a como o jogador se portou em quadra. Um exame de ultrassom nos músculos ajudará a equipe a determinar qual o melhor método de recuperação do jogador após as partidas.

Outra grande mudança na filosofia de treinamento é a utilização de outros esportes no treinamento físico dos jogadores de basquete. Neste verão, Rogowski trabalhou com os atletas dentro de quadra e na academia, mas também realizou treinamento de boxe, corridas, natação e até taekwondo em Houston.

Patrick Beverley aprovou sua primeira experiência com Rogowski: “Eu acho que foi bom, especialmente para mim. Eu ganhei peso. Fiquei mais forte. Isso te dá muito mais confiança para atacar, para estar em quadra. Eu sempre quis fazer coisas diferentes. Rogo tem sido ótimo. Ele é focado. Sem falar. Sem descansar. Sem piadas. Nós vamos direto ao trabalho”.

Vamos aguardar os jogos e ver se os métodos científicos de Rogowski darão certo e o time do Rockets esteja sempre bem fisicamente durante toda a temporada.

Comentários