Barkley guarda mágoas e critica Rockets na TNT





Nesta terça-feira durante a transmissão de Houston Rockets e Phoenix Suns pela TNT americana, o comentarista Charles Barkley resolveu criticar Daryl Morey e as estatísticas sem uma explicação plausível, mas ela existe sim e aconteceu em 1999.


A polêmica aconteceu quando Barkley afirmou durante a partida que o Rockets é um dos piores times defensivos da NBA, ignorando totalmente todas as estatísticas desta temporada que colocam o time de Houston como um dos melhores times defensivos da liga. (Posteriormente, Barkley corrigiu dizendo que estava se referindo apenas aos times que irão aos playoffs).

Quase instantaneamente Morey escreveu em seu twitter: “A melhor parte de um jogo ao vivo na TNT é que é fácil de evitar Charles vomitando seu ácido tendencioso e mal informado disfarçado de entretenimento”. (Daryl, você tem utilizado palavras muito bonitas para xingar).

O narrador Ernie Johnson informou a Barkley que o Rockets é atualmente o quinto melhor time na defesa da NBA, mas mesmo assim o ala-pivô aposentado não deu o braço a torcer e aumentou o tom para atacar, assim como fazia em quadra. 

“Só porque você não tem boas estatísticas não significa que você é um bom time defensivamente. O Rockets não é um bom time na defesa”, afirmou. 

Se fosse uma luta eu daria esse round para o Barkley. As estatísticas não são donas da verdade, apesar de ajudar imensamente a descobrir qual a verdade, mas a observação de um jogo de alguém que entenda do esporte também tem a sua importância e ambas (estatística e observação) devem andar juntas. 

Mas Barkley resolveu partir para o knockout e perdeu um pouco de sua razão. Depois de direcionar sua raiva ao Rockets, Barkley passou a criticar todas as pessoas que trabalham e utilizam a analítica para tentar explicar o basquete (e outros esportes).

“Analítica não funciona. É só alguma bosta que pessoas realmente inteligentes criaram para poder entrar no jogo já que não tem talento para jogar”, acrescentou Barkley. “Todos esses caras que controlam essas organizações, que falam de analítica, eles têm uma coisa em comum. São um bando de caras que nunca jogaram bola, e nunca conseguiram as garotas no colégio, e eles só querem entrar no jogo”, finalizou.

Essa agressividade toda fez com que Barkley perdesse a razão, um comentarista de TV tem a obrigação de, no mínimo, respeitar as estatísticas avançadas. Não precisa dar razão total a elas, mas apenas reforçar seus comentários com ela.

Mas no fim das contas o alvo primordial de Barkley era o Rockets e Daryl Morey, então vamos focar na área em que o comentarista fala da equipe de Houston.

“Eu não estou preocupado com Daryl Morey. Ele é um desses idiotas que acreditam em analítica. Ele foi e conseguiu James Harden e Dwight Howard e você vem falar que é analítica. Então ele foi e trouxe Trevor Ariza e Josh Smith. Então antes de tudo, eu sempre acreditei que analítica é bosta. E você sabe que eu nunca citei o Rockets como um legítimo contender, porque ele não é”, continuou. 

Essa raiva contida de Barkley pelo Rockets tem uma razão de ser e para explicar temos que voltar aos tempos de jogadores de Charles e sua relação com Leslie Alexander, dono do Rockets.

Em 1996, Charles Barkley decidiu que não queria mais jogar no Phoenix Suns e pediu para a equipe do Arizona trocá-lo e mandou uma lista de times onde ele queria jogar na temporada seguinte. 

Com dois anos de contrato para cumprir, o destino do ala-pivô foi Houston, onde ele formaria o primeiro Big Three junto de Hakeem Olajuwon e Clyde Drexler. (Para saber mais sobre essa história, aqui).

Depois de duas temporadas, Clyde Drexler decidiu se aposentar e o Rockets se viu em um dilema gigantesco. Como montar um bom time para Olajuwon e Barkley?

A solução foi conseguir um acordo com Scottie Pippen, recém-saído do Chicago Bulls onde conquistou os últimos três campeonatos da NBA, mas para acertar o valor do pagamento de Pippen, Barkley teria que receber menos.

O ala-pivô então assinou um contrato de apenas 1M com a promessa de Leslie Alexander de que receberia um valor maior no contrato seguinte, em um dos maiores sacrifícios financeiros que uma estrela da NBA já fez. Com isso, o Rockets teve espaço salarial para assinar um contrato de cinco anos e 67M com Pippen e montar um novo Big Three.  

Após as confusões e a troca que mandou Pippen para Portland chegou a vez de Barkley receber o seu cheque. O contrato oferecido (e assinado pelo ala-pivô) foi de 9M por um ano. Aos 36 anos era um valor até acima do merecido por Charles, mas ele não concorda.

Já se passaram 16 anos, mas Barkley segue repetindo para quem quiser ouvir que Alexander ainda deve o dinheiro dele. A quantia esperada (e pedida) por Charles era de 14M. Mas acima do peso e com idade avançada, o ala-pivô atuou apenas 20 jogos naquela temporada e teve que abandonar a carreira por uma contusão.

Comentários