Quem vestiu a camisa #3 do Rockets?





A série “Quem Vestiu?” estreou na semana passada com a história da camisa número #7 do armador Jeremy Lin e hoje vamos falar da camisa do pivô Omer Asik, o número #3.

 

Durante toda a offseason se falou em uma troca do pivô por um PF que consiga arremessar de média e longa distância, mas no começo da temporada o técnico Kevin McHale escolheu por escalar a dupla de pivôs no time titular.

Enquanto o futuro de Asik parece ser mesmo ficar em Houston, vamos conhecer quem vestiu a camisa dele antes da chegada do turco no Rockets.

#3 – Omer Asik

O número do atual pivô turco só foi utilizado pela primeira vez em 1983 pelo ala-armador Craig Ehlo que foi selecionado pelo Rockets na 46ª posição do Draft daquele ano e o jogador ficou na equipe por três temporadas sendo dispensado logo após a derrota da equipe nas Finais da NBA de 1986. Ehlo ficou famoso mundialmente pelo “The Shot” do Jordan nos playoffs de 1989 quando já atuava pelo Cleveland Cavaliers.

Ehlo contra o Celtics na Final de 1986


Em 1988, o ala Derrick Chievous foi escolhido pelo Rockets no Draft na 16ª posição e escolheu o número #3 e era uma esperança para a equipe, mas uma temporada e meia depois, ele foi trocado por três escolhas de segunda rodada com o Cleveland Cavaliers.



O #3 também foi usado por outro pivô europeu, o eslovaco Richard Petruska atuou por 22 vezes com a camisa em 1994, mas não participou dos playoffs que levaram ao primeiro título do Rockets.

Em 1996 foi a vez do ala-armador Eldridge Recasner utilizar a camisa #3, mas foi apenas naquele ano e logo o jogador foi dispensado. No ano seguinte, o armador novato Randy Livingston resolveu escolher o número e depois daquela temporada também não agradou e foi dispensado.

A camisa de uma temporada continuava sendo o #3 mesmo quando o ala-armador Michael Dickerson virou titular em seu ano de novato, mas foi trocado no fim daquele 1999 para propiciar a chegada de Steve Francis ao Rockets.

O novato armador chegou utilizando a camisa #3 do seu antecessor e com ela Francis foi novato do ano em 2000 e foi escolhido para três All-Star Game comandando o ataque do Rockets por cinco anos. Ele teve médias de 19 pontos por jogo além de seis rebotes e 6,3 assistências.

Em 2005 ele foi trocado para o Orlando Magic por Tracy McGrady e outros jogadores. Dois anos depois retornou a Houston para retomar sua antiga camisa, mas após 10 partidas foi trocado novamente e nunca mais jogou na NBA.

Depois de Francis, o armador Bob Sura foi o dono da camisa #3 e o titular na posição 1 do Rockets em 2005, mas foi o último ano da carreira do jogador. 

A camisa voltou a ser usada em 2010 quando Tracy McGrady decidiu trocar a camisa #1 pela #3 devido ao seu projeto chamado “Three Points Darfur”, mas o jogador disputou apenas seis partidas naquela temporada e foi trocado para o New York Knicks.

O pivô Hilton Armstrong chegou na troca e substituiu T-Mac também na numeração, mas vestiu apenas nove vezes a camisa do Rockets. 

Em 2011, o armador Goran Dragic chegou à Houston vindo de Phoenix e assumiu a camisa #3 por duas temporadas chegando a ser titular no fim da temporada 2011/12, mas o Rockets decidiu não assinar novamente com o jogador que voltou ao Suns.



Naquela mesma Free Agency chegou o pivô turco Omer Asik, atual dono da camisa #3.

Quem mais vestiu a camisa #3?

1.       Steve Francis – 389
2.       Derrick Chievous – 126
3.       Craig Ehlo – 101
4.       Goran Dragic – 88
5.       Omer Asik - 88

Comentários