Camisas Aposentadas: #23 - Calvin Murphy





Quando você olha para o teto do Toyota Center, você logo nota cinco camisas penduradas no teto do ginásio e, dependendo da sua idade, quatro nomes são facilmente reconhecíveis: Olajuwon, Drexler, Tomjanovich e Malone. Mas quem seria Murphy?

Calvin Murphy não é apenas aquele cara com terno engraçado que a gente vê em algumas transmissões de jogos do Houston Rockets. Ele foi o principal armador da equipe por longas 13 temporadas. 


Com apenas 1,75m, Murphy viu seu nome ser chamado pelo San Diego Rockets no Draft de 1970 com a 18ª escolha (na época ele foi o primeiro selecionado na 2ª rodada). Na primeira rodada, o SDR selecionou Rudy-T. 

A desconfiança sobre o armador baixinho desapareceu assim que ele começou a atuar com a camisa da equipe do Rockets. Exceto por sua altura, Murphy tinha tudo que um bom PG precisava na época: velocidade, aceleração, drible, handling e um arremesso mortal. Além disso era um marcador implacável. 

Em sua primeira temporada fez uma ótima dupla com o pivô Elvin Hayer e, mesmo sem levar a equipe aos playoffs, foi escolhido para o primeiro time de calouro da temporada, mas perdeu o título de ROY para Dave Cowens, do Boston Celtics. 

A primeira partida de Murphy em playoffs veio apenas em 1975 quando Hayes já tinha deixado a equipe e ele e Tomjanovich eram os grandes comandantes. E depois de passar pelo New York Knicks na primeira rodada foram eliminados pelo Boston Celtics na semifinal do Leste (sim, Leste). 

Em 1977, o Rockets fez a sua primeira final de conferência já com a presença imponente do jovem Moses Malone, mas acabou derrotado pelo Philadelphia 76ers de Julius Erving. Depois de mais três temporadas parando no começo dos playoffs, o Rockets enfim conquistou o título da conferência Oeste em 1981. 

Aos 32 anos, Murphy já não era o líder da equipe e Tomjanovich, nem titular. O dono do Rockets era Malone no auge aos 25 anos. Na primeira rodada, a vítima foi o Los Angeles Lakers de Magic Johnson e Kareem Abdul-Jabbar. Na semifinal, um confronto decidido em sete jogos com o San Antonio Spurs de George Gervin. Na final de conferência, o adversário foi o Kansas City Kings e o Rockets foi muito superior vencendo a série em cinco jogos. 

Na decisão contra o Boston Celtics comandado por Larry Bird, Murphy atuou apenas em quatro jogos devido a uma lesão e registrou os seus piores números daquele playoff. 

No ano seguinte, o vice-campeão não foi páreo para o Seattle Supersonics na primeira rodada do Oeste e em 1983 nem aos playoffs foi tendo uma das piores campanhas da NBA e conseguindo a primeira escolha do Draft que virou Ralph Sampson. 

Depois da final de 1981, Murphy não foi mais o mesmo, perdendo para a idade e o físico, nas duas últimas temporadas pelo Rockets foi reserva de Allen Leavell e depois da temporada 1982/83 decidiu se aposentar aos 34 anos.



Ao todo foram 1.002 partidas com a camisa #23 do Rockets, segunda maior marca da franquia atrás apenas de Hakeem Olajuwon (1.177). Murphy também é o jogador de Houston com o maior número de assistências (4.402), segundo em pontos (17.949), segundo em roubos (1.165), segundo em FG (7.247).

Murphy terminou a carreira com médias de 17.9 pontos, 4.4 assistências, 1.5 roubo e 2.1 rebotes. Sendo escolhido para o All-Star Game de 1979.

Em 1993, Calvin foi nomeado para o Hall da Fama do Basquete, e se tornou o jogador mais baixo a conseguir tal honra. 


Comentários