Quem vestiu a camisa #25 do Rockets?





No terceiro capítulo da série “Quem Vestiu?” vai falar da história da camisa #25 que hoje é utilizada pelo capitão do Houston Rockets, Chandler Parsons, mas já foi utilizado por outro ala importante para os dois títulos da franquia. 


O #25 por muito tempo foi considerado maldito em Houston porque os seus donos não conseguiam emplacar duas temporadas atuando na equipe tanto que apenas três jogadores conseguiram ultrapassar a barreira dos 100 jogos utilizando a numeração. 

#25 – Chandler Parsons

O número #25 foi utilizado em 1972 na primeira temporada da equipe em Houston e foi por cinco anos seguidos do power forward, Cliff Meely. O jogador foi consistente em suas três primeiras temporadas, mas depois ficou fora dos playoffs em 1975 por conta de uma lesão e foi dispensado em novembro daquele ano. 


Depois da saída do ala-pivô foi a vez do pivô T. Owens atuar em 1977 com a numeração. No ano seguinte, o #25 passou a foi utilizado pelo ala CJ Kupec, mas foi novamente por um breve período. 

Depois de 12 anos, outro jogador voltou a utilizar o número #25, mas a sorte parecia seguir longe da camisa quando o ala-armador Anthony Bowie jogou também apenas uma temporada em 1990 antes de ser dispensado.







Em 1992, a maldição do #25 enfim acabou quando Robert Horry foi escolhido na 11ª posição do Draft resolveu manter a numeração que utilizava na Universidade do Alabama. Logo de cara o ala assumiu a condição de titular da equipe com apenas 22 anos. 

Na sua primeira temporada o Rockets perdeu para o Seattle Supersonics nas semifinais da Conferência Oeste, mas nos dois anos seguintes ninguém conseguiu para a equipe de Houston que conquistou seus dois únicos títulos até agora e Horry foi uma peça fundamental para as conquistas.

Depois de quatro temporadas, Horry foi incluído na troca que levou o ala-pivô Charles Barkley para Houston enquanto o #25 foi para Phoenix junto a mais três jogadores do Rockets.

Até hoje, Robert Horry é o principal jogador a utilizar o #25, mas Parsons terá todas as chances para tentar mudar isso nos próximos anos. 

Depois da saída de Horry, a maldição do #25 voltou a ser lembrada já que os três próximos donos da camisa não tiveram vida longa em Houston até a chegada de Parsons em 2011. 

Em 2005, o armador Moochie Norris retornou a Houston e escolheu o #25 no lugar do seu antigo #12, mas logo foi trocado para o New Orleans Hornets no meio da temporada seguinte. 

Em 2007, o pivô georgiano Jake Tsakalidis chegou ao Rockets vindo de Memphis e escolheu a camisa #25, mas sua carreira em Houston não durou muito. Em 2008, Gerald Green, ala do Phoenix Suns, atuou por uma partida pelo Rockets com a camisa #25 para logo depois ser dispensado.



No Draft de 2011, o Rockets escolheu o ala Chandler Parsons na posição número 38 e o jovem escolheu o #25 e depois de ser trocado para Minnesota e comprado no mesmo dia logo virou titular da equipe e hoje é um dos jogadores mais admirados pela torcida. 

Quem mais vestiu a camisa #25?

1.       Robert Horry - 360
2.       Cliff Meely - 298
3.       Chandler Parsons - 145
4.       Anthony Bowie - 68
5.       CJ Kupec - 49

Comentários