E agora, Houston Rockets? (Parte II: Traded Player Exception)





No segundo capítulo da série “E agora, Houston Rockets?” nós vamos abordar as diversas possibilidades em que a equipe texana poderá usar a TPE recebida na troca de Jeremy Lin para o Los Angeles Lakers. 

Vale a pena lembrar que o primeiro capítulo tratou das possibilidades que o Rockets tem em assinar com alguns jogadores e também conseguir mais assets que poderão ser usados em uma troca futura. 



Traded Player Exception

Quando duas equipes trocam um jogador com salários diferentes, existe a possibilidade de se criar um TPE que iguale os valores para as duas equipes. 

Por exemplo, na troca que o Rockets fez com o Los Angeles Lakers por Jeremy Lin, a equipe da Califórnia não enviou nenhum jogador com contrato para Houston, portanto foi gerado uma TPE de 8,3M (Valor do salário de Lin) para o time do Texas.

No fim das contas, apesar de perder uma escolha de primeira e uma de segunda rodada para o Lakers, o Rockets acabou recebendo uma TPE que pode ser muito útil caso seja usada com sabedoria (Alô, Mestre Yoda).

Essa exceção é muito importante e é considerada valiosa para o Rockets por Morey. Mesmo sem poder ser acumulada com algum contrato, ela pode ser utilizada por Houston em uma troca por um jogador que receba menos que 8,3M.

Por exemplo, se o Milwaukee Bucks resolver por algum motivo se livrar do ala-pivô Ersan Ilyasova (7,9M), o Rockets pode oferecer algumas escolhas futuras de Draft (ou direitos internacionais de algum jogador) mais a TPE. Para isso, Houston não perderia nenhum jogador. 

Existe uma lista extensa de alvos que o Rockets poderia buscar utilizando a TPE, vou citar alguns, mas POR FAVOR são só pesquisas minhas baseadas na disponibilidade e nos salários dos jogadores, não existe nada nem perto de ser especulado. 


Brandon Bass – Jonas Jerebko - Jared Dudley - Tayshaun Prince - Carlos Delfino - JJ Barea - Derrick Williams - Chuck Hayes - Tyler Hansbrough – Jeff Teague - Goran Dragic – Ersan Ilyasova – Wilson 
Chandler – O.J. Mayo – J.R. Smith – Jason Richardson – Landry Fields.


Dessa lista, Dragic e Ilyasova seriam os únicos considerados alvos primários por Daryl Morey. Sua contribuição seria imediata e elevaria o Rockets para um nível melhor desde já sem comprometer a flexibilidade salarial que foi o que fez Houston não manter Chandler Parsons.

No caso de Goran Dragic, o ponto a favor do Rockets é que o contrato dele (7,5M/ano) tem apenas mais dois anos, sendo que o último é player option, ou seja, o esloveno poderá optar em terminar o vínculo com o Phoenix Suns antes e virar UFA (assim como fizeram Lebron James, Carmelo Anthony, Chris Bosh, entre outros). 

O Suns assinou com o armador Isaiah Thomas e draftou Tyler Ennis para a posição, além de ainda manter (até hoje) Eric Bledsoe como RFA. Com três jogadores para a posição, Phoenix pode pensar em trocar Dragic com medo de perdê-lo de graça. 

Nesse caso, o Rockets poderia usar a TPE junto com os direitos internacionais de alguns jogadores (Kostas Papanikolaou, Alessandro Gentile, Marko Todorovic, Sergio Llul) somado a algumas escolhas de Draft. 

(É importante lembrar que na troca de Omer Asik, o Rockets recebeu uma escolha de primeira rodada do New Orleans Pelicans (4-19) que deve ser um asset valioso na luta por uma troca boa para Houston).

Apesar de tudo isso, eu não vejo o Suns trocando seu melhor jogador a não ser que Dragic diga expressamente que não pretende continuar em Phoenix. 

O caso de Ilyasova é bem diferente já que Morey não costuma adquirir contratos longos e o do turco é 7,9M garantidos nos próximos dois anos e 8,4M (400mil garantidos) em 2016/17. O Bucks poderia até aceitar bem menos que o Suns por ele, mas será vale a pena para o Rockets perder seu asset mais valioso (a escolha de NOP) por ele? 

A única vantagem que vejo em adquirir o turco seria não perder essa pick de NOP, o que manteria ainda a flexibilidade salarial do Rockets e acrescentaria um PF para o time titular. Com a chegada de Ilyasova ficaria mais fácil para Morey incluir Jones e/ou D-Mo em uma troca por um PG titular. 

Essas são as melhores opções para o Houston, mas não são as mais prováveis caso seus times peçam demais por eles. Na minha opinião, os favoritos a serem trocados para o Rockets utilizando a TPE são: Wilson Chandler, Tayshaun Prince e Landry Fields. Com uma especial atenção para o jogador do Denver Nuggets. Os times desses três jogadores estão claramente descontentes com eles e aceitariam uma troca apenas para se livrar de seus vínculos. 

Calma, pessoal. Sei que nenhum desses três representa uma melhora significativa na equipe do Rockets, mas podem ser aspectos importante para conseguir atingir o objetivo final do Morey ainda nesta temporada que é a busca de um PF ou PG que venham subir o time de patamar. 

Cenas do Próximo Capítulo

No capítulo final da novela “E agora, Houston Rockets?” falarei das possibilidades de trocas que a equipe texana teria para acrescentar uma terceira estrela (ou mesmo um bom jogador) ao elenco já nesta temporada.

Comentários