Calvin Murphy e o capacete de hockey




Além de ser o segundo maior cestinha da história do Houston Rockets e ter o seu número #23 pendurado no teto do Toyota Center, Calvin Murphy também é um dos personagens mais controversos da NBA e em 1980 ele atuou utilizando um capacete de hóquei. 


Durante a temporada 1979/80, o Rockets foi enfrentar o Washington Bullets (atual Wizards) e durante a partida, Calvin Murphy recebeu uma cotovelada muito forte e acabou indo parar no hospital com traumatismo craniano. 

Depois de três jogos de ausência por conta da lesão, Murphy foi liberado para retornar diante do New York Knicks no Madison Square Garden apenas 11 dias após o fatídico lance. Para proteger sua cabeça durante o jogo, Calvin utilizou de um capacete de hockey adaptado. 

O capacete azul era do time de hockey Houston Apollos, que disputou a CHL entre 1965 e 1969 e tinha acabado de retornar ao seu funcionamento em 1979, durando até meados de 1981. 

No jogo, o Rockets acabou derrotado por 129 a 109, mas Murphy atuou muito bem, somando 20 pontos com 9-13 nos arremessos de quadra. O armador de 32 anos afirmou que o equipamento não atrapalhou em nada seu jogo.

“Não foi difícil me adaptar ao capacete. É bem leve e a única coisa com que você deve se acostumar é com o cinto passando pelo seu queixo”, afirmou. 

Felizmente na partida seguinte Murphy atuou sem o equipamento esdruxulo e pode continuar atuando em alto nível pelo Rockets por mais três temporadas. 





* texto sugerido pelo leitor Rodrigo Lins

Comentários