Howard na briga pelo prêmio de defensor do ano





Dwight Howard é o jogador mais bem pago do elenco do Houston Rockets e por isso é o mais criticado quando a equipe não vence seus jogos, mesmo com Josh Smith, mas é justo afirmar que o pivô não é mais tão importante assim?

Neste primeiro texto vamos analisar o impacto que Howard ainda possui para a defesa do Rockets e se ele ainda pode ser considerado para o prêmio de defensor do ano. 


Em seu “Big Number” na ESPN, Tom Haberstroh afirma que Howard pode estar na briga pelo prêmio de Defensive Player Of the Year desta temporada e apontou um número como fator preponderante para essa tese: 28,1%. 

Esse é o percentual de acerto dos adversários de Howard quando o pivô está com os seus dois pés apoiados, e comparado com outros três bons defensores vemos o quanto Dwight é importante. Tim Duncan permite 35,9%, Marc Gasol 39,5% e Roy Hibbert 44,5%. 

Outra afirmação de Haberstroh é que com Dwight Howard em quadra, o Rockets permite apenas 94,4 pontos por jogo o que tornaria a equipe a melhor defesa da NBA enquanto que quando ele fica fora o número de pontos permitidos por Houston é 101,8. Uma diferença de 7,4 pontos por jogo. 

Outra estatística que podemos destacar é a proteção ao aro. Dwight Howard tem permitido aos oponentes 43,5% de aproveitamento perto da cesta. Por exemplo: Anthony Davis, líder em tocos da NBA, permite 50% no mesmo quesito assim como Omer Asik e Andre Drummond; DeAndre Jordan 48,4%, Brook Lopez 48,1% Pau Gasol e Duncan 46,6%, DeMarcus Cousins 44,6%.

Os últimos três vencedores do DPOY também estão abaixo de Howard. Marc Gasol é o melhor deles com 50%, Tyson Chandler tem 51% e Joakim Noah com 52,3%. 

Os líderes no quesito, contando apenas os que tem pelo menos cinco tentativas contra por jogo, são Andrew Bogut com 39,5%, Serge Ibaka com 40,1% e Roy Hibbert com 41,6%.  Nosso querido Josh Smith tem 47,6% e estaria melhor que vários dos citados acima. 

Um fato interessante de notar é que Howard consegue ficar entre os cinco melhores defendendo o aro mesmo não constando nem entre os 15 com as maiores médias de tocos da NBA. Hoje ele é o 18º com 1,6. 

O Top-5 em tocos são Davis (2,9), Ibaka (2,4), Jordan (2,4), Pau Gasol (2,3) e Duncan (2,1) empatado com Bogut. 

Outro fator decisivo para a defesa são os rebotes. Neste momento, Howard ocupa a 5ª posição de média de rebotes por jogo com 11,9 atrás de Chandler (12,1), Cousins (12,2), Drummond (13,3) e Jordan (13,6).

Se formos contar apenas o percentual de rebotes por chance, Jordan segue liderando com 73%, seguido de LaMarcus Aldridge (71,2%), Drummond (69,6%), Cousins (69%) e Howard (68,9%) completando o Top-5.

Contanto que siga saudável e consiga manter ou até elevar o nível de sua defesa nos jogos do Houston Rockets podemos considerar Howard entre os candidatos a melhor defensor da temporada, principalmente se a NBA continuar premiando jogadores do garrafão como tem feito desde 1996/97. 

Se Howard conseguir o prêmio será a quarta vez dele como DPOY igualando Dikembe Mutombo e Bem Wallace como recordista de troféus nesse quesito. 


Fonte: Nba.com/stats

Comentários