Rockets troca Asik com o Pelicans por uma escolha de primeira rodada




O Houston Rockets deu o segundo passo para buscar uma estrela na Free Agency que se inicia no próximo dia 01 de julho. O GM, Daryl Morey, completou uma troca que mandou o pivô Omer Asik para o New Orleans Pelicans por uma escolha de primeira rodada do próximo Draft.


O Rockets conseguiu limpar 8,3M no CAP trocando o pivô turco, sem receber nenhum contrato em troca, e conseguiu uma pick protegida que se ficar entre 4-19 será de Houston para o Draft 2015. Além disso, New Orleans receberá 1,5M de dólares.

Se na última trade deadline Morey estava pedindo duas escolhas de primeira rodada pelo turco, agora, no desespero por aliviar a folha salarial, acabou conseguindo uma. O Pelicans, mesmo com Asik, deverá continuar sendo uma equipe que fica fora dos playoffs, logo poderá ser uma boa pick.

Além de aliviar o CAP, o Rockets também alivia um pouco o bolso do seu dono Leslie Alexander, pois Asik receberia 15M nesta temporada, mesmo que o impacto na folha salarial seja de 8,3M, ou seja, Houston gastaria mais 6,7M “por fora”. Mesmo mandando dinheiro para o Pelicans, ainda teria economizado 5M.

Essa resolução é importante, porque o Rockets pretende assinar com uma estrela e também renovar com o ala Chandler Parsons, o que levaria a equipe a gastar acima do teto salarial.

A troca também termina por garantir que o contrato dado para Omer Asik em 2012 foi válido para o Rockets. Por exemplo: a equipe pagou 10M por duas temporadas do turco, enquanto o Pelicans pagará 15M por apenas uma. (O contrato de Asik era de 3 anos e 25M, sendo 5M nos dois primeiros anos e 15M no último).

Apesar de já estar acertada, a troca entre Rockets e Pelicans ainda não pode ser concretizada, pois a equipe de New Orleans ainda não tem o espaço salarial necessário para adicionar Omer Asik, o que deve ser feito apenas depois que começar a FA, ou se a equipe fizer alguma troca no dia do Draft. 


Omer Asik tem 28 anos e disputou duas temporadas com o Houston Rockets, após chegar na FA vindo do Chicago Bulls. No total, foram 130 partidas (101 como titular) com médias de 8,6 pontos e 10,3 rebotes. Nos playoffs foram 12 partidas com 9,1 pontos e 9,7 rebotes.
 


 Agora, o próximo passo é conseguir mandar Jeremy Lin para alguma equipe, em troca de nenhum contrato oneroso. Acredito que seja necessário incluir a pick #25 deste Draft para que alguém queira o armador. Mas a ideia é a mesma do que aconteceu com o Asik, livrar o CAP para alguma estrela. 

Comentários