Na virada de ano no Brasil, Rockets vence Hornets em Houston




Enquanto o Brasil comemorava a passagem para 2015, o Houston Rockets voltou a vencer após duas derrotas seguidas, a vítima desta vez foi o Charlotte Hornets no Toyota Center por 102 a 83. 


O Hornets não contou com seu principal jogador, Al Jefferson, enquanto o Rockets seguiu sem o armador Alexey Shved e o ala-pivô Terrence Jones. 

Depois de um primeiro quarto excelente da dupla Kemba Walker e Gerald Henderson, o Hornets pareceu que poderia assustar os donos da casa vencendo por 25 a 23. Mas James Harden e companhia passaram a dominar na metade do segundo quarto para não mais perder a liderança do jogo. 

Com 15 pontos do barbudo no 3º quarto, a vitória do Rockets parecia assegurada entrando no quarto decisivo com 76 a 68. No fim, a equipe de Houston apenas apertou a defesa e alargou a vantagem para vencer por 19 pontos com 102 a 83. 

O cestinha da partida foi novamente James Harden com 36 pontos, somou ainda seis assistências, sete rebotes, dois roubos de bola e um toco. Além disso, o ala-armador bateu o seu recorde de bolas de 3PT em uma única partida com oito acertos. 

Patrick Beverley somou 14 pontos, mas novamente ficou com um aproveitamento baixo de 31% (5-16) e 33% em 3PT (4-12). Trevor Ariza somou 10 pontos, mas assim como o armador teve um aproveitamento baixo: 33% (4-12) e nos 3PT foi decepcionante com 11% (1-9). 

A dupla tem compensado sua fraca produção ofensiva com uma defesa forte e por isso sua importância pra equipe segue em alta. Ariza teve um +/- de 20 enquanto Beverley teve 9. O ala somou três roubos de bola. Ariza e Beverley arremessaram 31,8% das bolas tentadas pelo Rockets: 28 de 88, mas acertaram apenas 23% dos acertos de Houston: 9 de um total de 38. 

Dwight Howard foi pouco utilizado no ataque de Houston na última noite de 2014 e somou 11 pontos e oito rebotes, mas ao cometer seis turnovers podemos notar porque sua utilização foi pequena na partida. Como comparação, os outros quatro titulares cometeram apenas três erros somados (Beverley, Harden e Smith tiveram um cada, Ariza nenhum).

Josh Smith acertou sua primeira bola de 3PT exatamente após o relógio mudar de ano no Brasil e o que pareceu um milagre foi apenas um lampejo para outra atuação apagada do jogador no ataque. Foram apenas cinco pontos, quatro rebotes e três assistências plenamente compensadas por três tocos e três roubos de bola. 

Se na estreia contra o Memphis Grizzlies, Josh arremessou 21 vezes nos três jogos seguintes somados ele arremessou apenas 20 vezes. O ala-pivô ainda precisa de algum tempo para se adaptar ao ataque de Houston, por isso ainda é complicado julgá-lo nesse aspecto principalmente quando tem tentado poucos chutes forçados. 

Quem recebeu a bola muitas vezes e teve oportunidade de muitos arremessos vindo do banco foi Donatas Motiejunas que terminou com 12 pontos em 13 FGA com um aproveitamento de 38% (5-13). 

Com a grande utilização do lituano, Corey Brewer teve menos chutes e somou apenas cinco pontos com seus piores números em aproveitamento 25% no geral (2-8) e nos 3PT (1-4). Jason Terry também teve cinco pontos, com um aproveitamento melhor. 

Joey Dorsey completou o banco jogando por 15 minutos sem somar nenhum ponto, mas com cinco rebotes e cinco faltas. 

Com o jogo decidido, Kostas Papanikolaou, Isaiah Canaan e Nick Johnson tiveram 2:23 para mostras seus talentos e apenas o último somou pontos ao acertar a única bola de 3PT que tentou. 

Com a vitória, o Rockets agora tem 22-9 e segue na quarta posição da Conferência Oeste e volta a jogar nesta sexta-feira (02) diante do New Orleans Pelicans fora de casa. No último confronto entre as equipes, o time de Anthony Davis levou a melhor no TC por 99 a 90.

Comentários