Retrospecto do Rockets nos playoffs - San Antonio Spurs





No capítulo de hoje da série “o retrospecto do Rockets nos playoffs” contaremos a história dos confrontos do time de Houston contra o San Antonio Spurs.  



San Antonio Spurs (3-0)
Muitos consideram o Spurs o grande rival histórico do Rockets, mas as equipes do Texas se enfrentaram apenas três vezes em jogos de pós-temporadas e toda vez o time de Houston avançou para a próxima fase. Portanto, San Antonio pode ser considerado um freguês. 

O primeiro confronto entre as duas equipes em playoffs foi em 1980. Naquele ano, Spurs e Rockets ainda pertenciam à Conferência Leste e terminaram com a mesma campanha naquela temporada com 41-41. Pelos critérios de desempate, Houston teria o mando de jogo no terceiro e decisivo jogo da primeira rodada.

O Spurs tinha o cestinha da temporada e uma das grandes estrelas da NBA à época que era o ala George Gervin (33,3 ppg) que hoje é um hall of famer e em 1980 tinha participado de sete de um total de 12 All-Star Games e foi nomeado para All-NBA First Team naquele ano. 



Mas a equipe ao redor do pontuador era bem mediana com destaque para o armador James Silas (14,3 ppg) e o pivô Kevin Restani (12,7 ppg). 

Já pelo lado do Rockets foram cinco jogadores com mais de 10 pontos de média. O time era comandado pelo pivô Moses Malone (27 ppg) e pelo armador Calvin Murphy (24,3 ppg) ambos hall of famers. Robert Reid (15,3 ppg), Tom Henderson (12,7 ppg) e Rudy Tomjanovich (10,7 ppg) completavam a boa equipe de Houston.

O Rockets venceu as duas partidas realizadas em Houston e avançou para as semifinais onde seria varrido pelo Boston Celtics.



No ano seguinte, o Texas já fazia parte do Oeste e o Spurs fez uma grande temporada (52-30) e ficou em segundo da Conferência se classificando diretamente para as semifinais enquanto o Rockets (40-42) ficou apenas em sexto e teve que passar pelo Los Angeles Lakers na primeira rodada. 

Gervin (27,1 ppg) continou sendo o principal jogador do Spurs, mas desta vez além de Silas (11,4 ppg) contou com a ajuda também do ala-pivô Mark Olberding (19,7 ppg) que virou titular depois da temporada anterior e os novos companheiros Reggie Johnson (12,7 ppg) e Ron Brewer (11,4 ppg), pai de Ronnie Brewer que deve disputar a temporada 2013/14 com o Rockets. 

Os reforços do Spurs equilibraram a série que só foi decidida no sétimo jogo em San Antonio com uma vitória do Rockets por 105-100 com uma atuação de gala de Murphy.

Murphy (25,4 ppg) e Malone (28,1 ppg) novamente foram os destaques do Rockets, ajudados por Reid (19,7 ppg) e por Billy Paultz (12,7 ppg) e Mike Dunleavy (9,9 ppg) que ganharam as vagas no time titular de Henderson (7 ppg) e Tomjanovich (0,3 ppg). 

Aquele time do Rockets fez uma grande pós-temporada passando pelo Spurs nas semifinais e pelo Kings na final do Oeste conquistando o primeiro título de Conferência de suas história, mas perdeu a final da NBA para o Celtics em seis jogos.

Em 1995, catorze anos depois, o Rockets voltou a enfrentar o Spurs desta vez na Final do Oeste. Se por um lado o time de Houston era o atual campeão da NBA, o time de San Antonio possuía o MVP da temporada, David Robinson.

Era a hora de Hakeem Olajuwon (35,3 ppg / 12,5 rpg) mostrar porque era o melhor pivô do inicio dos anos 90 e conseguiu levar o Rockets ao título da Conferência Oeste pelo segundo ano consecutivo. Robinson (23,8 ppg / 11,3 rpg) não foi capaz de parar o nigeriano nem com a ajuda de Dennis Rodman (6,7 ppg / 15 rpg).



Clyde Drexler (19,3 ppg / 7,3 rpg / 4,5 apg) foi o número dois do Rockets exatamente como esperava-se dele. Kenny Smith (7 ppg) e Robert Horry (14,5 ppg / 7,2 rpg) foram os coadjuvantes da equipe. Mario Elie (6,8 ppg) foi titular apenas nas duas últimas partidas, nas três primeiras foi Pete Chilcutt (2,7 ppg) e na quarta partida foi Chuck Brown (2,2 ppg), mas o grande destaque do banco foi Sam Cassell (10,8 ppg) incluindo 30 pontos no jogo cinco.

Pelo lado de San Antonio, Avery Johnson (16,2 ppg), o ex-técnico do Clippers na última temporada Vinny Del Negro (11,3 ppg) e seu substituto Doc Rivers (9 ppg) além de Sean Elliott (17 ppg) foram os destaques.

Uma forma de saber o real poder dessa equipe do Spurs é ver que as camisas de Robinson, Johnson e Elliott foram retiradas pelo time de San Antonio. 

Esta série foi a consolidação de Hakeem Olajuwon como um dos maiores pivôs da história da NBA e também abriu o caminho para o primeiro título que coroou a carreira de Clyde Drexler.

Confrontos

1980 – Primeira Rodada do Leste (2-1)
1981 – Semifinal do Oeste (4-3)
1995 – Final do Oeste (4-2)

Comentários