J.B. Bickerstaff e a revolução defensiva do Houston Rockets





Depois da vitória contra o Boston Celtics na última sexta-feira (30), o Houston Rockets chegou a marca de 23 triunfos e nenhuma derrota na temporada quando consegue limitar o adversário a 97 pontos ou menos. O responsável por esse desempenho defensivo é o auxiliar J.B. Bickerstaff.


A dolorosa eliminação dos playoffs de 2014 com a fatídica cesta de Damian Lillard com menos de um segundo no relógio fez com que a comissão técnica tomasse uma medida: melhorar a defesa a qualquer custo. Para isso, Kevin McHale elegeu JB como o responsável para trabalhar no lado defensivo.

Hoje, com 47 jogos disputados na temporada, o Rockets possui a quarta melhor campanha da NBA com 33 vitórias e 14 derrotas. Esse desempenho acontece graças a sua defesa, além de uma temporada sensacional de James Harden.

A defesa de Houston é a segunda melhor por 100 posses com 99.1 pontos cedidos, atrás apenas do líder do Oeste, Golden State Warriors, que tem 97.4. Por jogo, o Rockets cede 98.7 pontos de média, ocupando a 12ª posição, mas vale ressaltar que a velocidade do jogo da equipe é maior, por isso outras equipes consegue ter uma média melhor. 

A agressividade é um dos pontos fortes da defesa de Houston, com os defensores buscando interceptar passes sempre que possível, o que torna o time o segundo melhor em steals com 9.8 por jogo. 

Com isso, a defesa do Rockets é a terceira que mais faz o adversário cometer turnovers com 17.2 por 100 posses. Os líderes, por incrível que pareça, são Philadelphia 76ers (17.8) e Milwaukee Bucks (17.6). Essa defesa que força turnovers ajuda o Rockets também no ataque, pois o time faz 19.1 pontos por jogo a partir de TO adversários, terceiro maior número na NBA. 

Houston também é a segunda melhor defesa contra arremessos de 3PT, limitando os adversários a 31.5%. 

Para que a defesa melhorasse não basta um bom trabalho da comissão técnica, mas o GM, Daryl Morey, também fez um grande esforço para trazer os melhores defensores disponíveis. A chegada de Trevor Ariza foi um dos pilares para essa melhora.

O ala foi contrato pelo Rockets para basicamente fazer duas funções: defesa e 3PT. Na área defensiva tem cumprido seu papel. É o sexto com mais steals por jogo com 1.9 por jogo (Harden é o quarto com duas). E no defensive win shares ocupa a 12ª posição da NBA com 2.5 vitórias (Harden é o quarto com 2.8).

Além de Ariza, o Rockets já tinha dois grandes defensores em Patrick Beverley e Dwight Howard e acrescentou Josh Smith e a máquina de roubar bolas, Corey Brewer. A evolução física de Donatas Motiejunas também foi um fator, mas o grande herói é JB. 

J.B. Bickerstaff tem 35 anos e chegou ao Houston Rockets como assistente em 2011 após quatro anos cumprindo a mesma função com o Minnesota Timberwolves, além de dois com o Charlotte Bobcats. Foi o mais jovem assistente da NBA com 25 anos em 2004/05.

Seu pai, Bernie, foi técnico principal do Seattle Supersonics (1985-90), Denver Nuggets (1994-96), Washington Wizards (1996-99) e Charlotte Bobcats (2004-07), além de um breve período interino no Los Angeles Lakers em 2012. 

JB vem crescendo em sua profissão e já é um dos principais nomes da comissão técnica do Houston Rockets, sendo até incumbido por Kevin McHale para algumas entrevistas oficiais nos intervalos dos jogos. 

Bickerstaff criou um esquema defensivo no qual Harden, considerado um péssimo defensor, fosse peça fundamental com o menor esforço. A movimentação e troca de Ariza e Beverley mantiveram o ala-armador no homem-da-bola, onde ele rende mais no perímetro. 

O auxiliar também consultou seus arquivos e entendeu como Howard era tão dominante na defesa no Orlando Magic e adaptou algumas táticas possíveis para maximizar o desempenho dele como protetor do aro. Apesar das lesões, Dwight vinha sendo um dos melhores defensores da temporada.

O técnico Kevin McHale ressaltou em diversas entrevistas a importância de JB ao esquema tático do Rockets, principalmente depois que a equipe perdeu o seu principal auxiliar, Kelvin Sampson, para a Universidade de Houston e deu como ponto de partida a derrota diante do Portland Trai Blazers.

“Ano passado no fim dos playoffs, nós sentamos e passamos por muitas coisas. Nós precisávamos ser melhores defensivamente. Tivemos que nos tornar menos vulneráveis. JB Bickerstaff tem feito um bom trabalho”, afirmou McHale.

Mesmo ganhando todo crédito dos jogadores, do dono do time, Leslie Alexander, da imprensa, além de McHale e Morey, Bickerstaff divide todos méritos com o resto da equipe.

“A maior coisa é que os jogadores compraram a ideia e estão comprometidos com esse lado da quadra. Agora você ouve os caras nos jogos apertados dizerem: ‘Nós somos um dos melhores times defensivos na NBA. Vamos conseguir um stop. Isso é o que nós fazemos”, completou JB.

Comentários