Muito equiíbrio nas semifinais do Oeste





Após cinco dias de espera, o Los Angeles Clippers é o adversário do Houston Rockets nas semifinais da conferência Oeste, que começam já nesta segunda-feira. O time da dupla Chris Paul e Blake Griffin passou pelo San Antonio Spurs em sete jogos.


Se por um lado, Kevin McHale não precisará se preocupar com as táticas de “Hack” utilizadas pelo técnico Gregg Popovich, vai ter que montar um esquema capaz de parar o armador de Los Angeles, que mesmo com uma lesão na coxa foi decisivo no Staples Center.

Com Jason Terry e Pablo Prigioni na armação, a marcação de Paul deve ser passada para Trevor Ariza, que normalmente marca o jogador mais perigoso do perímetro adversário como foi contra o Dallas Mavericks com Monta Ellis. O que deve abrir espaço para os arremessos de JJ Redick e Matt Barnes. Ou seja, o coberto é pequeno demais para a defesa de Houston.

Dwight Howard e Terrence Jones devem ter muito trabalho para segurar o garrafão do Clippers. Se o pivô marcar Blake Griffin, o segundo não tem porte físico para ganhar rebotes sobre DeAndre Jordan. Será mais um dilema enfrentado por McHale. 

O grande triunfo pode ser a utilização de Josh Smith para marcar Blake e também no ataque onde ele pode tirar o ala-pivô de sua zona de conforto, que é o garrafão. Além disso, com um trio capaz de ameaçar no ataque, Houston deverá forçar uma maior utilização de Glen Davis, que apesar de ter jogado bem contra o Spurs ainda é uma incógnita ainda maior que Josh.

Por outro lado, marcar James Harden é uma tarefa ingrata para Los Angeles ainda mais se a situação física de Paul for mais séria que o esperado. O armador deverá se resguardar na defesa, e isso pode ser ruim já que ele é um dos melhores defensores da NBA no perímetro.

Nesta temporada, o confronto ficou empatado por 2 a 2 com o Clippers vencendo as duas primeiras e o Rockets dando o troco no fim da temporada. 

No primeiro jogo, uma vitória tranquila de Los Angeles mesmo no Toyota Center, mas Houston jogou sem três titulares: Patrick Beverley, Jones e Howard. Além disso, o armador ‘titular’ na noite, Isaiah Canaan, saiu machucado. Griffin foi o nome do jogo com 30 pontos. No segundo jogo, ainda sem o garrafão titular, o Rockets conseguiu dar trabalho ao Clippers sem Griffin por três quartos, mas não resistiu ao último período e perdeu por 15 pontos na Califórnia. 

No terceiro jogo, Griffin e Howard desfalcaram as duas equipes e o Rockets conseguiu virar o jogo no último quarto com um bom jogo de Harden e também do reserva Corey Brewer. 

No último encontro, a partida foi definida na última bola com uma grande defesa de Ariza sobre Paul e o Rockets venceu por dois pontos depois de ter mais de dez de vantagem no último quarto. Howard novamente não atuou, enquanto o Clippers teve o desfalque de Jamal Crawford.

Como se viu, Howard não enfrentou o Clippers nesta temporada, mas se retrocedermos para 2013/14, o pivô viu o Rockets ser varrido pelo adversário na regular com quatro vitórias tranquilas. 

Na história, o Rockets enfrentou o Clippers em playoffs apenas uma vez. Em 1993, o time de Houston, segundo do Oeste, precisou de cinco jogos na primeira rodada para mandar os adversários de volta à Califórnia.

Comentários