No retorno de Terrence Jones, Rockets vence Mavericks no Toyota Center





Em mais um clássico texano, o Houston Rockets venceu o Dallas Mavericks por 99 a 94 no Toyota Center e chegou a terceira vitória consecutiva na NBA. Os destaques da partida foram os 18 pontos de Josh Smith vindo do banco e o retorno de Terrence Jones depois de 41 jogos. 


O técnico Kevin McHale não pode contar novamente com Dwight Howard com uma entorse no tornozelo e escalou Joey Dorsey como titular pela segunda vez consecutiva. Mas a boa notícia foi o retorno de Terrence Jones após uma inflamação no nervo da perna.

O Rockets começou a partida lentamente como tem costumado fazer no Toyota Center e chegou a estar atrás por 10 pontos, mas os reservas conseguiram recuperar a diferença e o primeiro quarto terminou 25 a 24 para o time de Dallas. 

No segundo quarto, os reservas de Houston continuaram a dominar os adversários e o Rockets virou a partida e chegou a abrir seis pontos e foi para o intervalo com a vantagem mínima: 54 a 53.

Depois do intervalo foi a vez de Trevor Ariza aparecer para o jogo. O ala marcou todos os seus 13 pontos nesse período e conseguiu garantir a vantagem do Rockets que foi para o quarto decisivo com três pontos na frente: 81 a 78.

O quarto decisivo começou com cinco pontos seguidos de Corey Brewer e o Rockets teve a maior vantagem na partida: oito pontos. Nos momentos de decisão, Houston manteve-se sempre uma posse de bola na frente sem dar chances para o empate (ou virada) de Dallas até os segundos finais. 

Com 20 segundos pro fim do jogo e com três pontos de liderança para Houston, James Harden tentou um jump shot e deu um airball que morreu nas mãos de Dirk Nowitzki. No contra-ataque Tyson Chandler partia para a bandeja quando o Barbudo cometeu uma falta dura. A arbitragem deu falta flagrante permitindo uma grande chance para o Mavericks. 

Com dois lances-livres e a posse de bola, Dallas poderia ganhar o jogo no último lance, mas Chandler errou ambos FTs. Com 16 segundos para o fim, Mavericks ainda tinha chance de empatar a partida, mas Monta Ellis (com 33 pontos naquele momento) tentou uma bandeja e levou um toco de Jones. 

A bola continuou com Dallas com 10 segundos para o fim, mas Chandler Parsons errou um passe para Tobias Harris e cometeu um turnover. Com a bola, Harden sofreu uma falta e acertou os dois lances-livres para garantir a vitória do Houston Rockets por 99 a 94.

O cestinha de Houston foi Josh Smith com 18 pontos, além de seis rebotes. O ala-pivô foi muito bem nos arremessos de 3PT com 80% de aproveitamento (4-5). Além disso, defendeu muito bem dando três tocos. 

James Harden terminou com 17 pontos, oito assistências e cinco rebotes em uma partida no qual foi mais facilitador que finalizador. Donatas Motiejunas foi o jogador com mais arremessos no jogo (16) e terminou com 16 pontos. Trevor Ariza terminou com 13 pontos, todos no 3º quarto. Patrick Beverley fez uma partida fraca e foi mais discreto com apenas seis pontos e 0-6 nas bolas de 3PT.

Mesmo sendo titular, Joey Dorsey foi o jogador de garrafão com menos tempo de jogo terminando zerado. Corey Brewer não foi eficiente com apenas 30% (4-13), mas foi essencial para a vitória com muita velocidade vindo do banco, terminou com 14 pontos e quatro roubos de bola. Jason Terry terminou com cinco pontos e foi realmente destaque apenas no trash talk e comemorações durante os lances-livres decisivos errados por Tyson Chandler. 

Quem merece destaque é Terrence Jones que fez sua primeira partida desde novembro. Depois de 41 jogos fora do time, o ala-pivô teve sua participação limitada a 21 minutos, mas foi importante para o time. Além dos 10 pontos e cinco rebotes, T-J deu um toco importante sobre Ellis nos segundos finais. 

Com a vitória, o Rockets chegou a 32-14 e empatou com o Portland Trail Blazers e o Los Angeles Clippers, mas manteve-se na quinta posição da Conferência Oeste pelos critérios de desempate. 

Na sexta-feira (30), o time de Houston viaja até Boston quando enfrenta o Celtics, no dia seguinte o jogo é também fora de casa contra o Detroit Pistons. 

Comentários