E agora, Houston Rockets? (Parte I: Free Agency)





Com a oficialização de Nick Johnson e Clint Capela, o Rockets tem agora 17 jogadores sob contrato para a temporada 2014/15. Com isso, a expectativa em Houston é que ainda haja alguma movimentação antes do training camp de Setembro. 


Mesmo com o espaço salarial estourado, o Rockets ainda possui algumas alternativas para reforçar a sua equipe. Como Daryl Morey gosta de afirmar, Houston tem alguns assets que podem (e devem) ser usados com a finalidade de montar um bom time. 



Esse texto vai ser dividido em três partes que vão explicar como o Rockets pode reforçar o time antes do início da temporada, nesta primeira parte vou falar do que ainda se pode esperar dessa Free Agency e quanto dinheiro realmente o time de Houston tem para contratar.


Salários do Rockets para 2014/15


Para que o leitor entenda melhor temos que falar quais jogadores possuem contrato com o Rockets e quanto cada um recebe e conta no CAP. Além dos 17 jogadores abaixo listados, contam para a folha salarial de Houston os CAP Holds de Francisco García e Jordan Hamilton (vocês também tinham esquecido dele, não é?)
Dwight Howard ($21.44M), James Harden ($14.73M), Trevor Ariza ($8.58M), Alonzo Gee ($3M), Terrence Jones ($1.62M), Donatas Motiejunas ($1.48M), Scotty Hopson ($1.45M), Josh Powell ($1,31M), Clint Capela (1,18M), Joey Dorsey ($948,163), Patrick Beverley ($915mil), Jeff Adrien ($915mil), Ish Smith ($915mil), Isaiah Canaan ($816mil), Robert Covington ($816mil, garantido em $150mil), Troy Daniels ($816mil) e Nick Johnson ($816mil). 

Os nomes em negritos possuem contratos não garantidos e serão abordados melhor no terceiro capítulo dessa série. 

Visto em que o Rockets gasta seu dinheiro, vamos analisar agora quais são as possibilidades que ainda existem para Houston nessa “janela de transferências”. Lembrando que com todos esses salários a equipe está acima do CAP. 

Além das formas explicadas abaixo, o Rockets poderá assinar tantos contratos pelo mínimo puderem ser encaixados no elenco. Considerando que o máximo de jogadores sob contrato possível são 20 e que devem ser cortados para 15 antes da temporada começar. 


Mid-level Exception


A MLE é uma possibilidade que a CBA dá às equipes de assinar com alguma free agent por um determinado valor. Para esta temporada, o valor possível para as equipe acima do CAP e abaixo da taxa é de 5,3M, aos acima da taxa é de 3,2M e aos abaixo do CAP é 2,5M. O máximo de duração desse contrato é de quatro anos.


O Rocktes utilizou uma parte da sua MLE para assinar com Johnson pelo mínimo da NBA, o que fez com que a equipe ainda mantivesse cerca de 4,5M dessa exceção para reforçar o time. 


Com a provável ida de Ray Allen para o Lebron James (Cleveland Cavaliers), o único veterano disponível para assinar por esse valor seria o ala Shawn Marion, que segundo a ESPN estaria sendo disputado entre o Rockets e o San Antonio Spurs. 


Com o Rockets trabalhando acima do CAP salarial, seria muito improvável Morey perder a chance de utilizar a MLE para reforçar a equipe. Se não for com Marion a equipe poderá trazer algum jogador de fora da NBA, principalmente se alguém se destacar na Copa do Mundo de basquete.


 Biannual Exception


Essa é outra exceção que a CBA dá às equipes para assinar um contrato com um jogador livre por um total de 2M por no mínimo dois anos. Essa exceção é importante para times acima do CAP, pois permite que assinem jogadores por valores acima do mínimo. 


Existem vários veteranos que poderiam reforçar o Rockets com essa exceção, mas eu realmente não tenho nenhum palpite de como o Morey irá usá-la, ou até se realmente irá utilizá-la. Um palpite seria a possibilidade de buscar o Jermaine O’Neal para reforçar o garrafão da equipe. 

Mas existem várias outras possibilidades de assinar com qualquer jogador que exija receber um pouco mais que o mínimo e é justamente para isso que a BAE serve. 


CAP Holds


Dentro da intrínseca folha salarial do Rockets ainda está o CAP Hold de Francisco Garcia (915mil) e Jordan Hamilton (2,1M). Possuir isso significa que o time de Houston tem os Bird Rights dos jogadores e podem assinar com eles contratos maiores que os outros. 


Na prática, mesmo que o Rockets não queira renovar com esses jogadores, ele pode conseguir alguma coisa em troca deles em acordos de sign-and-trade. É uma possibilidade remota e complicada, mas se o time de Houston ainda não abriu mão desses direitos é porque tenciona fazer algum negócio com esses jogadores.


Cenas do próximo capítulo


Em um primeiro momento, essas pequenas exceções poderão ser utilizadas por Daryl Morey para melhorar um pouco mais a equipe. No segundo capítulo dessa Saga eu vou abordar como a TPE de 8,3M recebida na troca de Jeremy Lin pode ser utilizada.

Comentários