Defesa e Rebote: os requisitos para ser o PF titular




 Se pela offseason ficou claro que o objetivo do Houston Rockets é melhorar a defesa, após o primeiro dia do training camp isso ficou ainda mais evidente com o técnico Kevin McHale trabalhando principalmente com os ala-pivôs. 

Uma das respostas mais contundente de McHale durante o primeiro dia de treinos foi que a posição de PF está aberta para briga e os três jogadores devem lutar para merecer estar no time titular. E para isso eles devem focar em defesa e rebotes.

“Eles têm que se esforçar e pegar a posição. Está aberta para a competição. Nós precisamos de jogadores que defendam com físico e que peguem rebotes. Nós tivemos dois dos melhores reboteiros da NBA na última temporada com Omer Asik e Dwight Howard e mesmo assim ficamos na 20ª posição. O que isso diz sobre os outros jogadores? Não preciso dizer muito”, afirmou.

Essa visão de McHale é muito importante, pois ficar em 20ª em porcentagem de rebotes defensivos é muito ruim para um time que tenha Howard em seu quinteto. 

Terrence Jones teve 6.9 rebotes por jogo com 18,5% no DRB (rebotes defensivos) enquanto Donatas Motiejunas teve apenas 2.7 com 18,2% DRB. Por isso, a chegada de Jeff Adrien venha para colocar ainda mais pimenta na briga, pois ele conseguiu 25% DRB e 7.8 rebotes em sua última temporada pelo Milwaukee Bucks. Como comparação, Howard teve 27.9% de DRB.

Mesmo com esses números, o Rockets acredita no desenvolvimento de Jones e Motiejunas, já que planeja exercer a opção nos contratos de ambos para a próxima temporada, o que deve ser feito até o dia 31 de outubro. O primeiro ainda tem 22 anos e apenas 95 partidas na NBA enquanto o lituano tem 24 anos e 106 jogos.

Os dois são jovens e podem melhorar, pois precisam de bastante tempo de quadra para conseguir alcançar os grandes alas-pivôs da Conferência Oeste, como foi visível ao ver Jones sofrendo para marcar LaMarcus Aldridge nos playoffs.

Mas trabalhando na defesa e também nos rebotes, a dupla acredita que possa se desenvolver e convencer McHale, Daryl Morey e a torcida do Rockets, que o time pode ser vencedor com eles.

“Eu e TJ estamos empurrando um ao outro o mais forte que podemos. Essa é uma coisa que nós vamos continuar fazendo. Só trabalho duro pode nos fazer melhor. TJ e eu entendemos isso e estamos lutando”, afirmou D-Mo.

Já Jones se considera o titular e dono da posição e quer trabalhar bastante para manter a titularidade adquirida no começo da temporada passada e que só esteve abalada nos playoffs diante do Portland Trail Blazers.

“Eu vou agir como se fosse minha posição. Eu estive trabalhando duro todo o verão para me manter focado e manter a posição. Eu realmente não vejo como uma competição. Eu vejo como uma forma de ir ainda melhor nos treinos”, afirmou Jones.

Mas quem decide é o técnico Kevin McHale é pra ele todos têm que ser físicos e pegar rebotes. A ordem do dia é DEFESA e REBOTE. E quem se der melhor nesses dois quesitos será o escolhido.

Comentários