A apresentação que quase convenceu Iguodala



O ala Andre Iguodala ficou muito perto de assinar com o Houston Rockets nesta offseason. Após várias conversas frustradas com o Golden State Warriors, o jogador decidiu que era hora de entrar de vez na agência livre e resolveu agendar encontros com pelo menos oito equipes.



Após uma conversa rápida com o Los Angeles Lakers por telefone e receber uma oferta de 20 milhões por um ano, foi a vez de Iggy se encontrar com o San Antonio Spurs e apesar de não ter muito dinheiro a oferecer, o time do Texas balançou o jogador. O terceiro “encontro” foi com o Sacramento Kings e um punhado de dinheiro que bateriam exatamente com o pedido pelo jogador.

Tudo isso ocorreu na madrugada do primeiro dia de agência livre, e na manhã seguinte, sem se comprometer com ninguém era a vez de Iguodala se encontrar com o Rockets, que o jornalista Chris Haynes, da ESPN, reportou da seguinte maneira:

1º de Julho, 11h

O Rockets chegou uma hora adiantado no hotel para o encontro das 12h. Com isso, o agente de Iguodala, Brandon Rosenthal, ligou pra Daryl Morey para confirmar se não houve um mal entendido. Não havia. Eles apenas estavam prontos.

Quando chegou a hora, se juntaram a Morey, o dono Les Alexander, o GM assistente Gersson Rosas, o técnico Mike D’Antoni e o executivo Tad Brown. O foco foi como adicionando Iguodala, o Rockets poderia vencer o Warriors em sete jogos.

O encontro também foi centrado em como o jogador poderia poupar dinheiro (Residentes do Texas não pagam impostos estaduais) e o custo de vida relativamente mais barato em Houston. (California tem a mais alta taxa estadual dos EUA).

D’Antoni discutiu o novo jeito de jogar basquete na NBA e a sua visão de acelerar o ritmo no ataque. Ele também enfatizou melhorar defensivamente, destacando um temível quarteto formado por Chris Paul, Eric Gordon, Trevor Ariza e Iguodala com possíveis trocas de marcações para cobrir os ataques mais potentes da liga.

Iguodala estava impressionado, fontes afirmam, mas o que realmente pegou sua atenção foi o que aconteceu depois. O telefone de Morey começou a tocar e, surpreendentemente, ele atendeu. Era James Harden, que não sabia que era hora do encontro e ligou por um assunto diverso.

Harden pediu desculpas para Morey por interromper. “Está bem. Eu sempre atenderei você”, afirmou Morey.
O ala-armador então pediu pra Morey passar pro Iguodala. Harden não tentou recrutá-lo, mas expressou seu arrependimento por intervir e desejou boa sorte para ele com todo o processo antes de desligar.

Os dois lados continuaram com o encontro até que Chris Paul entrasse na suíte e tomasse conta da apresentação, muitas fontes afirmaram. Iguodala e Rosenthal ficaram atônitos.

Paul, que tinha apenas quatro dias de Rockets, entusiasmou-se sobre a proximidade do time e a transparência da organização por 20 minutos. Ele revelou que a abertura da franquia era algo inédito pra ele na NBA. Iguodala estava cativado.

O Rockets não tinha espaço salarial, tudo que estava disponível era a MLE. Eles ofereceram 32 milhões por quatro anos. Mas Morey, um mestre em espaço salarial, começou a anotar na mesa várias possibilidades de sign-and-trade como se fosse um cientista louco, fontes afirmaram. Era entendimento que essa era a única rota para convencer Iguodala.

O encontro durou quase duas horas e foi classificado como “a melhor apresentação de recrutamento da história”, de acordo com alguém do camp de Iguodala.

Depois do encontro, fontes disseram que Iguodala cancelou todos os futuros encontros com Sixers, Clippers, Timberwolves e Jazz e começou a investigar as possibilidades de uma sign-and-trade.

O Rockets saiu sem um comprometimento, mas havia um sentimento forte que ele estava propenso a escolher Houston.

A conclusão

Após o encontro, Iguodala decidiu dar mais uma chance para o Warriors e encontrou com o GM Bob Meyers e o técnico Steve Kerr. A ideia do jogador era ouvir os valores pedidos (48M por três anos) ou dizer tchau.

O Warriors ofereceu 45 milhões por três anos, todos garantidos, mas não houve acordo. Pouco tempo depois, Iguodala reuniu seu grupo e praticamente decidiu assinar com o Rockets, mas antes quis dar uma última ligada para Meyers, antes de comunicar os outros interessados.

Por fim, o Warriors resolveu aumentar a proposta para o valor pedido pelo jogador e Iguodala continuou em Oakland. 

Comentários