Jeff Bzdelik irá comandar a defesa do Rockets


Um dos pontos mais comemorados pelos torcedores do Houston Rockets foi a confirmação da contratação de dois assistentes técnicos com vocações defensivas para trabalhar juntamente com Mike D’Antoni e seu ataque de velocidade. Jeff Bzdelik e Roy Rogers são conhecidos por toda NBA por sua capacidade de montar boas defesas.
Em entrevista para o jornalista da ESPN, Calvin Watkins, Bzdelik demonstrou é sua filosofia defensiva e acredita que pode trazer mais comprometimento nesse lado para o time do Rockets.
“Nós temos jogadores competitivos que querem vencer. Se você olhar para os dez últimos campeões, nove deles terminaram entre as dez melhores defesas e ataques. Então eles sabem que tem que se comprometer nos dois lados da quadra. Quando os jogadores estão confortáveis ofensivamente e se sentirem muito bem, isso alimenta a energia defensiva de um modo positivo”, analisou.
Em seguida, voltou a citar o comprometimento como um dos principais pilares de uma boa defesa, além de acrescentar a transição defensiva, que foi um dos grandes problemas do Rockets na última temporada tanto sob comando de Kevin McHale quanto JB Bickerstaff.
“Todos os cinco jogadores têm que estar comprometidos. É preciso de cinco jogadores para conseguir uma ‘parada’. O objetivo é ter times que jogam duro, contestem arremessos fora e dentro do garrafão. Para fazer isso, você tem que ter uma ótima transição defensiva, pois não podemos ser time que só correm para o ataque. Tirar cestas fáceis para que eles não façam bandejas quadra-a-quadra, não consigam bandejas a partir de um ou dois passes. Eles têm que dar mais que dois passes e movimentar a bola de um lado para o outro, e os jogadores claramente tem que conhecer o esquema e os jogadores serem responsabilizados, para que nós sejamos responsáveis por todos eles”, explicou.
Bzdelik aproveitou para elogiar o pivô Clint Capela, que mostrou ter muito potencial para ser um dos pontos altos da defesa do Rockets nos próximos anos. “Clint tem uma chance de ser realmente especial, porque ele joga com muita energia. Ele é leve sobre os pés, parece ser inteligente e pode defender várias posições”.
Perguntado sobre a defesa de James Harden, Bzdelik acredita que pode fazer com que ele comece a defender melhor. E ressaltou que tudo passa pela vontade do jogador.
“Ele pode defender, como todos podem quando eles querem, e então isso volta para o que falei de todos comprometidos e tem que haver confiança. Você pode ser egoísta na defesa assim como no ataque, não estando onde deveria estar para ajudar os seus companheiros ou se comunicar”, afirmou.
Reforçando o que foi dito por Leslie Alexander e Mike D’Antoni na entrevista coletiva de apresentação da nova comissão técnica, Bzdelik ressaltou que todos estão unidos pelo mesmo estilo de jogo e isso pode facilitar seu trabalho.
 “Primeiramente, todos estão alinhados como nós vamos jogar. Eu gosto de jogar desse jeito. Mike é brilhante para falar: ‘Houston tem vencido e eles têm um jogador excelente e outros bons jogadores’. Todos estão comprometidos e isso é uma boa coisa, então essa é uma grande oportunidade”, afirmou.

Jeff Bzdelik tem 44 anos e foi assistente do Memphis Grizzlies nas duas últimas temporadas. Além disso, tem experiência como técnico principal pelo Denver Nuggets entre 2002 e 2005. Começou na NBA em 1988 quando foi contratado pelo técnico do Washington Bullets, Wes Unseld, onde ficou até a demissão dele em 1994. Entre 1995 e 2001 foi assistente de Pat Riley no Miami Heat antes de rumar para o Colorado.

Comentários