Harden renova por mais quatro temporada com o Rockets


Durante a coletiva de imprensa para apresentação de Eric Gordon e Ryan Anderson, o Houston Rockets surpreendeu a todos e acertou a extensão contratual do ala-armador James Harden até a temporada 2019/20.



De acordo com uma exceção no último CBA, uma equipe pode reestruturar um contrato existente em seus dois últimos anos adicionando mais dois anos ao vínculo. Foi exatamente o que o Rockets fez com Harden.

O jogador tinha mais dois anos de contrato em um total de 34,5M, mas o novo acordo agora prevê 118M nos próximos quatro anos. Dando para Harden cerca de 83,5M a mais (sendo um aumento de 20,4M nos dois anos já existentes).

A iniciativa foi vista com bons olhos, pois garante Harden por pelo menos uma temporada a mais (2018/19) com a camisa de Houston, já que o último ano do novo vínculo é um “player option”, ou seja, o jogador pode optar por sair do contrato, assim como aconteceu com o pivô Dwight Howard nesta temporada.

A permanência de Harden pode ser importante para demonstrar aos outros jogadores o compromisso do jogador com a franquia, e isso pode ser determinante na busca por mais reforços para Houston em um futuro próximo. Além de acabar com qualquer especulação que o jogador queira deixar o Rockets.

O general maranger, Daryl Morey, confirmou a intenção do Rockets de contruir uma equipe ao redor de Harden aproveitando as potencialidades de um dos melhores jogadores da NBA. “Nós estamos construindo um novo elenco ao redor de Harden”, afirmou.

Com a extensão contratual, o Rockets gastou o restante de seu espaço salarial, mas o acordo não impede a renovação do ala-pivô Donatas Motiejunas, que ainda é agente livre restrito e ainda não aceitou a oferta de nenhuma outra equipe, e do pivô Nenê.


Por outro lado, há pouco espaço disponível para novos jogadores, ficando a sua maioria restrita a contratos pelo valor mínimo, o que pode significar que o ala italiano Alessandro Gentile ficará mais uma temporada na Europa.

Comentários