Olajuwon sobre Howard: "Precisa tomar decisões mais rápidas"





Hakeem Olajuwon dispensa apresentação em qualquer texto direcionado a fãs de basquetee ainda mais para os do Houston Rockets. Nesta terça-feira, o ex-pivô falou ao blog do site da NBA “Hang Time” sobre seu trabalho com Dwight Howard na pré-temporada.

 

Olajuwon está em seu país natal, Nigéria, ajudando a implantar uma iniciativa para jovens carentes através do basquete e disse que não vê a hora de retornar a Houston para trabalhar com seu pupilo, Howard. 

Olajuwon foi uma das pessoas que ajudaram o Rockets a convencer Howard a se mudar para Houston, após o recrutamento o ex-jogador foi contratado para trabalhar com os big men da equipe melhorando o jogo ofensivo perto da cesta.

Uma das reclamações de Olajuwon sobre o modo como Howard vem jogando é a aparente indecisão do pivô em tomar decisões de como deve proceder com a jogada.

“Dwight sempre foi atlético e agressivo e ele continua sendo. Mas quando eu o vejo, eu vejo as oportunidades que ele tem perdido. Quando pega a bola, ele parece demorar a decidir qual movimento fazer, onde ele deve ir”, afirmou Olajuwon.

“Não deve haver um delay para Dwight. Ele deve ser capaz de reconhecer rapidamente a situação e reagir imediatamente fazendo o movimento. Você deve se mover antes que o defensor tenha chance de fazê-lo. Você deve ser aquele que faz o primeiro movimento e então você força o defensor a  sempre ser aquele que reage.”, completou.

No geral, Olajuwon diz que o seu trabalho com Howard durante a pré-temporada foi muito bom, mas que o pivô tende a voltar aos seus maus hábitos quando o jogo começa a apertar e para melhorar isso a ideia de Hakeem é voltar a Houston pouco antes do All-Star Break e ficar com o time até o fim da temporada como um “lembrete”.

“Eu acredito que nós fizemos um bom trabalho quando estivemos juntos no verão e no inicio do training camp. Mas o que eu vejo agora é que quando o jogo fica competitivo Dwight tem a tendência a voltar aos seus velhos hábitos. Ele começa a fazer tudo que fazia antes. Ele precisa de um lembrete. Talvez se eu estiver lá o tempo inteiro nós podemos reforçar novos hábitos e torna-los naturais”, completou Olajuwon.

Olajuwon também falou sobre os problemas que Howard tem tido na linha de lance-livre e suas médias cada vez piores (apesar de que nesta temporada ele tem sido melhor que as duas últimas ele ainda está abaixo de sua média).

Eu penso que aí que é a confiança de rotina começa. Não é apenas horas e horas de trabalho. É criar uma rotina sólida e mantê-la. Com Dwight agora, eu acho que é mais mental. Às vezes você tem que deixar levar. Não pensar. Não hesitar. Apenas confiar na sua rotina e deixar ir”, afirmou “The Dream”.

Por fim, ele falou sobre péssimos arremessadores de lances-livres vencendo campeonatos: “Eu não diria que você não pode ganhar um campeonato se você não consegue acertas lances-livres porque Shaq o fez quatro vezes. Mas pode ser um fator decisivo então você vai querer consertar”.

Olajuwon venceu dois campeonatos com o Houston Rockets acertando 73% da linha de lances-livres, um índice um pouco melhor que os 71% que foi a sua média nos 18 anos de carreira na NBA. 

Agora é esperar o retorno de Hakeem a Houston e ver se Howard vai efetivamente mudar o seu jogo e melhorar até mais a sua força ofensiva. 

Comentários