O Rockets tem razões para odiar Scottie Pippen?



Por muitos e muitos anos, os torcedores do Rockets tem feito listas dos piores ou melhores jogadores que já vestiram a camisa do time de Houston. Já discutiram para saber quem foi o mais amado, mas apenas um consenso foi atingido: Scottie Pippen é o mais odiado.

Como jogador em sua carreira, Pippen venceu o Rockets em 20 oportunidades sendo derrotado em outras 13 o que não faz dele um carrasco. Suas médias de 14.6 pontos, 7 rebotes e 5.8 assistências tampouco fazem dele persona non grata em Houston. O que faz dele tão odiado é sua curta passagem pela equipe.


No fim da temporada 1997/98, o Rockets foi eliminado novamente pelo Utah Jazz e dessa vez na primeira rodada dos playoffs e Clyde Drexler resolveu se aposentar, terminando assim o big three formado por ele, Hakeem Olajuwon e Charles Barkley. Os torcedores estavam órfãos.

Foi quando em janeiro de 1999, após o lockout que atrasou o início da temporada da NBA, o Rockets adquiriu Pippen do Chicago Bulls em uma sign-and-trade enviando apenas Roy Rodgers e uma escolha de segunda rodada, os torcedores de Houston encheram a loja do time para comprar a camisa #33 do jogador.



Pippen tinha acabo de completar 33 anos e conquistar seu sexto título com o Bulls quando finalmente conseguiu assinar um contrato gigantesco de 5 anos de duração e 67 milhões de dólares. Ele chegaria para ressuscitar o big three de Houston com os envelhecidos Olajuwon e Barkley que tinham 36 e 35 anos, respectivamente.



Apesar da idade, o trio conseguiu uma campanha 31-19 que levou Houston para ao playoffs com a quinta posição do Oeste com o mesmo retrospecto do Lakers, seu rival na primeira fase da pós-temporada.



Olajuwon ainda foi escolhido para o All-NBA Third Team enquanto Pippen foi nomeado para o All-Defensive First Team. Parecia que os velhinhos de Houston ainda teriam alguma lenha para queimar.

Mas o Rockets não foi páreo para o Lakers de Shaquille O’Neal e Kobe Bryant e acabou derrotado por 3-1 (naquele tempo a primeira série era disputada em melhor de cinco jogos) e foi então que a passagem de Pippen por Houston chegou ao fim.

As médias de 14.5 pontos, 6.5 rebotes e 5.9 assistências foram as menores da carreira do ala até então e sua passagem pelo Houston se resumiu a apenas 50 partidas naquela temporada mais curta que o normal. 






Durante toda a temporada, Barkley e Pippen brigaram pela liderança da equipe e reclamavam sempre um do outro até que depois da eliminação o ala resolveu levar a público todo seu descontentamento com Chuck.

As reclamações de Pippen não paravam apenas em Chuck, o jogador constantemente reclamava do ataque de meia-quadra do técnico Rudy Tomjanovich e também não aceitava que Olajuwon recebesse tantas vezes a bola no ataque. 

O sistema de jogo do Rockets era baseado no post o que era explicável, pois o time tinha Barkley e Olajuwon nos últimos anos, mas o técnico deveria ter incluído Pippen em seu livro de jogadas. Ter um jogador do calibre dele apenas arremessando de fora era um desperdício tremendo e o ala sabia disso.

Por isso, Pippen resolveu pedir para ser trocado pelo Rockets que sabendo disso assinou com o free agent Shandon Anderson para uma possível saída do ala. Mas a paciência do ex-jogador do Bulls se esgotou quando Barkley afirmou que estava decepcionado com a vontade dele sair de Houston.

Então Pippen foi até a ESPN afirmar que o ala-pivô que estava decepcionando ele por ser preguiçoso, egoísta e ser um jogador que nunca venceria um campeonato na NBA por não ter o comprometimento necessário e ainda disse que torceria para nunca mais jogar ao lado do “sorry fat butt”. 



E dias depois da declaração, atendendo aos pedidos de Scottie, o Rockets o trocou para o Portland Trail Blazers por seis jogadores do quais apenas Kelvin Cato, Carlos Rogers e Walt Williams chegaram a jogar por Houston.

Mas o que faz de Pippen tão odiado em Houston? A esperança. Apenas dois meses antes da saída do ala, o Rockets tinha feito uma troca que levou o jovem Steve Francis para a equipe. Era o elemento novo que faltava ao envelhecido time.

Um time com Francis, Cuttino Mobley, Pippen, Shandon Anderson e Hakeem Olajuwon poderia ser o que faltava ao Rockets para brigar de igual pra igual com os adversários pelo título. Ainda teria Charles Barkley no banco.

Mas infelizmente, o ego de Pippen falou mais alto e sua insatisfação com Barkley levou as esperanças do Rockets ter um bom time. Com isso, Houston ficou fora dos playoffs por quatro temporadas e viu o ala-pivô se aposentar em 2000 e Olajuwon ser trocado para Toronto em 2001. 

Pippen ainda jogou mais quatro temporadas em Portland levando a equipe as finais do Oeste em 2000 e depois encerrou a carreira aos 38 anos de volta a Chicago. Suas médias de pontos e rebotes caíram ano a ano devido ao declínio de seu físico.



Por assassinar a esperança do torcedor do Rockets de ver seu time e o velho Olajuwon brigando por títulos e também por criar confusões e pedir pra ser trocado em pouco meses faz de Scottie Pippen o jogador mais odiado a jogar em Houston.

Comentários