A ordem da temporada é defender




Se não foi capaz de conseguir a tão sonhada terceira estrela nesta offseason, além de perder o queridinho da torcida, Chandler Parsons, o Houston Rockets buscou melhorar uma das maiores deficiências da equipe nos últimos anos: a defesa. 


Em todo seu elenco, Kevin McHale tinha a sua disposição apenas Patrick Beverley e Dwight Howard considerados bons defensores. A deficiência, ou falta de vontade, de James Harden nesse sentido já é conhecida ao redor do mundo, com imagens metida a engraçadas que rodam as redes sociais, e até o armador do Denver Nuggets, Ty Lawson faz brincadeira com isso. Os outros dois titulares de 2013/14, Parsons e Terrence Jones, tiveram alguns problemas defensivos durante a temporada. 

O primeiro era considerado, em seu primeiro ano, um bom defensor que tinha tudo para se desenvolver ainda mais no perímetro, mas em busca de dinheiro aprimorou apenas o seu ataque e com ele no banco o Rockets cedia 5,7 pontos a menos a cada 100 posses de bola aos adversários, um péssimo número.

Jones não pode ser considerado ruim na defesa, mas ele é relativamente baixo para a posição e sofreu bastante quando enfrentou um PF All-Star como LaMarcus Aldridge. Fora isso, a Conferência Oeste é recheada de estrelas na posição, coisa que o jogador em seu segundo ano não teve condições de se destacar.

Então o problema estava lá, e não adiantava aos torcedores do Rockets apenas xingar o técnico Kevin McHale já que ele não tinha as peças disponíveis para contornar o problema. Logo, o GM, Daryl Morey, ao ver todos os seus grandes planos desabarem resolveu fornecer os limões para o treinador.

O primeiro grande ajuste foi a chegada de Trevor Ariza, um grande defensor tanto no um contra um quanto nas jogadas de pick-and-roll, o ala pode marcar o melhor jogador do perímetro do adversário colocando o “mais fraco” na direção de Harden. 

Claro que apenas essa chegada não pode ser fundamental para o crescimento do Rockets se a sua principal estrela do perímetro não resolver defender. Harden já deu várias entrevistas afirmando que deve se focar um pouco mais na defesa e foi mais ou menos o que vimos na Copa do Mundo. O barbudo foi muito bem na parte defensiva do jogo, mesmo se desligando às vezes e se posicionando para cortar passes e deixando seu adversário livre. 

Quem se lembra dele em Oklahoma pode ver que ele tem tudo para ser um bom defensor, mas sua falta de comprometimento ao virar estrela em Houston é preocupante. Uma mudança de atitude pode ser necessária para que o time tenha sucesso e atuar ao lado de Beverley e Ariza pode ajudar isso. 

Outro de quem se espera um grande upgrade é Terrence Jones. Indo para seu terceiro ano na NBA, o jovem de 22 anos tem tudo que se espera de um jogador em termos de atleticismo para se tornar um bom defensor. Ele compensa a falta de altura com uma envergadura excepcional e se trabalhar ainda mais em termos de força pode sim vir a ajudar bastante Howard na proteção do aro.

Além do quinteto titular, os jogadores que chegaram para compor a rotação da equipe podem ser considerados mais defensivos que ofensivos. Um jogo duro foi o que Morey buscou ao trazer Jefff Adrien, Joey Dorsey, Kostas Papanikolaou e até os novatos Clint Capela e Nick Johnson. Juntando isso a permanência de Francisco Garcia, que sobrevive em Houston graças a defesa sobre Kevin Durant em 2013, e Isaiah Canaan e sua força, o elenco de suporte do Rockets é duro e forte o bastante para enfrentar qualquer time.

Talvez seja por isso a razão da aposta em um arremessador veterano como Jason Terry, que pode vir a ser o arremessador do banco, caso ainda possa jogar basquete. Ele atuando com liberdade ao lado do anti-herói Troy Daniels pode fazer estragos.  

E além disso, o quinteto vai ter todo o training camp para aprender a jogar junto e desenvolver um sistema de jogo que a defesa funcione para que Harden possa comandar o ataque com a mesma velocidade dos últimos anos. 

Na temporada passada, McHale perdeu muito tempo de treinamento tentando colocar Omer Asik e Dwight Howard juntos em quadra e isso prejudicou a equipe ao longo do ano para conseguir o entrosamento ideal. Se nada der certo, pode ser realmente o fim da linha para o treinador que entra em seu último ano de contrato com o Houston Rockets.

Comentários