Casspi será o novo Delfino?





Depois de três jogos da pré-temporada, sendo dois contra o Indiana Pacers em terra asiáticas, o grande destaque do Houston Rockets não foi nenhum dos cinco titulares e sim um coadjuvante que estava entre os favoritos a ser dispensado, Omri Casspi.

Na estreia contra o New Orleans Pelicans, Casspi aproveitou a ausência de Francisco Garcia e Reggie Williams para atuar por 20 minutos. Foram 20 pontos (9-10 e 2-3 da linha de três) e dois rebotes, o único erro do israelense foi na bola decisiva (de três pontos) que poderia dar a vitória ao Rockets e ele foi o único destaque da unidade reserva que perdeu a vantagem que os titulares construíram.

No jogo contra o Pacers nas Filipinas foram 21 minutos para Casspi e 17 pontos (6-9 e 2-5 da linha de três), além de 10 rebotes e duas assistências. Na última partida mesmo com o retorno de Garcia, o israelense jogou 23 minutos e somou 13 pontos (5-7 e 2-4 da linha de três), nove rebotes e duas assistências. 

Suas boas atuações e as fracas partidas de Terrence Jones e Donatas Motiejunas já fazem os jornalistas e até a própria comissão técnica pensar em um novo small ball com Casspi jogando ao lado do quarteto titular e fazendo um papel próximo ao que Carlos Delfino desempenhou na última temporada. 

No jogo de domingo a formação com Jeremy Lin, James Harden, Chandler Parsons, Casspi e Dwight Howard foi testada e aprovada por Kevin McHale já que durante os cinco minutos que estiveram em quadra esse grupo ampliou a vantagem de oito pontos para 15 contra o Pacers e praticamente definiu a partida. 

As médias de 16,7 pontos e sete rebotes credenciam Casspi a entrar na briga por mais minutos na rotação do Rockets e parece que o jogador já ultrapassou até o próprio Garcia na preferência do técnico McHale.

Nos três jogos, Casspi vem desempenhando funções de PF, mas essa função surgiu meio que por acaso já que o garrafão reserva estava bastante desfalcado sem Omer Asik e Marcus Camby, e Greg Smith teve seu tempo limitado e o outro concorrente Robert Covington ainda é um novato e não deve fazer tanta sombra assim.

O uso do israelense na última partida foi pensando já nesta opção sendo o PF da escalação reserva com Beverley, Brewer, Garcia, Casspi e D-Mo. E o desempenho de Casspi nesta função foi convincente. Seus 50% de aproveitamento de três pontos tem feito o Rockets se esquecer do argentino, sem contar que ele ainda não errou um arremesso de dois pontos, impressionante.

Ainda não sabemos como McHale pretende utilizar Asik, mas se a formação com o turco ao lado de Howard não funcionar e o time precisar jogar o seu famoso small ball Casspi estará preparado para ser o jogador que Delfino foi ano passado.

“Eu gostei disso. Disfrutei cada segundo. Isso me propiciou participar das coisas. Eu recebo mais a bola e meio que facilito nosso ataque. Eu realmente me senti a vontade no ataque. Eu preciso ficar mais confortável com a defesa principalmente com alguma de nossas terminologias e coisas do tipo, mas este foi meu terceiro jogo da carreira como PF então eu estou melhorando todos os dias nos treinos, faço o que o técnico pede e fico humilde” avaliou Casspi.

Comentários