A busca continua...





Depois de retornar a final de conferência Oeste, o Houston Rockets terminou a sua melhor campanha desde 1997 com uma derrota por 4 a 1 diante do Golden State Warriors, mas a equipe pode ficar animada com o futuro próximo. 


A temporada viu a consolidação de James Harden como um dos melhores jogadores da NBA, brigando voto a voto pelo título de MVP, mas acabou derrotado pelo algoz da pós-temporada, Stephen Curry. Mesmo assim, o ala-armador pode enfim ser considerado um franchise player capaz de levar sua equipe longe. 

Nos playoffs foi bastante criticado e a última impressão que fica são os infinitos turnovers no jogo cinco da final do Oeste. Mas seus números foram bons e se não fosse por ele o Rockets não teria chegado onde chegou. Falta ainda comandar a equipe dentro de quadra e dosar quando ter a bola e quando não, mas ficou bastante prejudicado pela falta de outro jogador de perímetro confiável com a bola não mãos. 

A ressureição de Dwight Howard nos playoffs também é uma boa. O pivô foi o jogador mais consistente da equipe nos jogos eliminatórios mesmo mostrando um desequilíbrio em momentos chaves. Sua condição física ainda é o maior problema para o futuro de Houston.

Trevor Ariza se encaixou muito bem no esquema defensivo da equipe, apesar de não ter um bom aproveitamento no ataque, teve uma contribuição inestimável para o time. 

As lesões novamente tiraram Patrick Beverley dos momentos decisivos e agora que ele é agente livre, mesmo restrito, não se tem tanta certeza que o armador continuará no lado vermelho do Texas. Jason Terry foi importante durante a temporada, mas não conseguiu segurar o rojão de ser titular e jogar tantos minutos devido a sua idade. Pablo Prigioni não conseguiu mostrar muita coisa. 

Donatas Motiejunas fez uma temporada excelente e deu esperanças aos torcedores do Rockets, mas a lesão nas costas que tirou dos playoffs pode se complicar. O lituano forçou bastante seu físico durante a pré-temporada disputando a Copa do Mundo e a Summer League, o que acarretou na sua evolução técnica, mas prejudicou seu corpo.

Terrence Jones começou voando a temporada, mas uma misteriosa lesão no nervo da perna estancou o crescimento de seu basquete. Nos playoffs acabou perdendo a posição e terminou como a grande interrogação dos próximos anos.

Josh Smith é o x-factor. Um jogador tão inconstante quando o Incrível Hulk. Tem dias que ele pode ser considerado uma estrela da liga, tem dias que ele merece ser dispensado por uma fortuna. Chegou a Houston sem muitas expectativas, começou mal, mas depois encontrou o seu lugar. Foi importante nas duas primeiras séries contra Dallas Mavericks e Los Angeles Clippers. Contra o Warriors não foi tão impactante.

Corey Brewer também é muito imprevisível. Tem dias que ele consegue furar as defesas com seus contra-ataques como se fosse uma bala, tem dias que erra bandejas fáceis e se enche de faltas. Muito importante na temporada regular, não apareceu para a final do Oeste.

Clint Capela ganhou espaço com a lesão de D-Mo e ultrapassou Dorsey nos playoffs mostrando um potencial gigantesco que muitos não tinham visto no suíço durante a temporada regular. Aos 20 anos, deu um show de enterradas e tocos contra jogadores muito mais experientes. Pode virar um bom pivô. Já Joey Dorsey foi uma decepção desde o começo, chegou lesionado, perdeu a pré-temporada e quando apareceu não defendeu nem atacou e ainda errou muitos lances-livres.

Kostas Papanikolaou perdeu bastante espaço com a chegada de Brewer e com uma lesão no tornozelo, mas enquanto teve minutos significativos mostrou que pode ser útil ao time mesmo sem um bom aproveitamento nos arremessos. Se Houston tivesse tempo e paciência poderia fazê-lo contribuir mais. O outro calouro Nick Johnson começou o seu desenvolvimento, mais ou menos como Canaan no ano passado, com mais tempo na D-League que na NBA. Mostrou velocidade e muita vontade na defesa, mas ainda é cedo pra dizer qualquer coisa a mais.

KJ McDaniels chegou depois de boas partidas pelo Philadelphia 76ers, mas não mostrou quase nada em Houston. Pelo preço que foi pago (Isaiah Canaan e uma escolha de segunda rodada), seria um erro do Daryl Morey deixa-lo sair na offseason.

Melhores médias

- Temporada Regular
                Pontos: James Harden (27,4), Dwight Howard (15,8) e Trevor Ariza (12,8)
                Rebotes: Dwight Howard (10,5), Terrence Jones (6,7) e Josh Smith (6,0)
                Assistências: James Harden (7,0), Patrick Beverley (3,4) e Pablo Prigioni (2,8)
                Roubos de bola: James Harden (1,9), Trevor Ariza (1,9) e Patrick Beverley (1,1)
                Tocos: Terrence Jones (1,8), Dwight Howard (1,3) e Josh Smith (1,2)

- Playoffs
                Pontos: James Harden (27,2), Dwight Howard (16,4) e Josh Smith (13,5)
                Rebotes: Dwight Howard (14,0), Trevor Ariza (6,4) e James Harden (5,7)
                Assistências: James Harden (7,5), Jason Terry (2,8) e Josh Smith (2,7)
                Roubos: Trevor Ariza (1,8), James Harden (1,6) e Dwight Howard (1,4)
                Tocos: Dwight Howard (2,3), Josh Smith (1,0) e Terrence Jones (0,7)


Quem pode sair?

Agentes Livres Irrestritos: Jason Terry, Corey Brewer e Josh Smith
Agentes Livres Restritos: Patrick Beverley e KJ McDaniels
Team Option: Kostas Papanikolaou
Contrato Não Garantido: Pablo Prigioni

               

Comentários