Josh Smith pode ficar mais um ano em Houston




Contra o Boston Celtics, Josh Smith completou 20 jogos pelo Houston Rockets e depois de mais uma boa apresentação pela primeira vez falou-se em uma possível renovação contratual com o ala-pivô, ainda que a Free Agency ainda esteja distante pelo menos seis meses.


Nesta semana, o jornalista Adrian Wojnarowski escreveu em sua coluna que Josh enfim conseguiu uma equipe na qual ele encaixa bem depois de sair de sua terra natal, Atlanta, em 2013. 

O fracasso de sua temporada e meia no Detroit Pistons fez com que a imagem de Smith ficasse desgastada e o jogador acabou sendo dispensado pela equipe mesmo com mais de 27M de contrato garantido. 

Ao assinar com o Rockets por apenas 2M, Smith reencontrou o seu amigo de infância Dwight Howard em uma equipe que enfim pode fazê-lo brigar pelas primeiras posições na NBA. Houston está 13-7 com Josh no time com uma sequência de quarto vitórias seguidas.  

Nesses quatro jogos, Josh Smith tem média de 14.5 pontos, seis rebotes e dois tocos por partida. No geral, o ala-pivô tem 10.9 pontos, 5.4 rebotes, 1.1 tocos e o melhor 44,3% de aproveitamento em 24 minutos por jogo. 

Sua habilidade como criador de jogada e sua defesa tem sido importante para o Rockets vindo do banco, dando uma opção diferente aos outros alas-pivô da equipe: Donatas Motiejunas e Terrence Jones. 

Caso, depois do fim da temporada, o Rockets decida que vale a pena continuar com Josh, a matemática não é tão complicada assim. Após a dispensa pelo Pistons, Smith assinou um contrato de um ano com o Rockets no valor de 2M. Com isso, ele será novamente um agente livre. 

O melhor cenário para o Rockets seria uma extensão utilizando o “non-Bird rights” que teria que começar com 120% do salário atual dele (cerca de 2,5M). Mas por que Josh aceitaria ganhar tão pouco?

Como a rescisão de contrato entre Pistons e Smith fez com que o time de Detroit “parcelasse” a dívida restante com o jogador e até 2019/20 o jogador irá receber 5,4M da equipe de Stan Van Gundy. Logo, o salário total que Josh receberia seria por volta de 7,5M (com os descontos). 

Além disso, o Rockets pode utilizar-se das várias exceções salariais para aumentar a proposta para Josh caso o ala-pivô realmente acredite que pode receber mais dinheiro na FA. A maior exceção disponível é a MLE que seria de mais ou menos 5,4M. 

O valor do jogador no mercado, hoje, é mais ou menos isso, mas um bom restante de temporada com o Rockets pode aumentar a pedida do ala-pivô. Nesse caso, Daryl Morey teria que fazer alguns sacrifícios para contar com Josh Smith, o que eu acho muito improvável.

Na minha visão, acredito que o Josh Smith permaneça mais uma temporada em Houston com um salário baixo esperando que ele continue colaborando com a equipe como o 6th man já que em 2016, o CAP das equipes deve subir bastante e ele poderá receber um novo bom contrato, longe do máximo, mas com um valor interessante.

Comentários