Retrospecto do Rockets nos playoffs - "Portland Trail Blazers"





No capítulo de hoje da série “o retrospecto do Rockets nos playoffs” contaremos a história dos confrontos do time de Houston contra o Portland Trail Blazers.  



Portland Trail Blazers (3-0)

A primeira série entre as duas equipes foi em 1987, mas devemos voltar quatro anos para contar a história. Em 1983, o Rockets tinha a primeira e a terceira escolha do Draft. A primeira foi sabiamente usada no pivô Ralph Sampson enquanto que todos em Houston esperavam que o ídolo da Universidade local, Clyde Drexler, fosse escolhido na terceira posição, mas em seu lugar foi selecionado o ala Rodney McCray enquanto Drexler foi escolhido apenas na 16ª posição justamente pelo Blazers.



Em 1984 foi a vez de Rockets e Blazers brigarem na moedinha pela primeira escolha do Draft. Todos queriam Hakeem Olajuwon, e o time de Houston venceu o sorteio e escolheu o pivô, o Blazers por sua vez também escolheu um pivô, Sam Bowie, deixando Michael Jordan para o Chicago Bulls. 

Em 1987, o vice-campeão Rockets fez uma campanha devido a suspensão de Lewis Lloyd e Mitchell Wiggins por uso de drogas e terminou apenas na sexta posição e enfrentaria o terceiro colocado Blazers na primeira rodada do Oeste.
Além de Drexler (24 ppg / 7,5 rpg), o Blazer contava com ala alemão e ex-All Star Kiki Vandeweghe (24,8 ppg), o armador e futuro All Star Terry Porter (17 ppg / 10 apg), uma dupla sólida no garrafão com Steve Johnson (20,8 ppg / 10 rpg) e Caldwell Jones (3,8 ppg / 7,8 rpg).
Enquanto o Rockets mantinha o quarteto que tinha chegado à final da NBA no ano anterior comandados por Olajuwon (27,3 ppg / 9,3 rpg) e Sampson (19,8 ppg / 8,3 rpg). O ala McCray (14,3 ppg / 9 rpg) seguia com boas atuações e o veterano Robert Reid (14,5 ppg) ainda não demonstrava sinais de decadência, e o armador reserva do ano anterior Allen Leavell (20 ppg / 9,8 apg) agora desempenhava um papel importante. Essa foi a última série vencida pelas “Torres Gêmeas” com a camisa do Rockets. 


Em 1994, Drexler estava de volta a Houston e enfrentaria o seu amigo de universidade Olajuwon pela última vez. Rockets como segundo se via diante do sétimo Blazers e novamente saiu vitorioso em quatro jogos. Foi a primeira vitória de uma série de nove playoffs seguidos vencidos pelo Rockets que geraram os dois títulos de NBA para o time de Houston.


Olajuwon (34 ppg / 11 rpg) tinha acabado de ser escolhido como MVP da temporada regular e quis mostrar todo seu arsenal na primeira rodada do playoff e deixar para trás qualquer possibilidade de se questionar o prêmio. Os coadjuvantes ao redor do astro foram precisos novamente: Kenny Smith (11,8 ppg), Vernom Maxwell (16,8 ppg), Robert Horry (15 ppg) e Otis Thorpe (14,8 ppg / 10,3 rpg). 



Drexler (21 ppg / 10,3 rpg / 5,5 apg) foi sensacional na série e formou uma dupla de armação arrasadora com Strickland (23,5 ppg / 9,8 apg). O ala Cliff Robinson (16,3 ppg) também foi destaque, mas o grande problema do time foi o garrafão. Buck Williams (12,8 ppg / 8,8 rpg) foi titular em todos os jogos, mas ao seu lado revezaram Harvey Grant (8,5 ppg), Mark Bryant (2,5 ppg) e Chris Dudley (2,3 ppg). 

Depois de 15 anos sem se enfrentar, as duas equipes voltaram a se encontrar em 2009 novamente na Primeira Rodada do Oeste.
O Rockets tinha ficado em quinto e, portanto, não tinha o mando de quadra na série contra o Blazer, quarto colocado, e para piorar não poderia contar com o seu principal cestinha, Tracy McGrady, que teve uma lesão no joelho.

Sem o ala-armador para centralizar a pontuação, o time do Rockets dividiu o seu ataque por quatro dos seus titulares. O armador com então 24 anos, Aaron Brooks (15,3 ppg), o ala improvisado como SG era o então conhecido como Ron Artest (15,7 ppg), o papel defensivo era do ala Shane Battier (8,5 ppg / 6 rpg), e o garrafão era formado por Luis Scola (16,2 ppg / 6,5 rpg) e Yao Ming (15,8 ppg / 10,7 rpg).


O Blazers era comandado pela dupla de jovens formada por um ainda promissor e sem lesões Brandon Roy (26,7 ppg) de 23 anos e LaMarcus Aldridge (19,5 ppg / 7,5 rpg) com 21 anos.
As duas equipes não se encontraram mais em playoffs e o Rockets não venceu mais nenhuma série desde então.

Confrontos
1987 – Primeira Rodada do Oeste (3-1)
1994 – Primeira Rodada do Oeste (3-1)
2009 – Primeira Rodada do Oeste (4-2)

Comentários