O Rockets não draftou Nikola Mirotic em 2011





Após a bela partida de Nikola Mirotic, do Chicago Bulls, contra o Houston Rockets, na última segunda-feira (05), muitos torcedores da equipe do Texas criticaram a opção de Daryl Morey de trocar o sérvio na noite do Draft de 2011, mas a história não foi bem assim. 


Para o Draft de 2011, o Houston Rockets tinha duas escolhas de primeira rodada (#14 e #23) e uma escolha de 2ª rodada (#38). 

Após escolher o ala-pivô de Kansas, Marcus Morris, com a sua própria escolha de #14, o Rockets ainda teria a #23 do Orlando Magic para acrescentar mais talento à sua equipe.

Essa escolha foi parar nas mãos de Houston após uma troca em que o Rockets mandou Aaron Brooks para o Phoenix Suns em troca de Goran Dragic. 

Na época, o Suns acreditava que a troca por Brooks poderia fazer com que a equipe voltasse a ser um time de playoffs e o valorizou demais dando uma escolha de primeira rodada do Magic que possuía e mais o esloveno pelo armador de Houston.

Interessado no pivô Donatas Motiejunas e com medo que o Denver Nuggets escolhesse o lituano, Morey acertou uma troca com o Minnesota Timberwolves que possuía a escolha #20. 

Houston mandou a escolhas #23 e #38, além do pivô Brad Miller e uma futura escolha de 1ª rodada de 2013 (que acabou virando Andre Robertson) pela escolha #20 e o armador Jonny Flynn.

Morey acreditava que Mirotic ainda iria demorar alguns anos para ir à NBA e o Rockets precisava urgentemente de talento, por isso acreditou que Motiejunas poderia vir antes para os EUA e contribuir mais rapidamente.

Como as trocas no dia do Draft, normalmente são oficializadas após sua realização o staff do Timberwolves selecionou Motiejunas para o Rockets, e antes de selecionar na #23 efetuou uma nova troca com o Chicago Bulls. 

O Bulls mandou a escolhas #28 e #43 para o Wolves em troca da #23 e em seguida escolheu Mirotic com a escolha originalmente do Orlando Magic. 

Na mesma noite, o Wolves estava com muita vontade de trocar jogadores e escolhas e chegou a um terceiro acordo com o Miami Heat. O time de Minnesota mandou a escolha #28 para a Flórida e recebeu a escolha #31, uma futura escolha de segunda rodada e dinheiro. Com a escolha #28, o Heat selecionou o armador Norris Cole. 

Os negócios do Wolves não tinham terminado ainda e o time realizou uma quarta troca, dessa vez com o Brooklyn Nets pela escolha #31, e recebeu uma futura escolha de 2ª rodada de 2013 (que acabou virando Lorenzo Brown).

E antes do fim do Draft, o Houston Rockets resolveu comprar de volta a escolha #38 e selecionou o ala Chandler Parsons. E por fim o Wolves selecionou Malcom Lee como #43. 

Como podemos perceber foi uma noite intensa de movimentação envolvendo várias equipes e pelas regras da NBA de oficialização das trocas fica o registro que o Rockets selecionou o sérvio Mirotic na #23, quando na verdade a escolha foi feita já pelo Bulls. 

A crítica a ser feita ao Morey no Draft de 2011 não é de ter trocado Mirotic por Motiejunas, mas sim de escolher Morris à frente de Kawhi Leonard (#15), Nikola Vucevic (#16) ou até mesmo Kenneth Faried (#22).

Por fim, Morris acabou jogando uma temporada e meia em Houston sendo trocado para o Phoenix Suns por uma escolha de segunda rodada que virou Isaiah Canaan. Flynn durou apenas meia temporada no Rockets e foi envolvido na troca que trouxe Marcus Camby do Portland Trail Blazers. 

Parsons foi titular do Rockets por três temporadas até a última offseason quando assinou com o Dallas Mavericks. E Motiejunas acabou demorando apenas um ano para ir a NBA e conquistou a vaga de titular como ala-pivô de Houston nessa temporada. 




O que cada equipe envolvida na troca levou do Draft de 2011 (em negrito os nomes envolvidos nas trocas):

Rockets: Marcus Morris (#14), Donatas Motiejunas (#20), Jonny Flynn e Chandler Parsons (#38).

Bulls: Nikola Mirotic (#23), Jimmy Butler (#30).

Heat: Norris Cole (#28).

Nets: Bojan Bogdanovic (#31), Jordan William (#36).

Timberwolves: Derrick Williams (#2), Marcus Lee (#43), Brad Miller, escolha de 1ª rodada do Rockets de 2013, escolha de 2ª rodada do Heat de 2014, escolha de 2ª rodada do Nets de 2013 e dinheiro.

Comentários