Josh Smith é o novo ala-pivô do Rockets





Em uma das vésperas de Natal mais animadas da história, o Houston Rockets acertou com o ala-pivô Josh Smith, dispensado pelo Detroit Piston, por um ano de contrato. 


Smith foi dispensado pelo Pistons uma temporada e meia após assinar um contrato de quatro anos no valor de 54M. O ala-pivô não se encaixou na equipe de Detroit e na impossibilidade de trocá-lo, Stan Van Gundy acabou mandando o jogador embora.

Depois de 48 horas onde apenas o Philadelphia 76ers poderia assumir o contrato restante de Smith, o jogador acabou virando FA e assinou com o Rockets por 1 ano no valor da BAE (Exceção bi-anual), que equivale a 2,07M. 

Com isso, caso a experiência de Smith como PF titular não dê certo o jogador vira agente livre irrestrito ao fim da temporada. Caso funcione, o Rockets poderá assinar um novo contrato com o ala-pivô por um valor maior e com maior duração.

Um dos fatores preponderantes para a ida de Josh para Houston é sua amizade de infância com Dwight Howard. Os dois nasceram na Geórgia e cresceram em Atlanta quando chegaram a atuar juntos no Atlanta Celtics no colégio. 



O segundo fator foi o fato de que Morey e Kevin McHale, de contrato renovado, garantiram a Josh Smith um lugar na equipe titular do Rockets, pelo menos por enquanto.

O interesse do Rockets por Josh Smith vem deste 2013 quando o time, após assinar com Howard, tentou uma sign-and-trade com o Atlanta Hawks pelo ala-pivô, mas o time da Geórgia recusou. J-Smoove resolveu então acertar a proposta feita por Joe Dumars e foi para Detroit. 

Antes do início desta temporada, Morey procurou Van Gundy para uma troca por Josh Smith, mas após se livrar de Jeremy Lin e Omer Asik, Houston ficou sem contratos para conseguir adquirir o ala-pivô sem envolver James Harden, Trevor Ariza ou Howard.

Aos 29 anos, Josh Smith está em sua 11ª temporada na NBA e tem médias de 15.4 pontos, 7.8 rebotes e dois tocos por partida. Mesmo com seus números caindo para 13.1 pontos, 7.2 rebotes e 1.7 nesta temporada. 

O aproveitamento de Smith é a grande preocupação dos torcedores de Houston. Em 2014/15 ele tem 39.1% de FG contra 45.6% na carreira, 24.3% de 3PT contra 27.8%, e 40,7% em FT contra 48.1%. Em comparação, Howard que é bastante criticado por seus lances-livres tem 57.5% na carreira.

Houston ainda procura uma troca envolvendo algum jogador do garrafão, provavelmente Joey Dorsey ou Tarik Black para evitar uma dispensa para que Josh Smith possa assinar com a equipe. 

Com isso, a possibilidade de Josh Smith estrear na sexta-feira (26) contra o Memphis Grizzlies é pequena, o mais provável é que ele estreie no dia seguinte diante do San Antonio Spurs.

Comentários