O relógio começa a correr contra o Rockets


Depois de 10 dias sem novidades concretas parece que finalmente o Houston Rockets vai ter que se mover nessa Free Agency depois que o ala Chandler Parsons assinou uma proposta do Dallas Mavericks nesta quinta-feira (10).

A proposta da equipe de Dallas é de cerca de 45M por três temporadas, sendo a última um player option. Quando a oferta for submetida à NBA (o que segundo Donnie Nelson, será feito na madrugada desta sexta-feira) a equipe do Rockets terá 72 horas para igualá-la e manter Parsons em Houston.


Essa oferta do Mavericks não é o fim do mundo para o Rockets, mas é um pouco acima da expectativa da franquia para o ala. Em Houston falava-se de um salário entre 10 e 12 milhões anuais para Parsons.

Quando o relógio começar a rodar, Daryl Morey vai ter que acelerar as suas decisões para que a Free Agency não seja um fracasso total para o Rockets. No presente cenário, três coisas podem ocorrer:

a)      Rockets troca Jeremy Lin, Omer Asik, assina com Chris Bosh (ou outra estrela) e renova com Parsons;
b) Rockets renova com Parsons e melhora a equipe com outros FA; 
c) Rockets deixa Parsons assinar com o Mavs.

PLANO A

O plano principal do Rockets desde o começo da Free Agency era conseguir trazer uma estrela para formar o Big Three com James Harden e Dwight Howard, e ainda sim conseguir renovar o contrato do Parsons utilizando do Bird Rights para tê-lo mesmo acima do teto salarial.

O problema é que o tempo agora está contra o Rockets. A oferta de 88M/4 foi aceita pro Chris Bosh, mas só vai ser concretizada caso Lebron James resolva levar seus talentos para longe de Miami.

Com o futuro da franquia nas mãos de James, o Rockets terá três dias para concretizar as trocas envolvendo Asik (para o New Orleans Pelicans por uma escolha de primeira rodada) e Lin (provavelmente para o Philadelphia 76ers), para então assinar com Bosh e Parsons, nesta ordem.

Com isso, Bosh e Parsons receberiam por volta de 36M na próxima temporada, mas vale ressaltar que se não forem trocados Lin e Asik receberão 30M. Se formos olhar por esse lado, será um grande negócio acertar com o ala-pivô de Miami e manter o #25.

Para que isto dê certo, o Rockets deve pressionar uma decisão de Bosh, caso Lebron enrole para tomar a sua própria. Se em três dias, o escritório de Houston não obtiver nenhuma resposta terá uma decisão ainda mais difícil para tomar: renova ou não com Parsons.


PLANO B

Jogando pressionado e sem um bom contra-ataque, Morey deverá ter pouco tempo para buscar reforços para o Rockets sem o risco de perder o seu ala titular e com isso terá que pagar muito caro em um mercado já inflacionado.

Sem uma boa margem de negociação, o Rockets terá que buscar reforços para a sua equipe em posições precárias como PF (Alguém falou em Pau Gasol?) e PG. E os melhores para cobrir essas lacunas estão como RFA, logo Morey terá que oferecer muito dinheiro para que alguém vá para Houston.

Com um bom espaço no CAP (antes de Parsons), o Rockets terá uma margem muito boa para conseguir trazer bons reforços, mas esse começo de Free Agency, onde vários atletas tem recebido contratos altos para o seu valor, tem sido assustador.

Caso espere para buscar reforços depois de pagar 15M/ano por Parsons, a situação salarial do Rockets vai ficar ainda mais complicada e provavelmente o time tenha que manter o seu quinteto da temporada passada com algumas melhorias no banco de reservas.

Veteranos em contratos relativamente curtos devem ser os alvos de Morey nos próximos dias, caso ele escolha trilhar este caminho. E o torcedor de Houston terá que confiar na capacidade de negociação do seu GM para sonhar com qualquer melhoria na equipe.

 Em uma reviravolta mais improvável, Morey poderá buscar outros negócios envolvendo Asik e Lin que consigam trazer algum reforço via troca para Houston.

PLANO C

Caso Morey queira trabalhar com mais calma e esperar o mercado desacelerar, a escolha mais acertada também é a mais arriscada. Deixar Parsons rumar para Dallas e contratar a partir daí.

Nesse cenário, o alvo primordial será um SF. Segundo alguns rumores, o escritório do Rockets já iniciou contatos com o staff de Paul Pierce, Trevor Ariza e Luol Deng. Com as ofertas recebidas por Parsons e também por Gordon Hayward (63/4 oferecido pelo Charlotte Hornets) deve fazer o preço dos dois últimos subir demais.

Logo, Paul Pierce surge como o mais provável reforço, mas a idade pode um peso para uma posição muito exigida pelo time do Rockets. Aos 36 anos, The Truth atuou em 75 partidas com o Brooklyn Nets com média de 28 minutos por jogo enquanto Parsons esteve em quadra no mesmo tanto de jogo, mas com 38 minutos de média.

Por mais que Pierce seja um veterano vencedor, não faz sentido algum para o Rockets escolhê-lo sobre Parsons. E mesmo os dois supracitados, por um contrato semelhante, são considerados inferiores pelo escritório de Houston.

  
A ESCOLHA DE PARSONS

Pelos lados de Houston existe muita gente duvidando da vontade de Chandler Parsons em permanecer no Rockets, pois o jogador assinou a proposta do Dallas Mavericks rápido demais sem esperar por uma definição de Bosh, Lebron e cia, e com isso dar tempo à franquia.

Ocorre que a proposta do Mavs é muito boa e provavelmente deve ter chegado às mãos do agente de Parsons com uma observação de aceitação imediata.  (Mark Cuban, dono do time de Dallas, é um negociador muito esperto e sabe que o tempo é o principal aliado de Dallas neste negócio).

Outro fator a ser levado em conta é que o agente de Parsons é o mesmo de Howard e ele não faria nenhum negócio que pudesse prejudicar o seu principal agenciado. Logo, talvez haja alguma conversa de bastidor que ainda não foi repassada ao público.

Portanto, não se pode crucificar Parsons por sua decisão de aceitar 15M por ano de Dallas, o que resta é acreditar que 72 horas seja tempo suficiente para Lebron James tomar sua decisão e Daryl Morey conseguir fazer alguns negócios.

CONSIDERAÇÕES

Eu acredito que Parsons deva seguir vestindo a camisa #25 do Rockets nesta temporada mesmo que Chris Bosh não venha para Houston. Morey deve dar um prazo final para o staff do ala-pivô (talvez umas 12h antes do prazo final de Chandler) e caso não receba uma confirmação passe para a primeira parte do PLANO B.

Acredito que 12 horas seja tempo suficiente para Morey conseguir assinar com dois bons FA utilizando o espaço que seria dado ao Bosh. Com isso, renovaria com Parsons e ainda manteria a MLE para reforçar o banco de reservas.


Não acredito que Morey deixe Parsons ir para Dallas. O Rockets está em busca de brigar pelo título e nenhum dos substitutos mais baratos do ala é tão confiável quanto.  Agora só resta esperar. Mas pelo menos desta vez, a espera tem um prazo para “terminar”. 

Comentários