O Warriors é simplesmente muito melhor que o Rockets





Depois da derrota desta quarta-feira (21), o Houston Rockets acabou sendo “varrido” pelo Golden State Warriors em jogos da temporada regular pela primeira vez na sua história. O time de melhor campanha na NBA venceu os quatro confrontos contra o time do Texas. 


No fim das contas, o saldo de pontos do Warriors sobre o Rockets foi de 56 pontos (ou 14 pontos por jogo). A ataque do Golden State praticamente não foi incomodado com 113,8 pontos de média. 

Klay Thompson (21,5) e Stephen Curry (25,8) somaram 47,3 pontos por jogo. Além disso, a contribuição de Desmond Green (13,5) e Harrison Barnes (11,3) foram muito importantes para os triunfos. 

Do lado do Rockets, Dwight Howard foi ausência nos dois primeiros jogos, sendo substituído pelo calouro (e agora Laker) Tarik Black. Além dele, Patrick Beverley não jogou a primeira partida, e Isaiah Canaan foi o titular permitindo 34 pontos do Curry neste jogo.

James Harden teve média de 25,3 pontos, mas os seus companheiros não ajudaram tanto. Nos dois jogos que participou Howard teve 15 pontos de média. Donatas Motiejunas atuou nos quatro jogos e até contribuiu com 13 pontos por jogo, mas Trevor Ariza somou apenas 9,5 de média e Patrick Beverley 9,7. 

Turbinado pelos 20 pontos da última partida, Corey Brewer teve média de 14,5 e Josh Smith, ejetado cedo na quarta, teve 9,5 pontos por jogo. 

Há times que mesmo os bons times simplesmente não conseguem jogar contra. A “varrida” do Warriors sobre o Rockets não é uma dessas vezes. Eles não são uma equipe contra quem o Rockets não se dá bem (como por exemplo o New Orleans Pelicans) por conta do estilo e força. Ou como Houston conseguiu varrer o San Antonio Spurs na temporada passada. 

Eles são simplesmente uma equipe superior, e se o time de Houston não jogar uma partida praticamente perfeita as chances de vencer são pequenas. Golden State faz os adversários paragem pelos seus erros. 

Contra alguns times, o Rockets comete muitos turnovers e mesmo assim consegue manter o jogo disputado e algumas vezes até vencê-los, mas o Warriors não dá chances. O time é um assassino frio e calculista e só.  Contra eles não os adversários não podem permitir segundas chances (rebotes ofensivos) nem cometer erros, eles são rápidos demais e arremessam muito bem. 

Antes da partida, Harden afirmou que iria assistir ao vídeo da partida de sábado até encontrar um meio de vencer o jogo, mas o Warriors fez o ala-armador pagar pela língua. Antes do terceiro confronto ele disse: “Eles já nos venceram duas vezes. Eles não são tão bons assim. Vamos! Tudo que importa é o jogo de hoje”. E pagou. O Warriors é sim um grande time, pode até não vencer o título, mas continuará sendo um grande time.

E vão dizer que Klay Thompson fez uma defesa espetacular segurando Harden, mas a verdade é totalmente contrária. Os outros jogadores do Rockets foram simplesmente engolidos pelo Warriors. Howard sempre recebeu marcação dupla no garrafão e em uma noite péssima ou errava o arremesso ou cometia um turnover.

O espaçamento do time também não encaixa com Ariza escondido e Beverley sendo agressivo nas horas erradas. Motiejunas ainda não tem uma leitura de jogo consistente para conseguir aproveitar-se da dobra em Howard. 

Com um ataque cometendo erros e tendo problemas, Harden fica sobrecarregado. Por isso muitos acreditam que um armador capaz de criar seus próprios arremessos ainda é a peça que falta nessa equipe. O acúmulo de erros e a péssima transição defensiva fazem do Rockets uma presa fácil para o Warriors e para outros times rápidos como o Orlando Magic. 

O Rockets, para vencer o Warriors, precisa ser mais físico. Beverley tem que voltar a defender como fazia no ano passado, e não tentar acumular números no ataque para receber um bom contrato, sem a grande defesa ele não serve para Houston. 

Howard tem que deixar de ser soft, assim como Ariza tem que utilizar mais a experiência. Essa agressividade que Houston perdeu com a saída de Francisco Garcia e não ganhou com Corey Brewer nem mesmo com Josh Smith, que levou duas técnicas no mesmo lance. 

Para finalizar, o Warriors tem três dos melhores defensores de suas posições em Draymond Green, Andrew Bogut e Klay Thompson. Além de dois dos melhores atacantes em Stephen Curry e Thompson. Se isso não faz deles um grande time talvez a melhor campanha da NBA faça. 

Para o Houston Rockets é continuar a vencer os jogos e torcer para não enfrentam o Golden State Warriors nos playoffs.

Comentários