A situação contratual de Montrezl Harrell





As análises após o Draft consideravam a escolha do ala-pivô Montrezl Harrell pelo Houston Rockets na posição #32 como um dos grandes steals, mas a situação da equipe do Texas para assinar com o jogador não é tão fácil assim.



Após renovar com a maioria de seus agentes livres, com exceção de Josh Smith, e conseguir uma troca para adquirir o armador Ty Lawson, o espaço salarial do Rockets ficou bastante restrito diminuindo o valor a ser oferecido para Harrell.

Em uma situação normal, o ala-pivô receberia um contrato parecido com os jogadores que saíram perto dele no Draft como por exemplo o #33 Jordan Mickey (5M/4) e o #36 Rakeem Christmas (4,3M/4), mas com a situação atual de Houston o time não chegaria nem perto disso.

Com a possibilidade de assinar com Jason Terry, Chuck Hayes e Christian Wood, algum dos negócios já acertados pela equipe, mas ainda não oficializados caso ofereça um valor considerável para Harrell, utilizando a MLE, o Rockets vai ficar perto do hard cap. Por isso, o máximo possível para Houston seria 665m no primeiro ano.

Assinar com Harrell por um valor acima disso limitaria o Rockets em conseguir trocar futuras recebendo jogadores com salários, além de impossibilitar a assinatura de contratos de 10 dias caso o time precise.

O cenário mais provável então seria Harrell assinar um contrato de um ou dois anos pelo mínimo de calouro, mas nesse caso a possibilidade do ala-pivô não aceitar o segundo ano no contrato é gigantesca e no lugar disso assinaria apenas por 1 ano e viraria agente livre restrito em 2016, mais ou menos como ocorreu com KJ McDaniels em seu negócio com o Philadelphia 76ers.

Mas no caso de KJ, ele sabia que teria minutos importantes jogando em um dos piores times da NBA e com isso conseguiria atrair a atenção de outros times tanto que conseguiu assinar com o Rockets por 10M/3. Já Harrell deve ser mandado para a D-League e, portanto, não poderá demonstrar seu talento na NBA para arriscar uma free agency.

A importância para o Rockets em conseguir assinar com Harrell pelo mínimo é vital para manter a flexibilidade do elenco para o restante da temporada, além de poupar um pouco o bolso do dono Leslie Alexander, já que Houston está entre os times no nível de pagar taxas.

Caso o ala-pivô assine pelo mínimo, o Rockets poderá até completar o seu elenco de 20 jogadores comum nas pré-temporadas, além de ficar atento a possíveis trocas que possam surgir no decorrer da temporada.

Comentários