Morey explica escolhas do Rockets após fim da temporada



O general manager do Houston Rockets, Daryl Morey, participou do podcast do jornalista do The Vertical, Adrian Wojnarowski, e comentou a contratação de Mike D’Antoni e de todo processo de recrutamento, inclusive porque Jeff Van Gundy não chegou a ser entrevistado e o papel de James Harden e Leslie Alexander na escolha.

Morey aproveitou e explicou porque o processo de contratação do técnico foi tão demorado. Com muitas entrevistas e pesquisa. Demonstrando que em cada conversa, o GM aprende um pouco.



“Nós tivemos um ano difícil, então foi muita coisa para aprender. É um processo que nós gostamos de fazer para ser mais completo. Quando contratamos Kevin McHale, que fez um grande trabalho para a gente, nós tivemos um longo processo e decidimos fazer isso novamente. Não só aprendemos dos candidatos como também ajuda a clarificar o que procuramos em um técnico”.

Quando o Rockets foi derrotado pelo Warriors, Morey deu uma entrevista afirmando que buscaria um técnico com a mentalidade defensiva, mas acabou acertando com D’Antoni, o que poderia parecer uma incoerência, mas o GM aproveitou para esclarecer essa situação.

“A temporada acabou e eu fui perguntado sobre a procura por um novo técnico. Eu disse que qualquer técnico que contratemos temos que melhorar nossa defesa. E isso ainda é verdade. Eu acho que as pessoas leram isso e disseram: ‘Ok, eles vão contratar alguém que tende pesadamente para esse lado’. Mas não foi o que eu quis dizer. Primeiramente, nós queremos o melhor técnico”, afirmou.

Por outro lado, ele analisa a transição dos técnicos de Houston sob seu trabalho e acredita que contratando pessoas com filosofias parecidas acelera a adaptação da equipe citando Rick Adelman e Kevin McHale. Além disso, Morey defende o trabalho de D’Antoni defensivamente.

“Franquias regularmente cometem erros. Eles irão contratar exatamente o oposto do que foi o último técnico. Nós tivemos sucesso fazendo uma transição leve de Adelman para McHale e agora, eu espero, para D’Antoni. Eles tendem um pouco para o ataque, mas Adelman e McHale eram fortes técnicos defensivos e as pessoas rotulam Mike incorretamente como fraco defensivamente. Eles pegam os times de Phoenix e olham cruamente para os pontos cedidos e não levam em conta a velocidade”.

Assim como a entrevista de Leslie Alexander, Morey aproveitou para citar positivamente a contratação dos assistentes Jeff Bzdelik e Roy Rogers para a comissão técnica.

“Então nós trouxemos o Jeff Bzdelik, que teve a terceira melhor defesa em Memphis há dois anos. Estudou sob Pat Riley, foi um técnico, foi assistente, tem muita experiência e é alguém que D’Antoni aprecia nesse lado do jogo assim como Roy Rogers. Ele sentiu que é uma boa equipe que ele está montando assim como estamos completando o staff. Vamos ver onde vai dar”

Jeff Van Gundy

Querido pelos torcedores e, para muitos jornalistas, favorito para assumir o Rockets, o comentarista da ESPN, Jeff Van Gundy, nem chegou a ser entrevistado para o emprego. Morey explicou para Woj, que o perfil do técnico não era exatamente o que Houston estava buscando no momento.


“Van Gundy é um grande técnico. Nós somos amigos. Jogamos tênis juntos de vez em quando. Quando ele voltar a treinar, será uma situação que o time vai ganhar um grande treinador. Primeiramente, no começo do processo, eu falei com o agente dele e nós acreditamos que faira sentido que, se a gente se reunisse, seria mais tarde na seleção. Nós queríamos falar com muitos candidatos. Um perfil que estávamos procurando (e quase contratamos) era um treinador ascendente como Stephen Silas e James Borrego. Assim que o processo foi andando, nós optamos por uma transição mais amena, alguém construído para nosso elenco agora. Com James Harden em seu ápice, nós não temos tempo para retroceder. Nós temos que usar a free agency e trocas como nossa principal ferramenta para melhorar o time. Nesse ponto, quando clarificamos o que estávamos procurando, eu falei para o Jeff que o perfil dele não estava onde nós queríamos. Eu tenho muito respeito por ele para chamar para uma entrevista se as chances dele não fossem grande”.

Leslie Alexander e James Harden participaram do processo
O ala-armador James Harden, reportadamente iria participar da escolha do novo treinador de Houston e Morey aproveitou para detalhar a participação do jogador, bem como a preferência dele por um técnico mais experiente.

“Primeiro, ele estava procurando por experiência. Eu estava tentando convencê-lo a optar pelos ascendentes. Ele estava aberto para isso. Ele estava aberto para qualquer escolha que fizéssemos. A relação com Harden, Yao Ming, Tracy McGrady, Clyde Drexler, Hakeem Olajuwon, Mr. Alexander dá o tom. Nós temos uma forte relação com nossas estrelas. É uma relação colaborativa. Estrelas conduzem nossa habilidade de vencer campeonatos nessa liga. É natural que eles tenham forte relações com a diretoria e o dono. Isso tem funcionado bem com a gente e no limite da free agency, que os jogadores sabem dessas fortes relações, logo você será mais próximo da administração. Isso é porque Leslie está sempre sentado com eles. É um diálogo. Ele quer vencer. Eu não o culpo. Ele esta no auge. Ele queria mais experiência. D’Antoni é alguém que trabalho com ele no passado. Há um nível de conforto para James e Mike".

Muito foi falado que o proprietário do Rockets, Leslie Alexander, foi essencial para a contratação de D’Antoni e que essa decisão poderia enfraquecer o papel de Morey na franquia. O GM aproveita para elogiar o seu chefe e comentar seu papel no negócio.

“Alexander é extremamente envolvido em tudo. Sempre foi e sempre vai ser. É a coisa certa. Se você tem um dono inteligente e comprometido, você quer ele envolvido. É um erro não ter o dono envolvido. O dono tem o mesmo incentivo que os torcedores. Nós vemos treinadores e GMs que hipotecam o futuro para que possam ganhar em sua gestão, mas o proprietário tem que pensar a longo prazo. Essa é uma voz importante. Com poucas exceções, talvez dois ou três na liga, qualquer proprietário que diga que está envolvido, está mentindo. Eles pagam milhões para sua franquia. Eles vão estar envolvidos. A noção de que eles não estão envolvidos, é loucura”.

Comentários