Rockets seleciona dois pivôs no Draft de 2016



Assim como no ano passado, o Houston Rockets teve uma participação discreta na Draft da NBA e não se envolveu em nenhuma troca, restringindo-se a utilizar as suas escolhas para selecionar novos jogadores. Com duas escolhas de segunda rodada, Daryl Morey draftou os pivôs Chinanu Onuaku e Zhou Qi nas posições #37 e #43, respectivamente.

Após o Draft, o Rockets também foi atrás dos jogadores que não foram selecionados entre as 60 escolhas disponíveis e acertou a contratação do armador Gary Payton II, do ala-armador Isaiah Taylor e do ala-pivô Kyle Wiltjer.


Os três jogadores devem assinar um vínculo de três anos com uma team option para o terceiro ano. Provavelmente o trio deve ter alguma parte não garantida em seus acordos. A tendência é que eles apareçam na Summer League com a camisa do Rockets, assim como Onuaku.



Chinanu Onuaku

Onuaku tem 19 anos, 2.08m (6-10) e disputou as duas temporadas da NCAA por Louisville, sendo inclusive companheiro de Montrezl Harrell no ano passado.  

O site Draft Express listou como grandes qualidades de Onuaku o seu perfil físico, sua habilidade como reboteiro, sua defesa no garrafão e seu potencial em ser útil em rotações na NBA. Por outro lado, seus pontos fracos listados foram: limitação ofensiva, disciplina defensiva e consistência.

Além disso, Onuaku tem um estilo peculiar de cobrar lances-livres. Após sugestão do técnico Rick Pitino, o pivô passou a arremessar no estilo ‘lavadeira’ e conseguiu subir o seu aproveitamento para 59%, mas ainda é longe de um número confiável.

O pivô de 19 anos também passou por uma pequena intervenção cirúrgica em seu coração antes do Draft. Mas segundo Morey, vários médicos foram consultados e o jogador está livre para atuar normalmente sem qualquer possível sequela ou limitação.

Em sua entrevista após o Draft, Morey descreveu as qualidades de Onuaku que foram essenciais para que o Rockets o escolhesse.

“Ótimo potencial. Já é forte na defesa, rebotes, tocos. Ele pode se mover de acordo com o jogo atual da NBA, de um lado para outro na quadra. No ataque, ele é um jogador que tem um percentual muito alto de acerto, é um cara que pode passar a bola, que foi o que D’Antoni achou bastante interessante nele. Nós estamos excitados em contar com ele. Jovem e com grande potencial”, explicou.


Zhou Qi

Com a escolha #43 foi a vez do Rockets olhar novamente para o grande mercado chinês e selecionar o pivô Zhou Qi. A seleção faz sentido já que Houston tem focado suas atenções para a próxima free agency e Qi deve continuar mais uma temporada na China.

Com 2.18m e apenas 99kg, o pivô ainda é muito magro para conseguir competir com qualidade na NBA, mas segundo Morey tem um potencial muito grande para se desenvolver.

“Zhou Qi tem o maior potencial para desenvolver que qualquer um no Draft. Ele é habilodoso e tem um QI de basquete muito alto. Ele pode arremessar, pegar rebotes e dar tocos. Muito móvel para seu tamanho. Quando ele for para a NBA, irá ter a segunda ou terceira maior envergadura da liga”, analisou.

Antes da entrar na coletiva, Morey conversou com Qi, utilizando-se de Yao Ming como interprete. O GM não quis confirmar se o chinês virá para a NBA ainda esse ano ou irá desenvolver mais na China. O certo é que ele ainda não tem o físico necessário para ser útil ao Rockets.


“Ele é muito magro atualmente, na realidade bem similar ao corpo de Tyson Chandler quando ele chegou a NBA. Não estou comparando eles como jogador. Eles são diferentes. Mas muitos jogadores chegam magros e se desenvolvem com o tempo. Não é raro. Ele tem um perfil magro agora e assim que ficar mais ele irá mudar”, explicou.

Comentários